quinta-feira, maio 31, 2007

Nas bocas do Mundo!









Eles estão hoje nas bocas do Mundo. Anderson por 25 milhões e Nani por 25,5 milhões de euros apresentam-se no próximo início de época em Manchester ao lado de Cristiano Ronaldo.

Deixa a tua opinião:

- O preço pelos dois é justo?
- Era possível dizer que não?
- Quem terá mais sucesso?

quarta-feira, maio 30, 2007

Influências empresariais_1

Não é de hoje as fortes ligações entre Brasil e Portugal no que diz respeito à constante viagem de jogadores brasileiros de nível altíssimo para Portugal (Ricardo Gomes, Valdo, Ricardo Rocha, Aloísio, Silas) são alguns exemplos. Mas, durante um largo período, essas referências desapareceram tendo, inclusivamente, deixado de se ligar o nome de Portugal como destino dos craques brasileiros sedentos de vir para a Europa. Ontem vi os pré-convocados por Dunga para a Copa América e constatei que muitos desses nomes já se encontraram veiculados a um grande em Portugal (a negro) ou, até, já pertenceram (ou pertencem) a um clube português.

Guarda-redes: Diego (Atlético Mineiro), Doni (AS Roma) e Helton (F.C. Porto);
Defesas: Cicinho (Real Madrid), Daniel Alves (Sevilha), Gilberto (Hertha Berim), Kleber (Santos), Maicon (Inter Milão), Marcelo (Real Madrid), Alex Silva (São Paulo), Alex (PSV), Edu Dracena (Fenerbahçe), Juan (Bayer Leverkusen), Naldo (Werder Bremen) e Thiago Silva (Fluminense);
Médios: Fernando (Bordéus), Edmílson (Barcelona), Anderson (F.C. Porto), Diego (Werder Bremen), Elano (Shakhtar Donetsk), Gilberto Silva (Arsenal), Josué (São Paulo), Lincoln (Schalke 04), Mineiro (Hertha Berlin), Morais (Vasco da Gama) e Zé Roberto (Santos);
Avançados: Júlio Batista (Arsenal), Afonso Alves (Heerenveen), Carlos Eduardo (Grémio), Fred (Lyon), (CSKA Moscovo), Rafael Sobis (Bétis), Robinho (Real Madrid) e Vagner Love (CSKA).

Assim, estes jogadores já estiveram de alguma forma aos clubes portugueses abaixo indicados:

Helton, Thiago Silva, Mineiro, Anderson e Diego com o Porto.

Gilberto, Juan, Fred, Jô, Robinho e Vagner Love com o Benfica.

Lincoln, Afonso Alves e Edu Dracena com o Sporting.

Resta-me esclarecer uma dúvida com que fiquei: estarão os clubes portugueses bem atentos ao mercado brasileiro mas com pouca capacidade negocial ou tudo não passa de influências dos empresários dos referidos jogadores de forma a colocá-los apressadamente na Europa?


terça-feira, maio 29, 2007

Três pontos para Platini

"Peço aos grandes clubes que dissolvam o seu grupo elitista (G-18) e retirem as queixas nos tribunais."

É com esta frase que dou três pontos a Platini, seria bom para a Europa do futebol acabar com este grupo, puramente elitista e de interesses unicamente financeiros. As decisões da UEFA devem passar pela sede da UEFA e não por reuniões de capitalistas que apenas preservam os interesses dos clubes mais ricos da Europa.

domingo, maio 27, 2007

Revelações_3

1º - Miguel Veloso. Não tem físico de médio centro. À primeira vista, é um jogador pesado e com pouca mobilidade. Se olharmos com mais atenção, é um jogador que prima pela técnica e pela qualidade de passe. Ocupou com rigor as posições de central e médio centro. Inclusivamente, levantou-se a dúvida em qual renderia mais. As lacunas do plantel deram-lhe o lugar a meio campo onde, mesmo assim, levou tempo a afirmar-se em definitivo. Terá na próxima época o desafio de se impôr definitivamente e provar a fama que, por exemplo, Rui Costa já levou dele para Itália.




2º - Kazmierczak. Tem pouca fisionamia de médio centro. É demasiado alto, diríamos que se assemelha mais a um defesa central ou a um avançado. O que é verdade é que Kaz apresenta excelente capacidade para colocar a bola a longa distância e dispõe de um poderoso pontapé de meia distância. Foi o melhor jogador do Boavista durante a época, fica a dúvida se alguém em Portugal comprará o seu passe, seria bom mantê-lo no nosso campeonato.



3º - Dady. Ainda há quem duvide do seu real valor o que se compreende dada a velocidade supersónica da carreira do antigo jogador do Odivelas que há cerca de 3 anos trabalhava na construção civil. Dady revelou-se como um avançado poderoso, ideal para situações de contra-ataque mas onde o jogo de cabeça também parece interessante. Será Dady capaz de manter o nível presenteado na segunda volta da Liga durante a próxima época? As responsabilidades acrescem, veremos se o cabo verdiano justifica a fama.

Desilusões_4

1º - Rui Costa. Quando jogou não se pode dizer que Rui Costa tenha deixado ficar mal o seu nome. Mas claro que as expectativas benfiquistas perante o regresso do seu nº 10 favorito exigiam mais nas suas prestações. Até começou bem a marcar na eliminatória da Liga dos Campeões mas as sucessivas lesões impediram-no de ser constante ao longo da época. Sempre que voltou a equipa teve que se readaptar a ele e já se sabe que isso leva tempo. Não é que tenha jogado mal, a questão é que jogou pouco tempo e a fasquia que se lhe exigia era muito alta. Terá segunda oportunidade para o ano mas as condições físicas serão ainda mais precárias.



2º - Carlos Martins. Não eram só os adeptos sportinguistas que o esperavam, também ele era o especto da esperança em arrancar a melhor época da sua vida. Houve, inclusivamente, uma altura em que se pensou num substituto para Deco e o único nome em cima da mesa era o seu (Moutinho e Viana também o podem fazer mas são outras características). Num meio campo onde a concorrência nunca foi demasiado forte, partia-se do princípio que Carlos Martins encaixaria de forma quase perfeita naquele losango. Acabou o ano esquecido, sem ser convocado por opção durante 2 meses. Terá espaço no Sporting de Paulo Bento?



3º - Nuno Gomes. Ver Nuno Gomes com 29 anos e pensar nele quando tinha 21 anos e um potencial incrível faz-nos pensar que o avançado não evoluíu na sua carreira. Se sempre lutou contra as críticas de pouco batalhador com inteligência a jogar de costas para a baliza. Ainda para mais, Nuno Gomes sempre marcou golos e encontrou aí forma de contornar os críticos. Mas este ano a época foi demasiado má: 6 golos no ano inteiro, o fim dos 90 sobre 90 minutos apenas pela falta de produtividade e não por cansaço e até a adaptação a uma nova posição, nas costas dos dois avançados mais rápidos e móveis que ele próprio. Perdeu crédito na Luz, para o ano terá que fazer muito melhor.

Taça_2

Paulo Bento e Liedson, principalmente eles, bem mereciam um troféu este ano pelo seu desempenho. Aqui fica a justa homenagem aos vencedores da taça:



Num jogo feio, feio, das mais fracas finais da Taça de Portugal dos últimos anos, o Sporting voltou a ganhar um título, quase 5 anos depois do último.

sexta-feira, maio 25, 2007

Conselho de "Amigo" !!


Ao que parece e de acordo com os diversos jornais desportivos, Benfica e AEK Atenas terão já chegado a um principio de acordo para a transferência de Beto para o clube greco.
Um principio de acordo que prevê inclusivé o pagamento de um valor (nao divulgado) por parte do AEK !! Por mais irrisório que possa ser esse valor, é a meu ver um excelente negócio para o Benfica! Nao sei se terá sido Luis Filipe Vieira ou Jose Veiga o obreiro deste fantastico negócio, mas a quem quer tenha sido, desde já "tiro o meu chapéu"! Assim como dá vontade de agredir a quem o contratou (tenha sido tb LFV ou Veiga) !
Sempre pensei que o Benfica teria de pagar para Beto sair.
É portanto neste cenário que aqui venho deixar o meu concelho de "amigo" ao Eng. Fernando Santos: como se sabe no proximo domingo, Benfica e AEK Atenas vao se defrontar num jogo particular a realizar nos EUA. O meu concelho (ou se calhar um pedido) a Fernando Santos passa por não pôr Beto a jogar! E porque perguntam voces?! Simplesmente porque jogando e vendo ali de tao perto ao vivo e a cores, o risco de os responsáveis do AEK verem que Beto é tao mau, mas tao mau, tao fraco, que por certo irao desistir do negócio!!
Nao arrisque Sr. Engenheiro!! Deixe o Beto na bancada!! De preferencia acompanhado! Nao vá o homem cair, lesionar-se e o negócio vai por agua abaixo!

quinta-feira, maio 24, 2007

Blog da semana_15

Numa altura em que o FC Porto revalidou o título de campeão nacional, é apenas natural que o blog da semana seja entregue a quem mais ama esse clube e lhe dedique tempo, com qualidade.

Aqui fica o blog da semana, com pronúncia e tudo. Está bem organizado, é participativo, revela as cores à partida e, por isso, não deve ser condenado pela postura demasiado azulada.



Continuação de bom trabalho!



http://www.bibo-porto-carago.blogspot.com/

Etiquetas:


quarta-feira, maio 23, 2007

A nossa Seleccao


Os campeonatos europeus na sua grande maioria ja terminaram (Portugal, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Bélgica, Grécia, Escócia) e as (poucas) atenções viram-se agora para os jogos das selecções.

É um calendário um pouco esquisito, este o definido pela FIFA, em que se chega ao final de uma época extramemente desgastante e ainda têm que se jogar jogos decisivos para o apuramento do Campeonato da Europa. Jogadores de rastos, enúmeras lesões, o que obriga os seleccionadores (sobretudo os de paises mais pequenos) a recorrer a jogadores que raramente sao primeiras escolhas.

Portugal é um excelente exemplo. Scolari, privado dos lesionados Simao, Nuno Gomes, Ricardo Carvalho e do lesionado Cristiano Ronaldo, viu-se obrigado a efectuar novas escolhas. Mas às vezes há males que vêm por bem!! Falo da tao esperada chamada de Joao Tomás!!

Finalmente!!! Que jeito nos taria dado em jogos quer do campeonato do mundo que ja do apuramento para este mesmo campeonato da europa.

Quando toda a gente esperava que depois da saida para o Qatar, Joao Tomás fosse definitivamente carta fora do baralho, Scolari surpreendeu tudo e tudos. Que agradavel surpresa! Mesmo contando com um Hugo Almeida em boa forma, sou da opiniao que J.Tomás sera muito util.

Duda foi outra enorme surpresa. Nunca havia jogado pela seleção principal, esteve algum tempo lesionado e nao é titular do Sevilha. Talvez seja um bom suplente para Nani e Quaresma que contra a Bélgica certamente serao os titulares.

Também as chamadas de Bruno Alves e de Bosingwa tiveram alguma efeito surpresa. Ambos tiveram uma boa época, mas as posições que ocupam sao posiçoes em que Portugal esta muito bem servido. Sobretudo na lateral direita onde Miguel e Paulo Ferreira sao a garantia de qualidade.

Nos centrais e com Ricardo Carvalho de fora o "campeao alemao" Fernando Meira regressa à titularidade, existindo sempre Caneira como excelente opcao.

Nota: numa convocatoria de surpresas, tenho pena de nao ver Jose Pedro (Belenenses) na convocatoria.


terça-feira, maio 22, 2007

Equipa do ano_3

G-R: Ricardo

D-D: Bosingwa

D-C: Pepe

D-C: Polga

D-E: Rodrigo Alvim

M-C: João Moutinho

M-C: Kazmierczak

A-D: Quaresma

A-E: Simão

P.L: Adriano

P.L: Liedson



Banco: Helton, Nivaldo, Tello, Petit, José Pedro, Miccoli, Dady.

domingo, maio 20, 2007

CAMPEÕES 2006/2007

Com ou sem justiça (compete-nos a nós aqui julgar), esta é a nova equipa campeã nacional, época 2006/2007. Aqui fica a homenagem do CONTROVÉRSIAS aos seus jogadores e equipa técnica.


Aqui fica a foto da festa azul e branca.














Em breve, a análise a todo o campeonato.

Como seria?_1

Ficou na sexta-feira decidido que o União Leiria-Sporting não merece repetição. Não sem quem tem razão, nem vi esse jogo, nem estou muito por dentro da polémica...mas a verdade é que para o que quero demonstrar nem interessa perceber do assunto. Vamos aos pontos que considero importantes:
- E se a decisão relativamente ao Leiria-Sporting fosse mesmo para repetir o jogo? Era este o melhor momento para dizê-lo à opinião publica? Como reagiriam dirigentes dos clubes que lutam por objectivos semelhantes: Porto, Benfica e Paços Ferreira?
- Porquê tanto tempo para decidir algo que apenas merece interpretação jurídica?
- Se há Conselhos de Arbitragem e de Justiça na Liga que reúnem todas as semanas porque é que estes assuntos não são debatidos na assembleia imediatamente a seguir ao ocorrido e a resolução sai, no máximo, na reunião da semana posterior?
- Se a decisão de sumaríssimos, e afins dependem de critérios definidos no início do ano qual o porquê de tanta celeuma no que diz respeito a estes casos? Se o ano passado havia sumaríssimos todas as semanas porque é que este ano parece que só houve um durante o ano inteiro?

Conclusão:
Nada muda no futebol português. Quem não se lembra do célebre vermelho a Caniggia, repetição do jogo já com o campeonato terminado e posterior anulação do mesmo pelo facto do Sporting ter recorrido ao tribunal civil. O poder vive de influências que circundam o mundodo futebol e as decisões acabam sempre por serem tomadas em função, não do correcto, mas de pressões externas.

Para mais tarde recordar..._11

"O Benfica não participará na Taça da Liga."
Luis Filipe Vieira

quinta-feira, maio 17, 2007

UEFA_4


Que final esta! Duas equipas espanholas (uma vez mais o poderio espanhol a vir ao de cima) e muita emoção fizeram parte desta final imprópria para cardíacos!
Penso que não se poderia dizer que o Sevilha era favorito. Talvez pela melhor qualidade dos seus jogadores (patenteada na classificação da Liga Espanholas) e pela experiência adquirida na época passada, se pudesse pensar que os andaluzes partiam em vantagem, mas não creio que fosse assim. Tanto que, até à expulsão de Moisés (num erro infantil), o Espanhol foi melhor. Mais objectivo no ataque, mais seguro na defesa.
As duas equipas, que até começaram com um 11 não muito defensivo, a jogar num claro 4x4x2, vieram do descanso com outra filosofia e ambição: Juande Ramos lançou Jesus Navas para abrir o seu futebol ofensivo (veio a ser decisivo no golo de Kanouté) enquanto que Valverde (bom treinador!) trocou Rufete por Pandiani, passando Luis Garcia para a direita. Eram dois 4x4x2 super ofensivos que se encontravam em campo! Até que Moisés comete aquele erro (quase) fatal, o Espanhol fecha-se, "perde" o capitão Tamudo por "opção forçada" e vê o Sevilha passar a um 3x5x2 com Navas e Puerta bem abertos e Renato a deambular por todo o ataque (diria que foi decisivo o seu posicionamento).
Fisicamente, o Espanhol ressentiu-se, perdeu quem poderia levar a bola para a frente (De La Peña), Riera e Luis Garcia já não podiam chegar-se a Pandiani tais os constantes raides de Daniel Alves e Puerta pelas alas e o Sevilha dominou o jogo até ao final.
Já no prolongamento, depois de chegar ao golo por Kanouté, o Sevilha dispôs de 3 situações claras para fazer o 3-1 e, como quem não mata morre, Jonatás decidiu lançar uma bomba sem hipóteses para Palop (que se vingaria dele nos penalties).
Vitória do Sevilha pode-se dizer que justa mas onde o sabor amargo da derrota não ficou bem a uma equipa valente como a do Espanhol.

Nota: Costumamos criticar os comentadores de futebol, desta vez tenho a dizer que a minha opinião que hoje aqui publico é quase similar à visão de António Tadeia: Riera, o homem do jogo até ao momento dos penalties onde Palop levantou sozinho a taça.

quarta-feira, maio 16, 2007

Votações_4

Bom, parece que a malta aqui do blog não tem dúvidas: Liedson será o melhor marcador (18 votos em 21!), que Aves e Setúbal não continuarão na Superliga (50% votos) sendo que o Aves tem mais hipóteses de manutenção que o Setúbal porque a 2º dupla mais votada foi Setúbal e Beira Mar com 12 votos em 32.
Por fim, e talvez surpreendentemente, o Sporting será, segundo a votação online aqui no blog, o próximo campeão nacional! 50% dos votos foram para a equipa leonina (16 em 32).
Todos aguardamos por domingo para confirmar (ou desmentir) as maiorias.

Nota: a votação do "jogo mais intenso do mundo" continuará activa, tal a massiva participação que regista até hoje.

Humor_55


Nélson, lateral do Benfica, comparando o seu desempenho na época passada com a presente:

"Pelas minhas contas, este ano fiz mais assistências do que o ano passado."


Bom, diria que ele este ano contou com as assistências que fez para os adversários!

terça-feira, maio 15, 2007

Bloggers!

Sei que esta notícia é totalmente desactualizada mas também só hoje tive acesso a ela! Na eleição de melhor blog do ano pelo site www.sportugal.pt o Controvérsias do Futebol obteve um voto (hei, o 2º classificado teve direito a 2 votos!) sendo que esse voto veio de alguém que nos acompanha há algum tempo (apesar de comentar pouco agora), que é o valente do http://blogdovalente.blogspot.com.
Penso que não há que agradecer, o voto foi de livre vontade mas é sempre bom saber que nos levam em boa consideração e é um ânimo mais para continuar a (tentar) trabalhar todos os dias neste projecto de quase 3 anos.
Valente, que também o teu projecto de jornalista continue pelo bom caminho!

Nota: o blog do Valente já é um dos nossos favoritos há muito tempo, passem por lá para conhecê-lo melhor.

Abraços,
Kramer

http://www.sportugal.pt/noticia.php?categoriaID=17&noticiaID=14319

segunda-feira, maio 14, 2007

Superliga_89

Semana de emoções fortes para quem acompanhou os jogos a par e passo. E para a semana será igual porque esta jornada pouco ou nada decidiu. Resolvido ficou apenas que a Académica, mesmo perdendo, mantém-se na Superliga. Por outro lado, ajudou a clarificar a situação na frente da tabela apesar do Porto ter perdido 2 pontos. Uma vitória caseira frente ao Aves dar-lhe-á o campeonato mas com tanto esforço quase que era castigo não vencê-lo. Isto perante um Sporting que tem aparecido muito forte na recta final da Liga e onde Liedson e Moutinho se destacam em larga escala mas onde Polga e Tello têm agradado pela positiva. O embate frente a Belenenses é perigoso dado o bom momento que atravessa a equipa de Jorge Jesus. Também aí se discute quem será o melhor marcador, sendo que Adriano tem também uma palavra a dizer. Quem voltou a morrer na praia foi Simão que, uma vez mais esteve na luta até final e deixou fugir o título. E quando não há Simão, há Miccoli. Só assim o Benfica tem fugido à penumbra dos maus resultados e tem sido o italiano a dar alguma cor às exibições encarnadas.
Na luta pela Europa, Braga e Belenenses continuam taco a taco passando agora a vantagem para o lado da equipa bracarense graças à deslocação dificil do Belém. Na cauda da tabela, curiosa de ver a reacção do Setúbal na visita a Naval onde a vitória é obrigatória sendo que o Beira Mar pode pensar em apenas empatar em casa já que o Aves dificilmente pontuará no Dragão.
Chega de contas, esperemos por Domingo!!

Equipa da semana: Braga
Jogador da semana: Liedson, prepara-se para ganhar uma vez mais o título de rei dos marcadores.
Golo da semana: Wender
Treinador da semana: Jorge Costa, vitória importantíssima no Bessa!
Positivo da semana: dúvidas até à última jornada em todas as frentes!
Negativo da semana: Não ter jogos ao domingo às 4 da tarde, apenas por interesses televisivos, é decepcionante.
Triste da semana: Jesualdo Ferreira, pode até ser campeão mas o Porto sofreu a bom sofrer e não faz sentido depois de 9 pontos de avanço sobre o Sporting, necessitar de empatar fora com o Paços Ferreira onde esteve a perder durante 55 minutos...

Mais um Titulo No Futsal!!


O Benfica conquistou este domingo a Taça de Portugal, pela terceira vez no seu historial, ao derrotar na final o Sp. Braga, por 2-1, no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia, confirmando assim o seu favoritismo no jogo do tudo ou nada.

O jogo da final era à partida um jogo para vencer tranquilamente. O grande passo havia sido dado nas meias finais, quando humilhou o Sporting, vencendo por esmagadores 5-0 !!!

Festival!! Uma vez mais e nos jogos em que uma vitoria era determinante, foi o Benfica a vencer. Passo a explicar: no jogo da Supertaça, obviamente é determinante vencer. Foi somente nos penaltys, mas aconteceu! Foi o Benfica que ficou com o titulo!! Para o campeonato, disputando-se nos moldes em que disputa, isto é, numa fase regular mas em que só nos play-off é que se decide o titulo, o Sporting venceu os 2 jogos. Mas o que é que isso decidiu??! Nada!! Zero!! Nao ganhou nenhum titulo e para além disso acabou em 3º lugar! Nao foi portanto determinante para nada! Agora na Taça, uma vez mais este confronto era decisivo! Tendo em conta os outros semi-finalistas, sabia-se à partida que quem vencesse o confronto entre os 2, venceria a Taça de Portugal! Este era novamente decisivo!! Quem venceu??? Pois claro! Sport Lisboa e Benfica!

Ah e o Sporting também venceu na Taça Intercontinental! Contou para alguma coisa?? Deu algum titulo?? Pois! Bem me parecia que nao!

Etiquetas:


domingo, maio 13, 2007

Um simples abrir de olhos...

O mundo do futebol é realmente maleável, ou seja, as coisas podem mudar de figura num abrir e fechar de olhos. Durante toda a época, no país de nuestros hermanos, viveu-se um clima de tensão/guerra em Madrid com Capello, inclusivamente, a "receber" a carta de despedimento com validade de 4 meses (não há quem desminta que sairá em Junho) enquanto que Rijkaard, na outra ponta do país, viveu num clima de paz, pouca contestação e um contrato praticamente intocável. Chegados a esta fase da época, e após a humilhação do Barça frente ao Getafe, verificamos que a diferença entre uma e outra equipa, no que diz respeito a resultados práticos, é mínima: 2 pontos de diferença na Liga, participação na Liga dos Campeões a acabar muito cedo (oitavos de final) e taça do Rei perdida de forma inglória (Real com Bétis e Barça com Getafe).
E porquê tanta diferença entre ambos? A instabilidade directiva em Madrid foi decisiva para essa diferença, é certo. O facto do Barça ter ganho títulos nos últimos anos e o Real não, também pesa (e muito) na diferença de ambientes. Mas não será injusto penalizar um Real Madrid que joga melhor fora do que em casa e que talvez pela pressão caseira tenha mais dificuldades em jogar? Onde Van Nistelrooy é já o melhor marcador do campeonato (a par de Kanouté) e continua a receber críticas? E, afinal de contas, qual dos gigantes tem sido melhor este ano? Barcelona ou Real Madrid? Ou será que o Sevilha é quem merece o título?

Na minha óptica, o Barcelona será o campeão mas, por variadas razões (principalmente pela contestação a um técnico que se encontra nos 5 melhores do Mundo), espero que o título calhe este ano ao Real Madrid...

quinta-feira, maio 10, 2007

Vitória, Vitória!


É, numa opinião muito pessoal, o maior fenómeno do futebol português. O Benfica pode ter o record de adeptos e serem 6,8 ou 10 milhões em todo o Mundo; O Porto pode ter a equipa com maior força de vontade, possuír aqueles que trabalham mais em prol da equipa e com isso ser quem conquista mais títulos; O Sporting pode ter os adeptos mais apaixonados e com maior capacidade de sofrimento; A Académica pode-se orgulhar dos seus estudantes a acompanharem nos momentos mais delicados. Mas ninguém tem os adeptos que o Vitória de Guimarães se pode orgulhar de ter. No passado fim de semana, 27 mil espectadores praticamente encheram o estádio numa vitória histórica frente ao Portimonense por 6 bolas a 0. Claro que para isso muito contribuíu Manuel Cajuda, um técnico que, por si só, também merece um post (em breve tê-lo-á), mas a maior força do Vitória está mesmo nos seus adeptos. A média de espectadores do Guimarães na Liga de Honra é superior, por exemplo, à do seu vizinho Braga e à do Belenenses e Boavista juntos! Que me perdoem os adeptos do Rio Ave, também eles fieis ao seu emblema, mas o povo vimaranense merece, como ninguém, o regresso à Superliga.

Atenção, não deveremos esquecer que a paixão levada aos extremos chega a ser doença. E várias foram as vezes que os adeptos vimaranenses nos entristeceram com as suas atitudes menos bonitas e os confrontos, principalmente com adeptos boavisteiros, bracarenses e portistas, foram maus capítulos de uma história que, é acima de tudo, uma história de amor e dedicação.

terça-feira, maio 08, 2007

The Special One - Desta vez não ganhou!


Era um momento à muito esperado. Mourinho não foi campeão!! Pela primeira vez desde que é treinador de um clube que luta para o titulo e no qual começou a época como treinador, Mourinho falhou o titulo.
Os abutres andavam a rondar desejantes de assistir a este momento para assim poderem esbugalhar de cima a baixo o "the special one"!
Controverso, frontal, horgulhoso, mas também polémico e especialista nos mind games, Mourinho foi "conquistando" dia a dia "queridos inimigos" em todos os quadrantes do universo do futebol. Treinadores adversários (sobretudo Benitez e Wenger - nem considero aqui os Jaimes Pachecos e os Manuel Josés ) jogadores adversários, jornalistas, adeptos, foram apenas alguns dos quadrantes que estavam sequiosos de sangue! Parecia o momento da verdade! Assistir ao fracasso de Mourinho e ver como reagia!
Em Portugal, após a saída do FC Porto, Mourinho ganhou finalmente algum consenso. No Porto será sempre aplaudido. Há uma divida de gratidão enorme por tudo o que lá ganhou e nisso os adeptos do Porto não sao ingratos (uma vez mais falo no geral). No Benfica ficou aquela gostinho de agua na boca por Mourinho lá ter passado, alias, lá ter começado e só ter saido num dos maiores erros da historia do clube, por intermédio de Manuel Vilarinho (outros terão sido a saída de Joao Pinto - cá está os adeptos sáo injustos nos assobios ao nosso antigo campeao - e de Deco), e no Sporting (que me perdoem, mas foram tao burrinho quando lhe taparam a entrada em Alvalade!) já o aceitam uma vez que já nao treina nenhum dos outros grandes. Mas em Inglaterra e inveja é muita!! Um portuga que chega a um país tao grande, que entra com uma postura de forte personalidade ( a tirada do the special one é fabulosa!) e que tem um impacto tao grande e que no fundo foi por em causa o poder instituido de Fergusson e Wenger, acabou por ter repercussões jamais esperadas.
Ao longo de 2 anos andaram a engolir em seco. Agora este ano têm finalmente a sua oportunidade. Mas começam a ficar desesperados! Isto porque Mourinho está a dar lhe uma bofetada de luva branca! Todos esperavam que Mourinho fizesse escandalos e perdesse a postura. Errado! Já amanha o Chelsea receberá em Stamford Bridge e Mourinho já prometeu a Guarda de Honra para os campeões. Não esperavam uma destas!
Desportivamente, esta terá sido contudo uma das melhores épocas do Chelsea! Por mais contraditorio que possa parecer essa é a realidade! O poder mudou, e isso teve implicaçoes brutais no plantel.
Ao contrario de anos anteriores, Mourinho nao teve grande voto nas contrataçoes. Conseguiu que viesse Asley Cole.Frank Arnesen tomou as redeas do futebol e com a total conivencia de Abramovich, trouxe o flop Boularouhz e o proprio Abramovich impigiu o amigo Shevchenko. Ballack e Kalou nao tendo sido indicados por Mourinho foram os unicos a ter o seu aval. Entraram 3 jogadores, mas sairam Crespo, Duff, Gallas, Huth, Scott Parker, Jarosik, Del Horno, Glen Jonhsson. Muita saida para tao pouca entrada. Terá por certo sido uma decisão pensada mas as enúmeras lesoes, sobretudo no sector defensivo (Hilário fez uns 10 jogos!!) deram cabo de tudo. Perder durante tanto tempo Cehc, Terry, Joe Cole, Robben e a espaços Ricardo Carvalho, Ballack e Shevchenko foi um duro golpe.
Terá sido a época em que jogaram um futebol mais defensivo, mais pobre, mais lento, mais preso. Mas nao era facil fazer melhor! Foi quase como Danoninho! Por um bocadinho assim poderiam ter ficado na historia e vencer tudo!
Já devem ter reparado: sou um grande fã de Mourinho!

Etiquetas:


segunda-feira, maio 07, 2007

O Fenómeno Derlei


Começo por dizer (para que se perceba melhor depois o que vou dizer) que sou sócio do Benfica. Dito isto, falemos então do caso Derlei.
Derlei chegou ao Benfica vindo do Dínamo de Moscovo, clube para o qual se transferiu após ter ganho tudo o que havia para ganhar no FC Porto. À semelhança de Maniche, Costinha e Seitaridis, Derlei foi para a Rússia em busca de muito dinheiro num curto espaço de tempo. No FC Porto era figura de proa e um jogador absolutamente fabuloso, de uma entrega fantástica (era muita vez o primeiro defesa do Porto, tal era a pressão que colocava nos defesas adversários) e que marcou muitos golos decisivos.
Na Rússia, à semelhança dos seus ex-companheiros não vingou. Foi desejado em Alvalade, mas as 3 partes (Sporting, Dínamo de Moscovo e Derlei) nunca chegaram a acordo e no mercado de Inverno, o Benfica aproveitando a divida que o Dínamo de Moscovo tem para com os encarnados ((800 Mil Euros resultantes dos direitos de formação de Maniche) acabou por acordar o empréstimo até ao final da época.
Ainda nem tinha assinado e logo muitas vozes se levantaram colocando em causa a vinda e o valor do jogador! Ainda nem tinha jogado! Isto para um jogador que pouco ou nada tinha a provar! A grande questão é que Derlei tinha por assim dizer, um “cadastro”: jogou no FC Porto!!!
É um facto que na sua estreia Derlei não foi feliz e acabou expulso no jogo contra o Boavista após ter atingido com a mão um jogador axadrezado. Teve o seu quê de rigoro mas ate aceito a expulsão. Se já estava marcado pelos adeptos, ainda mais o ficou após esse jogo. Dai em diante a margem de manobra de Derlei ficou reduzida a pouco mais de zero. Jogo a jogo ao mínimo erro , Derlei começou a ser assobiado. Jogo os assobios elevaram de tom. Exigia-se e exige-se a Derlei que faça milagres!
Neste jogo com a Naval, deu-se o expoente máximo do ridículo! Não vi pela TV, mas ouvi pela rádio. Vergonhoso!! Mas vergonho mesmo!! A certa altura os locutores dizem: “incrível o que se está a assistir! Vamos inclusive ficar em silêncio para que os srs. ouvintes possam ouvir o que se está a passar!” Era praticamente o estádio todo a assobiar de forma frenética Derlei aquando da sua substituição! Mais parecia um assobio de ódio! Adversário algum foi alvo de tamanha humilhação!! O ridículo atingia o auge quando vendo que a bola iria parar aos pés de Derlei, logo os sócio / adeptos do Benfica começavam a assobiar! Mesmo que o fazia bem (como o lance do primeiro golo) era alvo de assobios / apupos!! Não há jogador que aguente tamanha pressão e depois tenha a confiança para fazer bem as coisas!
Sempre o disse e mantenho: Os sócios / adeptos do Benfica são uma vergonha!! Falo de forma geral. Claro que há excepções. Mas generalizando são uma vergonha! Intimidam mais os seus próprios jogadores do que os jogadores adversários! Quando o Benfica está empatado ou a perder são os primeiros a assobiar / apupar! Não dão apoio confiança nos momentos em que a equipa mais precisa. Quando se está a ganhar é fácil! Vergonhosos!
Além disso têm pouca capacidade de “encaixe”! Isto é, têm dificuldade em lidar / aceitar alguém que jogou e teve sucesso nos grandes rivais e que depois vêm vestir a camisola encarnada. Assim de repente , pensando em jogadores que tivessem vestido a camisola de Porto ou Sporting e que tenham tido sucesso e sido aceites pelo universo benfiquista, só me lembro de Simão Sabrosa!! Todos os outros foram engolidos (parece que comeram um sapo!) mas logo trucidados pelos adeptos após meia dúzia de jogos (as vezes nem tanto!). Nós últimos anos, recordo-me de Zahovic, Drulovic, Peixe, João Manuel Pinto, Marco Ferreira, Marinho, Argel. Uns melhores que outros é certo. Mas todos eles foram trucidados !! Margem de manobra = zero!Derlei é mais um que vai sair com o rotulo de fraco. A meu ver?? Injusto!!! Muito injusto! Derlei é um grande jogador, veio de uma lesão prolongada, que tenta entrar numa equipa já formada e que tem tido uma postura e um profissionalismo exemplar! O Benfica é um cemitério para alguns jogadores! Está pior que o Real Madrid! É muito difícil atingir o sucesso quando se tem adeptos assim! “Matam” um jogador e condicionam toda a equipa!! Será que não percebem isso!!? Condicionam porque a equipa apercebendo-se que um companheiro está a ser trucidado, acabar por ou evitar passar a bola a esse jogador para que ele não seja ainda mais humilhado ou então faz o oposto, jogando e procurando insistentemente esse jogador na tentativa de o mesmo brilhar (sobretudo marcando um golo.
Nota: poderia referir também exemplos de treinadores que passaram pelos rivais e que também na Luz passaram um mau bocado e com margem zero. Recordo me por exemplo de Manuel José, Tomislav Ivic, Artur José e Fernando Santos. Mas penso que treinadores são uma situação diferente. Por norma os treinadores tem pouca margem de manobra e a empatia com os adeptos é algo dificil de entender. Veja se o caso de Camacho!

quarta-feira, maio 02, 2007

Liga dos Campeões_14

Se há 2 meses alguém dissesse que a final da Champions seria entre o Liverpool e o Milan, dir-se-ia que as probabilidades de tal acontecer eram mínimas...hoje, temos os repetentes da final de 2004/2005 o que também é indicador de que as equipas treinadas por Benitez e Ancelotti estão talhadas para jogar baseado em pequenos detalhes, ou seja, os treinadores adeptos do futebol calculista chegam ao lugar mais apetecível e que qualquer treinador gostava de estar: na final da Liga dos Campeões. Os treinadores fãs do futebol ofensivo, como os finalistas do ano passado, Rijkaard e Wenger, terão que esperar para o próximo ano, enquanto que os treinadores favoritos para chegar à final, Mourinho e Ferguson, cederam no momento decisivo, sendo que Chelsea apenas caíu na infelicidade dos penaltys e o Man Utd foi esmagado por Káká e companhia.
Outro factor a ter em conta tem a ver com a campanha interna que tanto Liverpool como Milan têm feito esta época. Os dois estão em terceiro lugar e há mais de 3 meses que não lutam pelo título do seu país. Decisivo ou talvez não?

Arbitragem - Estado Geral

Vitor Pereira fez hoje uma análise ao estado da arbitragem portuguesa. Foi, sobretudo, uma demonstração estatística de notas com as quais, habitualmente, não concordamos. Dizer que o balanço é positivo porque a média das notas é alta é hipocrisia. Quando não há nenhuma nota abaixo de 7, então podemos concluír que dificil é errar. E não tem sido assim. Ainda por cima não foram identificados os 14 jogos onde as arbitragens foram de nível inferior ao exigido.
De todas as maneiras, houve aspectos positivos nesta conferência. Um deles foi reforçar a ideia de que "Enquanto não houver situações de igualdade em todos os estádios, não podemos avaliar os árbitros pela televisão". Nada mais correcto, senão os 3 grandes são mais penalizados do que o resto das equipas. Apenas um senão: eu separaria desta situação a I da II Liga. Mas só isso é pouco...espera-se mais de Vitor Pereira.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!