terça-feira, maio 30, 2006

Fico mais descansado...1

De modo a que os deputados da AR possam ver o jogo Portugal-México do Mundial, foi decidido fazer alterações aos trabalhos desse dia. Eis o comentário do presidente da Assembleia, Jaime Gama:

“Não prejudicamos os trabalhos da Assembleia da República. Ao transferir o plenário para de manhã e realizando as comissões depois do jogo, cumpriremos toda a nossa agenda de trabalhos”

Ah, então tá bem...fico mais descansado ao saber que, se for preciso, os deputados podem dormir a sesta das 15 às 17 todos os dias em que haja sessão de plenário na AR!!!

domingo, maio 28, 2006

A Vergonha do Nosso Futebol!


À cerca de 12 anos, era Carlos Queiroz o nosso seleccionador e aquando a sua saída (após derrota frente à Itália por 1-0 e que nos deixou fora do Mundial de 94) e saiu com uma frase que ficou para a história do nosso futebol. Disse então Queiroz: "enquanto nao limparem / acabarem com a porcaria toda que temos no nosso futebol (Federação) não vamos a lado nenhum!!!!!!!!!!!"
À muito que andava para escrever sobre as nossas selecções jovens e a vergonha que são as convocações!!! São uma vergonha!!! Mas uma vergonha completa!!
À muitos anos que não ganhamos nada ou temos resultados positivos (como por exemplo uma final, mesmo que perdida!) nas camadas jovens. Os Sub-16 em 2002 foram a excepção!!
Como espectador atento do futebol acompanho com atenção tudo o que rodeia o fenómeno. Vejo por exemplo as frequentes convocatórias para as selecções. Normalmente são convocados 20 / 21 jogadores, e desses 13, 14, 15 pertencem sempre a Sporting e Porto!! Não falha!! Não quero de forma alguma tirar-lhes o mérito, mas estão la sempre batidos!! Joguem ou não joguem, estando no clube de origem ou emprestados, há sempre aquelas convocatórias fantásticas!! Pareece que o universo de jogadores em Portugal se resume a 2 clubes em Portugal!! Isso é muito mais notório até aos Sub-20.
Escrevo este post, porque não consigo conter a RAIVA / ÓDIO que me domina numa altura ( já esperada depois de ver a convocatória) em que a selecçao sub-21 teve uma actuação vergonhosa no campeonato europeu!! VERGONHOSA!!!!!!! NOJENTA!!!!!!
Vivemos num páis que os seleccionadores das camadas jovens são ridiculos, são parte integrante dos tais lobbies, em que sobretudo os empresários dominam!!
Cada vez mais gosto de Scolari!!! Bem vindo ao nosso futebol Sr. Scolari!!!!
Agostinho Oliveira, esse atrasado mental faz convocações de merda, é burro, vaidoso ( dizia antes do jogo com a Sérvia que era um jogo de Feijão com Arroz!!! Como quem diz que são favas contadas!!! Idiota de merda!) e não tem personalidade!!
Os Agostinhos Oliveiras, os Rui Caçadores os José Romãos, nao convocam os melhores e quem merece!! Convocam que lhes interessa!! Mas não um interesse desportivo!!
Focando nos Sub-21!! Vejo convocados como a MERDA de Nuno Morais (que além de ser uma merda, pouco jogou e quando jogou NUNCA jogou a defesa esquerdo!! Nunca!!)
Vejo um Pedro Ribeiro (quem??!!! devem perguntar vocês!! Mas não interessa!! Se pertence ao Porto é porque é bom!!!!! Ahaahahaha)
Vejo um Semedo convocado!! Até Dezembro esteve SEMPRE na bancada ou no banco!! Em Janeiro, foi emprestado ao Feirense da 2º Divisao de Honra. Jogou muitas vezes, só não jogou quando foi expulso ou tinha feito a série de 5 amarelos!! Razão pela qual não jogou contra o meu Portimonense!! Disciplinado o menino!! Outra excelente convocatória!!!
Rolando!!! Outra merda!! Mas alguem viu a época do Belenenses e por onde sofreu a maioria dos golos!!!!!????
Vejo depois de fora, alguem como José Fonte que fez metade da época fantástica no Setubal e que depois no Paços também esteve a bom nivel (exceptuando o jogo dos tais auto-golos). Vejo de fora Santamaria e Amoreirinha!! Viram a época do Estrela e consistência da defesa?? Foi das melhores defesas!! E Amoreirinha foi MUITA vez defesa esquerdo!!
Defesa esquerdo que foi ocupado pela tal merda que é Nuno Moraia e imagine-se por Diogo Valente, o qual nunca na vida dele havia sido!! Mas percebe-se!! Há que convocar jogadores de 2 habituais clubes!!
Olho para o ataque e vejo um Ricardo Vaz Te (que só agora é convocado!! antes nunca havia vestido a camisola das selecçoes!! Miudo devias ter vestido de verde ou de azul!!) que apenas jogou 15 minutos, vejo um Furtado que nem convocado foi (joga no CSKA de Sófia e tem 15 golos!) vejo um Ruben (Portimonense que foi das revelações da 2º Divisao de Honra e que esteve para ir à experiência para o P.SGermain e para o Charlton, mas não foi porque foi pré-convocado para os Sub-21, para acabar por ser..... dispensado nos utimos dias (!) e assim perder a oportunidade de ir para tentar a sua sorte e e perder a hipotese de ir ao Torneio de Toulon!! Rui Caçador queixou-se do mesmo que Agostinho Oliveira se queixou de Scolari!!) um bom defesa esquerdo / central , canhoto ficar de fora!! Ou Vitor Vinha que fez um boa época na Académica!! E tantos outros!! Só que têm azar!! Não vestem de verde nem de azul!!
Não tiveram a "sorte" de um Varela que jogava no Pescadores da Caparica (!!) ou de um Vitor Rodrigues (que jogava no Tourizense!) e que foram "descobertos" pelas olheiros da selecção!!
Meu rico Scolari!! E Quaresma????!! Ainda são precisas mais provas????!! Rua !! Criei ódio a Quaresma!!! Não tem nivel para tirar nenhum dos 4 alas que foram convocados para o Mundial!
Este Europeu de Sub-21 foi uma vergonha!! Há que mudar as coisas!! Corram com aquela cambada de chulos, ponham alguem com pulso a comandar aquela cambada de meninos mimados!! Lembram.se quando partiram os balneários em França??! Todos pó ca......!!
Temos lá muita qualidade, pelo menos no meio campo (quem tem um meio campo com Meireles, M.Fernandes, Moutinho, Nani, Quaresma) tem de ir mais além!! Tem de fazer melhor!! Muito melhor!!
Há que dar uma vassourada naquela Federação!!

quinta-feira, maio 25, 2006

Rui Costa

12 anos depois cumpre-se a promessa que ele fez de voltar e o sonho de muitos benfiquistas em vê-lo regressar. Rui Costa volta esta noite a vestir a camisola do Benfica, trazendo uma fé, certamente igual à que foi vivida aquando da conquista do campeonato há 2 épocas. Pode parecer estranho mas seguramente que a sensação de muitos benfiquistas será essa. Estará ainda em condições para realizar uma ou duas boas épocas de bom nível? Creio que uma sim, duas já não. Mesmo que não o consiga, acho que deveria ser assim: o bom filho a casa torna. Rui Costa cumpre assim o prometido, os benfiquistas festejam o “seu” campeonato deste final de época. Servirá para chamar publico aos estádios, aumentar as vendas. Enfim, é um negócio lucrativo para todos.
Futebolisticamente, não era o jogador que o Benfica necessitava mais. Não marca golos, não é um lutador que corre atrás da bola. É um nº10 à antiga que poderá dar qualidade de passe, velocidade de jogo e criatividade à equipa. Zahovic, Nuno Assis e Karagounis nunca conseguiram preencher totalmente esse vazio. Será que Rui Costa o vai conseguir?

terça-feira, maio 23, 2006

Mundial_4

Este Mundial tem muitos pontos de interesse. Individualmente, muitos são aqueles que procuram uma forma de se destacar, independentemente da razão. Aqui ficam alguns desses casos:

Ultima chance - Zidane e Figo são, porventura, aqueles que parecem ter mais motivação enquanto última hipótese para preencherem a sua carreira de selecções. Se o primeiro tem um país inteiro a crêr que ele irá, novamente, trazer o título para França, já Figo tem um pouco menos de responsabilidades mas, mesmo assim, decerto que quererá atingir um patamar nunca antes alcançado pela selecção lusa.
Para Nedved, Larsson, Ayala, Cafu, Roberto Carlos, Del Piero, Cannavaro, Thuram, Makelele, Cocu, Kahn é também a última chance de fazer boa figura com as cores da selecção e, quem sabe, ganhar um troféu.

Confirmação/Revelação - É tempo de Cristiano Ronaldo receber o testemunho de Figo e provar que merece esse estatuto. Apesar de haver Deco (recebeu e bem o estatuto de Rui Costa), falta uma referência mais ofensiva e é a vez de Ronaldo. Será que suportará tal desafio ou será ainda Figo a figura de proa?
Landon Donovan tem também a responsabilidade de provar o porquê de ter sido a melhor revelação do Mundial'2002.
Robben será capaz de servir van Nistelrooy e, ao mesmo tempo, carregar a Holanda para chegar longe no Mundial, ainda para mais quando estão no grupo da morte?
Estará Messi em condições físicas para se revelar como a maior promessa do futebol actual? Será ele o novo Maradona?

Dissipar dúvidas - Raúl fez uma péssima época. No meio de tantos avançados seleccionáveis, Aragonés não dispensou o capitão madridista. Estará ele à altura do desafio de levar, finalmente, a Espanha a uma final mundial?
Ballack tem o peso da camisola da casa e vai enfrentar para o ano quando chegar ao Chelsea o maior desafio da sua carreira. terá condições para levar os visitados rumo ao título?
Poderá Drogba aproveitar o Mundial para relançar o debate sobre qual é o melhor jogador africano actual: Ele ou Eto'o?


Heróis - Shevchenko, Totti e Rooney são aqueles que mais responsabilidade acarretam, ainda para mais porque estão lesionados (ou vêm de lesões prolongadas) e não se sabe se recuperarão totalmente antes do Mundial começar. Claro que temos ainda os heróis nacionais das selecções de menor dimensão: Akwá, Yorke, Wanchope e Ali Daei serão, pela última vez, heróis de Mundial. Já Frei, Adebayor, Drogba e Santa Cruz estão "obrigados" a pegar no seu país às costas e levá-lo a uma participação positiva.

segunda-feira, maio 22, 2006

Benfica_9

Fernando Santos foi o escolhido. Se foi primeira escolha ou não, dificilmente se saberá. É certo que nomes de Camacho, Eriksson ou Carlos Queiróz possam ter sido sondados, mas numa visão realista e prática, Fernando Santos era a única opção. E isto porquê?
Porque se o objectivo era contratar um treinador antes de contratar jogadores, não se podia esperar o final do Mundial (Eriksson e Scolari out), Queiróz tinha contrato, Camacho tem compromissos para as eleições, por isso não adianta pensar em outras soluções. Concentremo-nos nesta:
Fernando Santos conhece o campeonato português, conhece 80 a 90% do plantel benfiquista, conhece por dentro os seus rivais directos. Terá (como teve Camacho, Trappatoni e Koeman) o apoio inequívoco da direcção. Resta saber se a massa associativa mais desconfiada (normalmente, os benfiquistas desconfiam sempre de treinadores portugueses) vá tolerar os primeiros desaires.
Como habitualmente, o acesso à Liga dos Campeões é fundamental. Se a Trappatoni concederam um desconto, a Fernando Santos não será tão fácil obter essa mesma "benesse".
O Benfica precisa de reforçar 2 ou 3 posições mais carentes (médio centro, ala e talvez ponta-de-lança), resta saber como irá gerir Fernando Santos o orçamento que lhe derem...e a entrada de Rui Costa (a confirmar-se) alterará o quadro geral das coisas...

sábado, maio 20, 2006

Jornais_4

Começou a caça à invenção!
A semana passada, em dois jornais portugueses, o Lyon mostrou-se interessado num jogador do Benfica. Azar dos azares, o Jogo disse que era por Manuel Fernandes, o Record disse que era por Ricardo Rocha. Faltou chegar o jornal A Bola para dissipar dúvidas...
Em Espanha, depois de Ancelotti anunciar que ficará no Milan, a Marca (que garantiu que Ancelotti já tinha assinado) veio, no dia seguinte(!), com a seguinte frase: "Eriksson é a chave". Nem um pedido de desculpas, nem nada. Apenas a mensagem de que Ancelotti tinha rescindido o contrato com o Real!!
Agora, "O Jogo" assinou em nome do Benfica com Marcelo Carrusca. Reforço garantido, noticiado até nas televisões. Um dia depois, a notícia do "Record" era que estava mais longe e o empresário negava qualquer proposta do Benfica. Também os dirigentes do Estudiantes já desmentiram qualquer proposta do Benfica.
Entretanto, o Man Utd quer Petit! Notícia desmentida no imediato por Carlos Queiróz que acabou também por desmentir ter assinado pelo Benfica, notícia que foi dada como garantida pela "SIC Notícias". Dois depois, ou seja, hoje, o Man Utd quer afinal...Manuel Fernandes.
Tal como nos cafés, fala-se muito nos corredores das redacções. Mas como é "segredo", sussurra-se e percebe-se mal o que a fonte de cada um diz...Quem não se lembra quando Totti estava a um passo da Luz quando era...Tote que vinha a caminho!

Blog da semana_9

http://www.vedetadabola.blogspot.com/

Bom, o tipo é mesmo vedeta! Cada post é escrito com minúcia, talvez exagere um pouco por ser demasiado extenso e perca o interesse em ler tudo de uma vez, mas os conteúdos dos textos são bons e parece que a vedeta é mesmo um camisa 10 dos blogs!
Ehehehe...a seguir com atenção.

Etiquetas:


quinta-feira, maio 18, 2006

Apostas_5 - Resultados

Bom, e como não poderia deixar de ser, aqui publico os resultados das apostas realizadas no início da época! Tivémos 8 participantes (menos 5 que no ano transacto), sendo que o "Pato com Laranja, vulgo Gamarrita" que tinha sido o ultimo vencedor não revalidou o título apesar dos seus 28 pontos e de ter voltado a acertar no campeão europeu. Mais uma vez, foi decisiva esta aposta já que o grande vencedor bateu na linha de chegada Mad Dog e Kramer com 30 pontos cada, tendo chegado aos 31. Estou-vos a falar de OESTE que foi o grande vencedor deste ano!
Abaixo a classificação final:

OESTE - 31
MAD DOG e KRAMER - 30
GAMARRITA - 28
PROF. KARLOS - 27
SANTINNI - 24
VANTUNES - 19
JOHN BITAITES - 10

Já sabem, para o ano há mais!!

quarta-feira, maio 17, 2006

Em casa com... Ricardo Quaresma

Os ausentes fazem-se notar, e se deles nao reza a historia, a verdade e que antes da missa merecem ser falados, por isso deixamos aqui a lista dos jogadores que Ricardo Quaresma pode convidar para uma peladinha enquanto estiver a decorrer o mundial:

Espanha:
Aragones nao inclui na sua lista Baraja, Morientes e Vicente. As duas primeiras sao surpreendentes, a ultima e a de um jogador acossado por lesoes, mas que ainda assim era ha dois anos um baluarte da equipa espanhola.

Franca:
Robert Pires tinha o seu destino ha muito tracado, e portanto nao estara presente, mas Ludovic Giuly ainda se deve estar a perguntar se nao mereceria um lugar. A ausencia de Mexes, tb surge para mim como uma surpresa, sobretudo se tivermos em linha de conta que e visto como o futuro central da equipa francesa.

Alemanha:
A equipa da casa perdeu Deisler por lesao, e a ultima hora Klinsman surpreendeu o mundo ao nao incluir Kevin Kuranyi na sua equipa. Kuranyi tem sido a aposta de quem tem passado pela seleccao alema praticamente desde 2002, mas talvez nunca tenha atingido o nivel pretendido.

Inglaterra:
Erikson precisava de um plano B no ataque, e por isso a inclusao de Peter Crouch era esperada. No entanto a ausencia de Jermaine Defoe podera ser a maior surpresa do elenco ingles, sobretudo se tivermos em linha de conta que o plano A ingles esta lesionado (Rooney e Owen). A ausencia de Ledley King e a inclusao do completamente infeliz Sol Campbel tb podera levanter algumas sobrancelhas. E a ida de Wright Philips para o Chelsea acaba por custar-lhe visibilidade e a ida ao mundial – Chama-se mau timing no salto.

Holanda:
Seedorf e Davids estavam ha muito com o destino tracado. Van Basten nao queria veteranos com attitude de miudos. As verdadeiras surpresas sao para mim as exclusoes de Boateng (Boro) e de Roy Makaay que paga a factura de ter o mesmo estilo do titularissimo Ruud Van Nistelroy. Pela primeira vez, desde ha algum tempo vamos ver uma Holanda sem cor. Huntelaar tb chora injustica, mas Boateng e Makaay sao claramente os grandes prejudicados desta escolha.

Italia:
Nao e surpresa nenhuma, mas e estranho ver que Christian Vieri nao estara no mundial. E os italianos nao levam o guarda redes suplente do Inter, mesmo tendo em conta o seu passado na seleccao. Toldo sabe porque fica em casa.

Argentina:
A equipa entra em campo sem a qualidade de lideranca de Javier Zanetti… o que e incrivel. Walter Samuel tambem tem que recorrer a TV, e o proprio D’Alessandro deve perguntar-se aonde e que tudo comecou a correr mal na sua carreira internacional.

Brasil:
Parreira ha muito que tinha deixado tudo bem claro, contudo talvez o Guardiao Marcos contasse ser ele a terceira opcao para defender a baliza da canarinha. Ao mesmo tempo, Roque Junior viu finalmente as suas mas performances terem o devido castigo (ele que ate ja capitaneou a canarinha nalguns jogos)
Estes todos fariam concerteza uma grande seleccao, e poderiam brilhar a grande altura no mundial. Assim, so lhes resta aceitar ver na TV.

terça-feira, maio 16, 2006

Forum_24

As chamadas à selecção de Bruno Vale, Ricardo Costa, Costinha, Hugo Viana e Boa Morte justificam-se?

segunda-feira, maio 15, 2006

Mundial_3

Aqui ficam os grupos do Mundial para os vossos palpites:

GRUPO A
Alemanha - 1º
Costa Rica - 3º
Polónia - 2º
Equador - 4º

GRUPO B
Inglaterra - 1º
Paraguai - 3º
Trinidad e Tobago - 4º .................................................................. Olimpiastadium - Berlin
Suécia - 2º

GRUPO C
Argentina - 1º
Costa do Marfim - 4º
Sérvia e Montenegro - 3º
Holanda - 2º

GRUPO D
México - 2º
Irão - 3º
Angola - 4º
PORTUGAL - 1º

GRUPO E
Itália - 2º
Gana 4- º
Estados Unidos - 3º
Rep. Checa - 1º

GRUPO F
Brasil - 1º
Croácia - 2º
Austrália - 3º
Japão - 4º

GRUPO G
França - 1º
Suíça - 3º
Coreia do Sul - 2º
Togo - 4º

GRUPO H
Espanha - 1º
Ucrânia - 2º
Tunísia - 3º
Arábia Saudita - 4º

Já agora, um desafio interessante: revelar já os 8 finalistas da prova, sabendo que quem passa do grupo A defronta uma selecção do grupo B (e assim sucessivamente: C vs D ; E vs F ; G vs H).
Aproveito e publicito também a "minha" classificação dos grupos . É só fazerem copy paste e fazerem à vossa maneira.

Os 8 finalistas serão (na minha modesta opinião, é claro!): Alemanha, Inglaterra, Argentina, Portugal, Rep. Checa, Brasil, França e Espanha.

sexta-feira, maio 12, 2006

Revelações_2

1º Lucho Gonzalez

Já se sabia que era craque. Jogador de selecção argentina, constantemente convocado por Pekerman. Definiria Lucho como um Ballack sul-americano. É alto, forte, faz bem de segundo homem de meio campo, aparece na área para finalizar no espaço criado pelo ponta-de-lança. Foi o melhor marcador da equipa e, porque não dizê-lo, o melhor jogador do campeonato. Sem sombra de dúvidas!

2º Paulo Assunção

Alguém esperava que resultasse tão bem a aposta em si? Habitualmente, um jogador contratado por um grande e que é emprestado logo na primeira época, costuma definir o seu destino aí mesmo...Paulo Assunção tem o mérito de, depois de uma boa época na Grécia, ter voltado a Portugal e se ter afirmado como um jogador de óptima cultura táctica, bom no preenchimento de espaços, excelente a estabelecer o equilibrio entre a defesa e o meio campo e ainda com capacidade, para quando necessário, de ser o quarto homem da...defesa. Grande época!

3º Manu

Sabemos que Itália ajuda um jogador a melhorar os índices físicos e a ter outra cultura táctica. Com Manu, esses dois pormenores parecem ter sido suficientes para libertar um jogador cheio de talento, com boa capacidade de drible e passe e, quem diria num jogador português rápido e desiquilibrador, com capacidade de finalização acima da média. O Estrela da Amadora muito deve a Manu pela permanência. Veremos se tem condições para agarrar um lugar no Benfica na próxima época...

Desilusões_2

1º - Guimarães e Belenenses

Ver dois históricos, duas referências do futebol nacional caírem em anos onde até apresentaram jogadores de qualidade (Saganowski, Benachour, Wesley, Neca, Geromel e Amaral, Rui Jorge, Silas, Meyong, Pinheiro são alguns exemplos), obriga-nos a reflectir e pensar o que vai mal nestes clubes. A instabilidade directiva e a falta de adeptos do Belenenses (péssima carreira no Restelo) não explicam tudo. A influência do efeito-UEFA e a fraca qualidade do sector defensivo não justificam por si só a descida do Guimarães. Seria bom tê-lo na Superliga com apenas 16 equipas, mas, mais uma vez, o campeonato português sofre deste tipo de revês...


2º - Miccoli

O italiano chegou como marcador de golos. Certamente, não seriam golos de cabeça que esperariam os adeptos benfiquistas, mas foi assim mesmo que começou frente ao Lille e a garantir 3 preciosos pontos para a Liga dos Campeões. Depois de marcar ao Guimarães, teve um jejum de 5 meses, essencialmente graças a problemas físicos. Sempre que voltava, ressentia-se. Os bonitos golos frente ao Liverpool, Nacional e Lille deixaram água na boca aos adeptos benfiquistas mas a produção do italiano ficou muito aquém do esperado...

3º - McCarthy

O Porto foi campeão, Benni até participou em 23 jogos (esteve no CAN-06), a maior parte deles a titular, mas marcar apenas 3 golos depois de Pinto da Costa ter rejeitado os milhões do West Ham não justifica a aposta e desta forma McCarthy volta a ficar longe, muito longe daquilo que alcançou na primeira época de azul e branco. Poderá ser tristeza, acomodação ou até inadaptação ao sistema táctico mas a verdade é que Benni fez 28 anos e está a passar ao lado de uma carreira que poderia ser brilhante...

quinta-feira, maio 11, 2006

Equipa do ano_2

Este é o meu 11 inicial da época 2005/06:

G-R: Ricardo
D-D: Abel
D-E: Leo
D-C: Tonel
D-C: Pepe
M-C: Paulo Assunção
M-D: João Moutinho
M-E: Quaresma
M-O: Lucho Gonzalez
A: Meyong
A: Nuno Gomes

Destaco ainda no "banco":- Moretto, Miguelito, João Paulo, Alexandre Goulart, Benachour, Manu e Saganowski.

Treinador do ano: Co Adriaanse

quarta-feira, maio 10, 2006

Análise Superliga_4

O titulo:

O Benfica tinha a responsabilidade de carregar aos ombros o título de campeão alcançado a época passada. Apresentava-se com um novo treinador, de curriculum curto mas da nova escola europeia: um jogador de sucesso recheado de títulos mas com um palmarés de treinador ainda curto. Era uma incógnita mas havia confiança na equipa. Equipa essa que se reforçou. Nélson, Anderson, Leo, Beto, Karyaka, Karagounis, Miccoli. 5 internacionais e um reforço interno que, apesar de tudo, veio trazer competitividade ao sector mais fraco do Benfica. A defesa estava agora mais consistente mas os "cromos" Karagounis e Miccoli, quase sempre com problemas físicos, nunca provaram que o investimento neles foi positivo. Foram 2 armas inconstantes. Como em Dezembro a equipa ainda estava longe do 1º lugar, Veiga resolveu dar mais presentes a Koeman: Moretto para suprimir a ausência prolongada de Moreira e 4 reforços para a frente, nenhum deles a provar que merecia o nome de reforço: Manduca, Marco Ferreira, Robert e Marcel. A constante alternância no 11 (Koeman raramente repetiu a mesma equipa inicial) nunca ofereceu sinais de estabilidade. Apesar de ter conseguido mais 2 pontos do que Trappatoni na época transacta e de ter derrubado barreiras míticas como a dupla vitória no Dragão, a vitória no Bessa e a eliminação do Man Utd e do Liverpool não apagam a pálida imagem que Koeman deixou em terras da Luz. Quem não se lembra da táctica de Lille com 4 centrais e 2 laterais a fazerem de extremos? A solução passou sempre por "esperar para ver" do que "atacar o adversário".
Essa foi a táctica do Porto que partia em desvantagem relativamente ao Benfica. Sofreu uma autêntica revolução no plantel, viu o capitão e símbolo Jorge Costa ser literalmente encostado até saír em Dezembro e Helton roubou o lugar cativo de Vitor Baía que chegou a perder a braçadeira, imagine-se, para Lucho Gonzalez. Eliminada a imagem de monstros sagrados, cabia a Co Adriaanse provar que esse era o melhor caminho. A eliminação da Liga dos Campeões e as fracas exibições, principalmente caseiras, fê-lo ver lenços brancos. Foi então que apareceu a solução-Quaresma. Pode-se mesmo dizer que foi ele que (em conjunto com Pinto da Costa que renovou o contrato ao treinador em tempo de críticas agrestes) susteve Co Adriaanse no banco. O fogo de Quaresma esvaneceu no final de temporada, na verdade, apenas um jogador foi constante todo o ano: Lucho Gonzalez foi, sem dúvida, o jogador do ano. Pepe e Paulo Assunção foram também muito importantes mas no primeiro terço do campeonato não desempenharam um papel tão importante. A rotatividade foi feita de maneira diferente: o jogador se não produzisse bem durante 3-4 jogos era afastado do 11 sem aviso prévio. Assim foi com Lisandro, Sonkaya, Jorginho e Vitor Baía. Nos momentos decisivos, foram jogadores menos utilizados a garantirem as vitórias: Cech com Gil Vicente, Hugo Almeida com Académica, Jorginho com Sporting. O plantel estava preparado.
A linha ténue do sucesso e do fracasso estabelece a diferença entre Adriaanse e Koeman. Se os títulos trocassem de dono, seria fácil criticar Co Adriaanse e defender Koeman. Mas essa linha ténue está lá para algo...
Por fim, o Sporting. Havia a desconfiança inicial com Peseiro. A perda de Barbosa, Rui Jorge, Rochemback e Hugo Viana não foram bem compensadas com as chegadas de Edson, Wender (dispensados em Janeiro), L. Loureiro, Deivid, J. Alves (inconstantes e pouco produtivos). Apenas Tonel se revelou boa aquisição. Peseiro durou o tempo que se esperava e entrou Paulo Bento que conseguiu arrumar a casa e optimizar os recursos que tinha. Com ele veio também Carlos Freitas (o grande obreiro do título de 5 anos antes) e as soluções milagrosas Abel e Caneira que, juntamente com Ricardo, Polga e Tonel apenas permitiram 5 golos na 2ª volta! No meio campo, Moutinho foi o mais completo jogador, tendo-se afirmado como imprescindível. Carlos Martins apareceu a espaços, soltando o seu génio, Sá Pinto esteve no melhor e no pior, Nani trouxe fantasia e imaginação. No ataque, Liedson esteve aquém do esperado, mas, mesmo assim, foi várias vezes decisivo. Faltou-lhe companhia...Tal como o Porto, também houve golos milagrosos: Caneira com Nacional, Koke com Gil Vicente, Nani com Leiria e Tonel com Boavista. Mas, no jogo decisivo, Paulo Bento foi infiel ao seu esquema, arriscou demasiado para seu gosto e...perdeu. Merece o 2º lugar pela forma como maximizou um "produto" que não vale assim tanto...

terça-feira, maio 09, 2006

Koeman_1


De uma forma ou de outra, Luis Filipe Vieira vai cumprindo com a promessa de que os contratos são para cumprir e volta a ver um treinador ir embora, por sua decisão, sem rasgar nenhum contrato. Foi assim com Camacho, com Trappatoni e, desta vez, até “vendeu o passe” de Koeman. Bom negócio para o Benfica porque a imagem do treinador estava desgastada (na ultima fase, penso que a desgastou ele próprio intencionalmente) e não me parece que a gestão que fazia a nível da equipa fosse de agrado dos jogadores (permanente rotação de 6-7 jogadores titulares, sendo Luisão, Petit, Simão e Nuno Gomes intocáveis).
A chegada do holandês ao Benfica até era bem vista aos olhos da maioria da imprensa portuguesa. Ligações ao Barcelona, um passado como jogador muito bom, o interesse da luta com o outro treinador holandês em Portugal, Co Adriaanse, enfim, haviam várias componentes que tornavam aliciante a chegada de Koeman.
Inicialmente, parecia reservado, simpático e cordial. Termina a estadia em Portugal com a ideia de que não é tão calmo quanto aparenta ser e, posto em cheque, fala de coisas que não deve.
Tacticamente foi um caos. Não me lembro de uma equipa do Benfica tão mal preparada tacticamente como a de Koeman. Se a de Trappatoni não jogava bonito, os jogadores sabiam o papel que lhes estava destinado. Com o holandês, e a constante rotatividade do 11, não se viu um fio de jogo, uma forma, um jogo coerente. Koeman vai embora, o Benfica resolve um problema que teria dentro de uns 3 ou 4 meses e, no final das contas, fica a imagem de um treinador que conseguiu levar o Benfica aos quartos-de-final da Liga dos Campeões e bater o campeão europeu em título…mas nem sempre essas fotografias são as mais adequadas para analisar toda uma passagem que, por mim, foi de fraco nível.

segunda-feira, maio 08, 2006

Superliga_67


Semana de decisões, tanto a nível europeu, como a nível de permanência (este muito mais interessante e emotivo). Se no ano passado, por esta altura do campeonato, já havia decisões de quem descia e a emoção estava na atribuição do título de campeão, este ano foi diferente. Com o campeonato entregue ao Porto, faltava decidir quem se apurava directamente para a Liga dos Campeões e quem se qualificava para a UEFA. Os “favoritos” Sporting e Nacional não deslizaram e bateram Benfica e Boavista que não provaram merecer alcançar tal feito. O Benfica foi péssimo em Paços Ferreira, nunca demonstrou vontade de ganhar (se Geovanni e Robert têm menos vontade do que os outros, então é porque andam lá a brincar) e a táctica inicial de Koeman foi mais uma brincadeira séria com os adeptos. Se não faz por se ir embora, anda muito perto disso…quanto ao rival Sporting, fez um jogo concentrado, motivado e de qualidade. Revelou rigor e merece, sem dúvida, alcançar o 2º lugar. Quanto ao Nacional, voltou a revelar-se uma equipa matreira e assassina. Foi fora de casa que conseguiu atingir os melhores momentos da temporada. Quanto ao Boavista, paga a factura de um mau término de campeonato. Destaque para a boa exibição do Porto “B” e para Anderson que vê-se que tem muita qualidade.
Mas, a emoção maior estava destinada ao fundo da tabela. Antes da jornada começar, 3 vagas, 2 praticamente preenchidas por Rio Ave e Guimarães (precisavam de milagres) e uma a preencher por Naval, Gil Vicente, Académica, Paços Ferreira e Belenenses. Cedo o Rio Ave se “suicidou” ao sofrer 2 golos e a jogar com 10 por expulsão do seu guarda-redes. Ficavam 2 vagas: o Guimarães e a Naval não marcavam, a Académica e o Paços já perdiam e o Gil Vicente adiantou-se face ao Belenenses. Estes tinham agora a cabeça a prémio e tinham que marcar para não depender de terceiros. No decorrer da segunda parte com o Estrela a marcar em Guimarães, ficava apenas uma vaga para preencher, mas com o Paços a dar a volta ao Benfica e o Marítimo a marcar em Coimbra, tínhamos aos 70 minutos de jogo, a Naval a depender só de si para não descer, dado os resultados negativos de Académica e Belenenses. Ouvidos expectantes em Penafiel e, já depois da Académica chegar ao empate, a Naval a marcar ao minuto 83. Estavam 3 equipas igualadas na luta pela descida. Pelo confronto directo entre as 3, descia agora o histórico Belenenses. Um golo azul e haveria outra reviravolta mas tal não aconteceu e Portugal vê caír dois históricos como o Guimarães e Belenenses num ano onde seria bom ter equipas desse nível já que teremos apenas 16 equipas e o objectivo passa por aumentar a qualidade e o nº de espectadores.


Equipa da semana: Paços Ferreira
Jogador da semana: Leo Guerra
Golo da semana: Junior
Treinador da semana: Rogério Gonçalves
Positivo da semana: A atitude da "equipa B" do Porto que provou que o esquema de jogo
Negativo da semana: ver dois históricos como o Guimarães e Belenenses descerem à divisão de honra custa, ainda para mais numa próxima época onde apenas contaremos com 16 equipas...
Tristes da semana: José Couceiro e Moretto.
Heróis da semana: Leo Guerra e Joeano.


P.S. – Durante a semana, serão publicados textos com a análise da Superliga, a equipa do ano, as desilusões e as revelações do campeonato.

sábado, maio 06, 2006

Blog da semana_8

http://academicasempre.blogspot.com/

Bom, este blog tenta não ser faccioso e, em vésperas de decisões de quem desce, não queremos parecer que este prémio a um blog da Académica, tem segundas intenções. Mas, é sempre bom dar espaço aos mais pequenos e, numa altura em que a direcção da Académica ofereceu todos os bilhetes para o jogo com o Marítimo, esperamos ver uma moldura humana tremenda num estádio que merece esse tipo de assistência.

Etiquetas:


quinta-feira, maio 04, 2006

Percursos idênticos_1

Quem os conhecia bem no início da sua carreira, sabiam o potencial que tinham. Nessa altura, muitos desconfiaram do seu talento. Quando tiveram oportunidade de se mostrar, assim o fizeram e chamaram a atenção de outros clubes. No caso dos dois, a montra foi o Porto. Ao longo da sua carreira, cada um sempre disse o que pensava, sem papas na língua. Discurso directo, frontal, sem medo, tal como o papel que assumem cada vez que começa um jogo da sua equipa. Hoje, são tetracampeões, tendo iniciado essa caminhada juntos e, a meio do percurso, cada qual rumado para seu lado. Deco e Mourinho são hoje 2 referências do futebol mundial e ambos têm um curriculum cada vez mais recheado e à medida do seu real valor. Parabéns aos dois!

quarta-feira, maio 03, 2006

Forum_23


Quem será o melhor marcador da Superliga Betandwin 2005/06?


1º Meyong 16 (24 jogos)
2º Nuno Gomes 15 (29 jogos)
3º João Tomás 15 (29 jogos)
4º Liedson 15 (30 jogos)
5º André Pinto 14 (27 jogos)

P.S. - Em caso de igualdade, o vencedor é o que realizou menos jogos.

terça-feira, maio 02, 2006

Zinedine Zidane


Começou com 17 anos no Cannes, numa altura em que este era um clube conhecido por lançar jovens talentos para a ribalta. Permaneceu aí 4 épocas, aumentando aos poucos a sua importância na equipa. Por ele se interessou o Bordéus que adquiriu o seu passe na época 92/93. Uma época e meia depois a estreia pela selecção francesa com 2 golos, saltando do banco num encontro frente à Rep. Checa. Previa-se um caminho de sucesso...
Toni, treinador do Bordéus na época 94/95, revelava o encanto que era vê-lo jogar tendo, inclusivamente, recomendado o atleta ao Benfica (segundo rezam algumas crónicas). No ano seguinte, uma brilhante temporada na taça UEFA onde apenas perdeu na final frente ao Bayern, depois de eliminar o poderoso Milan recuperando de uma desvantagem de 2 golos, assumiu-se como um génio de qualidade técnica muito acima da média. Ao lado de jogadores como Lizarazu, Fournier ou Dugarry (o seu grande amigo), o Bordéus fez uma campanha histórica. Estava então lançado o isco da Juventus para onde foi na época seguinte, sob o comando técnico de Lippi (que ainda recentemente disse que aprendeu mais com ele do que lhe pôde ensinar). O calcio aos 25 anos, altura indicada para explodir. Venceu 2 scudettos consecutivos, foi, nas mesmas épocas, finalista da Liga dos Campeões e foi eleito o melhor estrangeiro a jogar em Itália. Ainda em 1998 venceu o campeonato do Mundo, disputado em França, marcando 2 golos frente ao Brasil na final. França caíu a seus pés e idolatrou-o! A eleição como melhor jogador do Mundo foi unânime. Depois, venceu em 2000 o campeonato da Europa e sentiu necessidade de um novo desafio. Florentino desafiou-o, a mulher, espanhola, pediu-lhe que aceitasse e Zizou tornou-se o jogador mais caro do mundo: 75 milhões de euros e a herança do nº5 de Sanchis. A pressão dos media espanhóis sufocou-o o que não lhe permitiu render muito no primeiro ano. Mesmo assim, venceram a Liga dos Campeões. Chegou ao mundial de rastos e a sua estadia junto da selecção não foi mais do que uma fonte de motivação que acabou por não resultar. A campeã do mundo em título era, pela primeira vez, eliminada na primeira fase e Zidane apenas jogou o último jogo, frente à Dinamarca. Na segunda época de "branco", aliviado um pouco pela chegada de Ronaldo, participou de forma mais decisiva e ajudou os merengues a vencerem o campeonato espanhol.
Desde então a foi baixando de ritmo de jogo mas a qualidade suprema nunca desapareceu. Encantou o mundo cada vez que dominou uma bola, cada vez que bateu um livre, cada vez que dançou ao driblar uma adversário. Zidane será, para mim, a par de Ronaldinho, o nº 2 do futebol mundial (que eu conheci e acompanhei) logo atrás daquele que foi o melhor jogador da história: Maradona.
Mas, a carreira de Zidane não teve só momentos maravilhosos. Temperamental, algumas foram as vezes que perdeu a cabeça e agrediu adversários, fosse por sofrer entradas violentas, fosse por simples momentos de loucura.

Momento mais alto: a eleição como melhor jogador do Mundo em 1998 depois de uma temporada fantástica depois de vencer o campeonato italiano, o campeonato do mundo e perder a final da Liga dos Campeões para o Real Madrid.
Momento mais baixo: a expulsão num jogo da Liga dos Campeões pela Juventus depois de dar uma cabeçada num jogador do Werder Bremen, ficando assim suspenso por 5 jogos.
Melhor golo: aquele remate à meia volta frente ao Bayer Leverkusen na final da Liga dos Campeões em 2001/2002 que permitiu-lhes vencer a nona taça de campeão europeu no ano de centenário merengue.

Superliga_66

A consagração do campeão entrava nas contas da descida. A derrota no Dragão poderia significar o adeus definitivo do Guimarães da Superliga. Não foi assim mas as hipóteses minhotas são diminutas, precisando de vencer o Estrela Amadora e esperar resultados de outros 3 campos...
Na luta pelo 2º lugar, Sporting deu um passo importante para garantir a passagem automática à Liga dos Campeões, bastará agora pontuar em casa com o Braga. Liedson voltou a facturar e ainda luta por ser o melhor marcador. Já o Benfica realizou agradável exibição mas, as declarações de Koeman sobre a defesa do Rio Ave, apagaram essa boa imagem e deram a ideia de que, ou o holandês prepara terreno para a saída, ou então revelou a face que estava por detrás de uma máscara que, ao longo de todo o ano, foi quase sempre muito coerente e pró-desportiva.
Com a vitória sobre o Boavista, o Nacional quase que garantiu um lugar na taça UEFA. Depois de um início de segunda volta fraco, os alvi-negros aproveitaram a quebra na recta final dos axadrezados e estão agora a um passo de fazer história.
Na luta pela descida, uma complicação que há já alguns anos não se via. Com 3 vagas ainda disponíveis, Rio Ave está 99% condenado, Guimarães 80%, ficando (teoricamente) uma vaga em aberto para Naval, Gil Vicente, Académica, Paços Ferreira ou Belenenses, sendo que a Naval é a principal candidata à descida pois é a única que não depende de si mesma.

Equipa da semana: Estrela Amadora
Golo da semana: Nani (não vi os golos todos)
Jogador da semana: Nieto
Treinador da semana: Toni
Positivo da semana: A emoção do desce-não desce.
Negativo da semana: sr. Koeman, não bastava fazer mal, também precisava de falar mal?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!