terça-feira, março 27, 2007

Clássico_9

Caros companheiros, pedimos desculpa pela ausência e a não-análise do Porto-Sporting e de todos os outros factos relevantes da última jornada da Superliga, mas por questões logísticas, tem sido impossível aceder à internet para escrever.
Desde já, fica um desafio: qual o melhor resultado para o Sporting no próximo jogo de domingo entre Benfica e Porto?
Para responder, aqui ao lado está o "poll" da votação.

Votações_2

Ficou completa mais uma votação, desta vez elegemos o jogo mais intenso do Mundo. O grande vencedor, com 50% dos votos foi o fervoroso Boca-River.

Aqui fica o símbolo destes jogos...










sexta-feira, março 16, 2007

Bom, mau ou vilão?


Desde há algum tempo para cá, temos assistido ao descrédito, por parte dos respectivos treinadores, de alguns jogadores a quem reconhecemos, de uma forma geral, algum talento. Falo, especificamente, de Ricardo Sousa no Boavista, Carlos Martins no Sporting e, noutro tipo de contexto, Moreira no Benfica.
Bom, comecemos por Ricardo Sousa: no modelo de Jaime Pacheco, é sempre complicado haver espaço para criativos. Se olharmos para os médios habitualmente utilizados por Pacheco, eles são Essame, Tiago e Kaz. Dois alas bem abertos, Zé Manel e Grzelak (com Hugo Monteiro e Livramento na segunda linha) e, na frente, Linz. Mas não será que Ricardo Sousa seria uma opção válida para inverter o triângulo de meio campo? O excessivo rigor de Jaime Pacheco não dá, definitivamente, azo a criatividades...


O mesmo se parece dizer de Paulo Bento que apesar de encontrar lugar para Nani, a verdade é que Carlos Martins parece não ter lugar para competir com outros cujo talento é inferior. Apenas Romagnoli demonstra algum extra de habilidade comparado com o que faz Pereirinha, Farnerud ou Paredes, típicos "jogadores de plantel". Estará o defeito em Carlos Martins ou não haverá liberdade para jogadores que não trabalham assim tanto para a equipa?


No fundo, as duas questões têm a ver com rigor. Ou falta dele por parte do jogador, ou excesso dele por parte do treinador. Em que ficamos?

Diga lá outra vez, mister...

Paulo Bento, sobre o clássico de amanhã:
"É um jogo que nos deve fazer acreditar na luta pelo título e que nunca nos tirará dela."

De certeza que a 8 jogos do final do campeonato (24 pontos em disputa), uma distância de 12 pontos (mais os 5 garantidos de atraso para o Benfica) não afasta o Sporting do título?

terça-feira, março 13, 2007

Superliga_86

Semana de teste para o líder Porto que passou com mais uma vitória, desta feita na Madeira onde o Marítimo esteve quase a recuperar da desvantagem de dois golos mas já acordou tarde. Mais uma vez, e aproveitando a ausência de Postiga e a folga de Lisandro, Adriano foi decisivo ao apontar o 1º golo dos azuis e brancos. Já os rivais, Sporting e Benfica, venceram sem grandes dificuldades os tranquilos Estrela Amadora e União Leiria e esperam poder beneficiar da próxima jornada onde o Porto será colocado à prova pelo próprio Sporting. Entramos no momento das definições do título.
O mesmo não se pode dizer da Europa onde o Braga voltou a tropeçar e viu aproximarem-se Paços Ferreira e Belenenses que se defrontam para a semana num jogo que poderá marcar o rumo dos dois (agora) candidatos. O Braga desperdiçou oportunidade de ouro para manter uma certa distância, Braga que entrará numa fase bastante complicada do campeonato com visitas à Madeira e Luz e a recepção ao Sporting.
No fundo da tabela, ninguém ata nem desata estando a luta reduzida apenas a 3-4 clubes. Beira Mar e Aves em sérias dificuldades, Setubal aflito e Académica quase a respirar mas a ter que ainda visitar Aves e Beira Mar.


Equipa da semana: Porto, vencer na Madeira dá-lhe espaço de manobra para defrontar Sporting e Benfica.
Jogador da semana: Djalló volta a ser decisivo e, mais uma vez, quando não há Liedson, os outros avançados marcam.
Golo da semana: Simão, mais um golaço!
Treinador da semana: José Mota, o Paços Ferreira já é 5º classificado e continua sem perder em casa!
Positivo da semana: A luta pela Europa reacende-se!
Negativo da semana: A divulgação dos salários dos jogadores do Sporting. Claro que nos mata a curiosidade mas deixa os jogadores numa situação delicada.
Triste da semana: Ulisses Morais, então não é que, pela primeira vez este ano num jogo em casa, o Marítimo não estagiou? Já agora, porquê Mister?

domingo, março 11, 2007

Barça-Real




O OBarça tinha uma hipótese de ouro de deixar o Real Madrid a 8 pontos, numa altura de crise merengue e em que o nucleo duro do balneário mostrou o dente a Capello (Guti e Raul). Ao Real Madrid competia algo dificil de atingir, vencer em Camp Nou (apenas e só Valencia e Atlético lograram conseguir o empate) e aproximar-se do topo da classificação. Vamos ao jogo:
Rijkaard apresentou uma mini-surpresa, sem lateral esquerdo de raíz, cabia a Puyol e Iniesta darem uma olhada por aquele lado. Uma táctica de risco mas que até se aceita porque o Real não tinha ninguém a caír para aquele sector. De qualquer forma, a opção de Rijkaard saíu furada apesar dos maiores problemas até terem acontecido do lado oposto onde Oleguer fez um jogo terrível e com clara influência no resultado. No meio campo, Deco e Xavi não estiveram à altura de Guti e Gago e apenas Iniesta foi capaz de mexer com o jogo no meio campo, até porque Ronaldinho e Messi estiveram a um nível muito bom, pena foi não terem por mais tempo Eto'o junto deles o que seria sinónimo de ainda mais perigo para a baliza madridista.
Do outro lado, Capello lançou o 11 esperado e, numa altura em que se já se sabe que Roberto Carlos não estará no Real na próxima época, pergunta-se se haverá laterais ao nível do brasileiro...Salgado é fraco, Cicinho defende pouco, Torres é ainda um jovem e Marcelo desconhecedor do futebol europeu. De resto, Guti foi um todo-o-terreno que deu água pela barba ao meio campo blaugrana sendo Van Nistelrooy o matador perfeito. Faltou talvez maior influência no jogo de Raul e Higuain.

Sinal mais:
- Iniesta, parece que não sabe jogar mal e adapta-se bem a novas funções. Já foi nº 8, passou a nº 6 e agora anda a fazer de lateral depois de algum tempo a jogar na ala direita...é um volante moderno, por cá temos um parecido: João Moutinho.
- Messi, este craque argentino, o primeiro desde Maradona a quem se lhe reconhece capacidades idênticas, arrancou um jogo magnífico coroado com um hat-trick.
- Guti, pena apenas jogar bem de quando em vez. Fosse ele mais trabalhador e menos vedeta era, sem dúvida, uma referência até na selecção espanhola. O problema é que trabalhar não é com ele...
- Van Nistelrooy, cumpriu com o seu trabalho, bisou no Camp Nou e não foi por ele que o Real não ganhou. Apesar das críticas é o 4º melhor marcador da Liga.

Sinal menos:
- Oleguer e Thuram, um central adaptado a lateral que não é carne nem peixe. A cantera blaugrana deve estar representada mas Oleguer deixa muito a desejar. A expulsão determinou o rumo da segunda parte. Já Thuram também tem culpas no primeiro golo e voltou a estar longe daquele a quem já foi atribuído o título de melhor defesa do Mundo...
- Torres, com ou sem culpa ns golos, a verdade é que o seu opositor directo (Messi) marcou três golos. A missão de Torres seria fechar o meio mas nesse meio estava apenas Eto'o (e depois Ronaldinho) para Sergio Ramos e Helguera. Seria assim tão importante jogar 3 para 1 no meio?
- Raúl e Robinho, o segundo substituíu o primeiro mas poder-se-á dizer que a influência dos 2 foi zero. Apesar de ser ingrato o seu papel, a verdade é que nem Raul volta aos tempos de antigamente, nem Robinho explode definitivamente.

sábado, março 10, 2007

Votações_1

Conclui-se a votação para a melhor dupla de centrais sendo os vencedores Ricardo Carvalho e John Terry com 9 votos em 15. Seguiram-se Nesta e Maldini com 3. Uma votação que não deixou margem para dúvidas!



Segue-se outra, um pouco mais interessante. Qual será o jogo que mais emoção tem ao seu redor? Sobretudo, as hipóteses recaem sobre clubes com a excepção de um jogo entre selecções onde o ambiente não é quente...ferve!
Aguardo também alguns comentários vossos sobre esses jogos e, claro, se faltar algum jogo que vocês considerem mais atractivo, escrevam-no!

segunda-feira, março 05, 2007

Humor_54

"Deixem conduzir o Mantorras!"

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!