sexta-feira, setembro 30, 2005

Sporting_8

Peseiro prometeu no início do ano um Sporting (e até um Peseiro) diferente. Na realidade, está diferente este Sporting. Menos mandão, menos ambicioso (o que até lhe faz bem) mas ao perder isso seria lógico ganhar maturidade e capacidade defensiva o que não tem acontecido. Assim, temos um Sporting enfraquecido porque perdeu qualidades (que tinha em excesso) e não eliminou defeitos.
O Sporting foi ontem eliminado da UEFA e não há outro caminho a seguir: começou oficialmente a crise no seu balneário. Se a gestão da punição a Liedson poderia passar bem com a passagem à fase de grupos da UEFA, a eliminação desta vai ainda aumentar mais o grau de insatisfação de Liedson (para onde se mostra agora?) e do restante balneário. Sinceramente, penso que o ponto de viragem (e não sei bem o porquê) deu-se, não com a saída de Roca, mas com a entrada de João Alves e Wender. Não ponho em causa o seu valor (até porque aprecio os dois), mas algo aconteceu ali. A constante imposição de Peseiro em colocar os 2 a jogar sempre que possível e a falta de resultados positivos (tanto em termos de números como de jogo jogado) pode ter influenciado o balneário leonino.
O crédito que Peseiro reclama para si e que a administração da SAD lhe concede publicamente não chega para contrariar a cabeça dos sportinguistas. Peseiro é, neste momento, personna non grata em Alvalade e o clima que se vai gerar a partir daqui será de cortar à faca...
Resta saber se Peseiro será capaz de revelar uma qualidade que ainda não revelou até aqui (bem longe disso, nunca foi capaz de unir o balneário)...

quinta-feira, setembro 29, 2005

Porto_12

O Porto de Co Adriaanse joga bom futebol. Joga futebol atacante. Joga futebol de risco. Ninguém duvida disso. Mas o futebol (principalmente o de risco) tem amargos de boca e ontem aconteceu isso mesmo. Tiveram pela frente uma equipa que defendeu relativamente bem e que soube contra-atacar muitissimo bem.
Mas, mais uma vez, destacou-se o factor mais negativo desta equipa do Porto. A equipa defende à zona e não mete o pé. Não faz faltas. Não vê amarelos. E quem ataca daquela forma, sacrifica alguma coisa cá atrás, por isso os 4 da defesa mais Ibson e Lucho têm de ser mais agressivos. Sem essa agressividade, há...passividade. E foi assim que o Porto sofreu 2 golos em contra-ataque.


P.S. - A nível interno, o Porto não tem muito que se preocupar. Sempre que não estiver a ganhar aos 75 minutos, fará entrar 2 homens para a frente e só por azar não ganhará o jogo. É que as equipas portuguesas não sabem como anular (contra atacando) um ataque tão marcante.

Humor_39

José Peseiro sobre o que os adeptos devem esperar da equipa este ano:

"É importante os adeptos continuarem a ser exigentes, a quererem bons espectáculos e eu sinto-me responsável por isto. Os sócios querem que façamos aquilo que fizemos o ano passado e eu acho bem"

Ó Mister, eu acho que eles querem um bocadinho mais do que o que obtiveram o ano passado...

Humor_38

Miguel sobre o golão que marcou frente ao Deportivo:

"É uma jogada que gosto de fazer. Já quando estava no Benfica a costumava usar. É algo que me caracteriza"

Há mesmo quem confirme que Miguel utilizava muito aquele tipo de remate...nos treinos!

quarta-feira, setembro 28, 2005

Benfica - Man Utd


Eu acho que estou um bocado como o Manuel Alegre! O Poeta diz: Agarrem-me, se não eu candidato-me!Eu diria: Agarrem-me, senão eu dou umas pantufadas no Koeman e no Beto!
O Benfica teve ontem uma oportunidade de ouro para obter um resultado positivo em Old Traford!Antes do jogo, o holandês afirmava a vontade e a intenção de jogar para vencer. Que mentiroso Sr. Koeman!A opção inicial por Beto, eu até sou capaz de entender. Reforço do meio campo, capacidade de luta pela conquista da bola, musculo. O Benfica até começou bem, solto, desinibido e podia marcar. Depois o génio de Van Nisltelrooy (naquela pantufada á barra) ia dando cabo de tudo. Apesar de tudo a defesa (sobretudo os centrais) estava bem, mas o núcleo central do meio campo ia vacilando. Beto (odeio o Beto!! está encontrado o meu ódio de estimação no plantel!) safa-se contra o Paços de Ferreira, Maritimo , Setubal, etc, mas não tem categoria, seja ela técnica, táctica ou mental para aqueles andamentos!Pior do que errar , é persistir nesse erro!! Um erro que durou 86 minutos!!! Impressionante!! Estava à vista de todos que Beto só atrapalhava, só dificultava! E quando na conf.imprensa, vejo Koeman elogiar Beto, então ai, fico maluco!!A partir dos 70 minutos, ficou claro que o golo do Man Utd era uma questão de tempo! Havia que mexer! Beto, continuava em campo e tirou Miccoli (que prendia os defesas) e pos J.Pereira na direita, deixando a anedota Beto em campo. Foi dar o controlo total do jogo ao Manchester! Sem referencias na frente, jogadores que pusessem algum respeito, como Micolli (e este a sair só podia ser substituido por Mantorras), o Benfica parecia um saco de boxe, tudo cá atras e o golo de canto é reflexo tb disso mesmo! Tudo na caixinha, os defesas do Man Utd, á vontade para subirem á àrea do Benfica e pimba!!
1º golo do Man é azar, mas a barreira estava mal formada e poucos homens na mesma.No 2º golo, há azar no toque infeliz de N.Gomes, mas á burrice em deixar Nistelrooy sozinho! 2 homens em cada poste e o holandês á vontade! Nistelrroy que era sempre marcado por M.Fernandes nos lances de bola parada. O mesmo M.Fernandes que faz um passe NOJENTO que dá origem à perda de bola e consequente contra-ataque do Man Utd, que daria canto e golo!
Dá vontade de dizer: È bem feito!

terça-feira, setembro 27, 2005

Reflexão_14

José Gomes sofreu a segunda chicotada psicológica da Superliga. Quando faltam 29 jornadas para o campeonato terminar, assim foi a conferência de imprensa da apresentação de Jorge Jesus conduzida pelo inigualável presidente da União de Leiria, João Bartolomeu:

"Vamos lutar arduamente pela manutenção na Liga. Não vamos baixar os braços. Esperamos que Jorge Jesus nos salve da descida de divisão, porque esta cidade e este estádio merecem uma equipa na Liga."

1º - Quem, a 29 jornadas do fim, adopta este tipo de desespero, merece a II Liga.

2º - Jorge, apesar do nome de salvador, não tem que salvar nada. O Leiria tem qualidade q.b. no seu plantel (Maciel, Lourenço, João Paulo, Ferreira, Alhandra, etc) para saír, por si só, da situação em que se encontra.

3º - A cidade de Leiria nem uma equipa na II Liga merece, tal o desinteresse demonstrado.

4º - Ah, e João Bartolomeu também merecia jogar noutra Liga...

Árbitros_23

Não vi os jogos com muita atenção por isso apenas 2 notas:
- O árbitro Paulo Baptista permitiu entradas por trás a Miguel Garcia (por duas vezes), Tonel, Polga e Binho e nem um amarelo mostrou.
- Areias foi às pernas de um adversário quando a bola já ia longe. Viu amarelo...Foi pouco.

segunda-feira, setembro 26, 2005

Superliga_40

O campeão Benfica entrou em campo com a estrelinha da sorte. Aos 15 minutos, já vencia por 2-0 em 2 lances de ressalto (não desvalorizando a qualidade da execução dos seus avançados). Isso veio permitir alguma tranquilidade frente a uma equipa que, já por si, estava intranquila o suficiente para tremer a qualquer momento. As perdas de Wesley e Clayton têm-se revelado decisivas para este abaixamento de forma. Quando Marco Ferreira reduziu, o Benfica reagiu da melhor maneira e Nuno Gomes voltou a ser amado na Luz. Se marcar em Manchester, terá a estátua ao lado de Eusébio!
No sentido inverso (como podem ser as coisas!) caminha Liedson: substituído, mostrou desagrado (pareceu-me recuperar uma célebre frase de Rochemback) e ainda teve tempo para falhar um penalty. Os pormenores de jogador talentoso estão lá mas algo se passa na sua cabeça. Mesmo assim o Sporting voltou a vencer. E Deivid voltou a marcar. E Peseiro voltou a ser criticado. No final do jogo, admitiu um erro (Wender por Loureiro desiquilibrou a equipa). Concordo perfeitamente! Mas trocar Liedson por Beto é moral e politicamente incorrecto. Principalmente jogando em casa. Ganhou mas não geriu bem emoções. Tem agora mais 5 pontos que o ano passado, mas tem à perna os adeptos e...Liedson. Veremos o que acontecerá nas próximas jornadas.
Já o actual lider Porto venceu um Belenenses acanhado e que teve medo de assustar o dragão. Ali cresce uma grande dupla (Ibson e Lucho) enquanto que McCarthy demonstra o porquê de não haver cláusulas para poder rescindir. O sul africano é decisivo com ou sem tranças.
No resto da jornada, destaque para as invioláveis redes de Paulo Santos e a primeira vitória de Jaime Pacheco na Liga deste ano. O adeus de José Gomes é prematuro, apesar do técnico não ter demonstrado nenhuma qualidade extra.
Péssima jornada em termos de produtividade: 14 golos e só 2 equipas marcaram fora de casa.

Equipa da semana: Braga (única equipa da Europa sem golos sofridos!)
Jogador da semana: Nuno Gomes
Golo da semana: Nuno Gomes (o segundo)

P.S: 4 dias de jogos por jornada (para a semana serão 5, ou seja, quase uma semana) esmorece esta Superliga. Ainda hoje jogou o Boavista e já amanhã está o Benfica em campo para a Liga dos Campeões. Enjoa e...não satisfaz!

domingo, setembro 25, 2005

Sondagem_1

Penso que ainda está activa num site desportivo nacional uma sondagem sobre o principal problema do futebol português. Ok, uma sondagem num site de internet não nos dá a visão mais fiável mas ajuda-nos a tirar ilações. As respostas possiveis passam por (e respectiva percentagem):
- Preços dos bilhetes (45%)
- Estádios (1%)
- Dirigentes (37%)
- Jogadores (2,5%)
- Treinadores (3,5%)
- Árbitros (13%)

Eu dei o meu voto (consegues adivinhar?) e quando vi o resultado fiquei pasmado. Na realidade, 45% do povo português (pelo menos o cibernético) considera que o principal problema é...o preço dos bilhetes! Será que o problema dos baixos salários em Portugal se devem ao preço da...gasolina? Se fosse mesmo esse o problema, certamente que o Boavista-Académica ou o Belenenses-Guimarães seriam jogos com boa audiência na Sport TV e os cafés estariam cheios para ver esses mesmos jogos com os seus adeptos a puxarem fervorosamente pela sua equipa bebendo um café ou uma cerveja com os seus amigos porque a Economia vai mal e não se pode gastar muito. Bom, se calhar já aparece aqui um problema superior ao preço dos bilhetes: os adeptos de futebol. Sim, somos poucos! A população inteira segue o campeonato nacional mas poucos são os que REALMENTE gostam do jogo em si. E pior ainda, muito poucos são os que têm o clube da sua terra como o clube do coração. Essas pessoas são de um dos grandes (assim é, por exemplo, com os benfiquistas de Braga ou com os sportinguistas de Leiria) e depois simpatizam com o clube lá do bairro. Mas visto que este argumento não estava na sondagem vou-me cingir aos restantes 5.
Os dirigentes estão em 2º lugar (Ok, eu admito, votei neles!), não tão bem classificados como deveriam. Vamos ser honestos: quantos milhares de pessoas Valentim Loureiro, Pinto da Costa ou Gilberto Madaíl não retiraram já (indirectamente) aos estádios portugueses? E quando personagens como Mano Nunes, Avelino Ferreira Torres ou Pimenta Machado são os designados "senhores do futebol" não será que chegamos à conclusão que o jogo em Portugal é mesmo um negócio?
Ok, os dirigentes ganham destacados aos preços dos bilhetes mas será que são os únicos? O 3º classificado são os árbitros, os maus da fita dentro do terreno de jogo. Coitados, nem profissionais são (apesar de não ganharem nada mal segundo Paulo Costa que referiu receber 800 euros por cada jogo que apita) e o seu sindicato foi criado há pouco tempo. Na realidade, são tão amadores que alguns a meio de um jogo vão à câmara de televisão ver o lance em repetição. Há ainda aqueles que assinalam bem uma falta mas expulsam o jogador errado (que falta é que eles viram afinal?). Já nem me apetecia falar naqueles que anulam golos de remates de fora da área por fora de jogo...Bom, mas afinal a culpa não é dos amadores. Não será dos...professores? Bolas, voltamos a bater em dirigentes, desta vez dos que não estão ligados aos clubes (quer dizer, agora já não estão porque muitos saem dessa escola).
Bom, um pouco mais distante está a culpa dos treinadores. Eles até podem ganhar mas fazem tudo mal segundo o adepto português. Se entra um defesa no lugar de um avançado, é maricas. Se não mete o ponta de lança suplente a meio do jogo é porque é defensivo. E quando algo vai mal quem são os primeiros a ser empurrados do barco? o treinador. A chicotada pode até não resultar (nas ultimas 5 épocas, 13 obtiveram sucesso -ou manutenção ou subida assinalável na classificação- num total de 47 chicotadas) mas o dirigente (ele outra vez??!?!!) tem que conter a fúria do adepto. Fará algum sentido despedir, por exemplo, Juca do Marítimo (com 14 jogadores novos no plantel e perca de 5-6 jogadores titulares do ano passado) ao fim de 4 jogos??? Mais vale dizerem logo: "Não acreditávamos nele desde início, só queríamos que vocês também tivessem essa certeza."
Bom, adiante...no fundo da tabela os jogadores e os estádios. Se a culpa não é de nenhum dos dois, é porque os grandes jogadores estão nos grandes palcos. E isso não tem um preço...??

Pois é...é fácil desmascarar esta peneira que as pessoas põem sobre o real problema do nosso futebol.

sexta-feira, setembro 23, 2005

Humor_37

Carlos Queiroz sobre as declarações de Co Adriaanse sobre o futebol português:

"O senhor Adriaanse deve saber que trabalha num clube onde é possível ser despedido antes mesmo de começar o campeonato. Ele se calhar desconhece isso... "

segunda-feira, setembro 19, 2005

Liga V Jornada


Depois de uma semana europeia em cheio para os nossos clubes, chegou a 5º Jornada.
E exceptuando a não realização de jogos no Sábado (o pessoal já está habituado a ver ou acompanhar que nem seja via SMS um joguinho ao Sábado á noite) caso dá vontade de dizer que a normalidade voltou, pelo menos se nos lembrarmos da época passada.
O primeiro dos grandes e entrar em cena foi o Benfica. O Campeão. Koeman parece finalmente assentar numa estrutura, num 11 base (oscilação apenas entre R.Rocha / Andersson) o qual penso ser o melhor (com R.Rocha). Nélson é para mim uma revelação e Leo defende razoavelmente bem e acutilante no ataque e permite uma boa circulação de bola. No meio manteve a aposta em Geovanni. O que é feito do soneca?! No ataque Nuno Gomes & Micolli prometem dar que falar. Na Luz enfrentava uma União de Leiria que parece irreconhecivel. O cagão José Gomes, começa a rivalizar com Luis Campos. Os cagões que tudo tentam para clonar J.Mourinho.
Jogando sobre brasas, o Benfica teve a sorte do jogo e logo as 3 minutos marcou. Não aconteceu frente ao Gil Vicente. Aconteceu frente ao Leiria. E depois foi gerir, posse de bola, circulação e com alguma naturalidade os golos foram aparecendo.
Logo de seguida o grande jogo da jornada. Braga - Porto.
O Braga com 48 horas de repouso apresentou-se com algumas alterações, sendo a ausência de João Tomás ( a somar à ausência de Delibasic ) a mais notada. No FC Porto, Adriaanse fez regressar McCarthy. Ao contrário do que tem sido normal, o FC Porto não marcou mas também não sofreu golos! E o Braga parece uma pequena réplica do Chelsea a nivel defensivo! Nem um unico golo sofrido! O jogo em si foi agradável, disputado, teve bons momentos, teve emoção. O empate é justo, mas uma vez mais Adriaase surpreendeu-me pela positiva quando a 10 minutos no fim, pôs como se costuma dizer toda a carne no assador! Tirou um defesa direito para por mais um avançado! Jogou claramente para ganhar! Pessoalmente até acho que foi demasiado arriscado!
2ª Feira, e já sabendo de atemão os resultados dos seus principais opositores, o Sporting foi à Madeira, sabendo de antemão que uma vitória o colocaria isolado no topo da classificação. E repetiu a história do ano passado!! Sempre que pode ficar em 1º lugar, o Sporting falha! Na hora H, falha quase sempre!
Peseiro poupa Liedson e Douala na UEFA ( e fez muito bem) para que esta importante dupla pudesse estar a 100% no jogo contra os Madeirenses.
Este era por natureza um adversário dificil. Mas a história vale o que vale.
Jogar naquele campo dificulta a tarefa a qualquer equipa, até o Barça terá dificuldade em jogar futebol de grande qualidade. Peseiro achou um 11 base e nele tem apostado. A táctica não é a mesma do ano passado, a poder ofensivo mantêm-se ainda que com muito menor capacidade de circulação de bola e as fragilidades defensivas mantêm-se.
A dupla de centrais é de meter medo ao susto, Rogerio faz jogos bons, alternando com jogos mediocres e Tello apenas desequilibra ofensivamente (tem uma qualidade de passe acima da média).
Não vi o jogo a 100%, ia fazendo uns zappings, mas do que vi até nem foi mau, teve bons lances, teve algum ritmo e algumas oportunidades. O Sporting entrou mais dominante, mais posse de bola, mas incipiente na finalização. Nélson faz na 1º parte uma defesa do outro mundo!! Do melhor que vi na minha vida!!
Não vi o golo de Deivid, mas segundo os comentadores foi muito bom. Volto a reafirmar que gosto muito de Deivid.
O Nacional lá empatou num lance de bola parada e conseguiu mesmo dar a volta ao marcador. Aqueles centrais...............
Já na parte final o senhor Beckenbauer (maravilhoso marketing!) falhou o 2-2. Tb André Pinto falhou o 3-1. Já antes Tonel (que coitado eu até percebo que nao seja fácil jogar ao lado de Polga) quase marcava de cabeça. Não sei se estava 1-1 ou 2-1.
Nuno Viveiros ainda teve tempo para pôr em prática o já famoso bailinho da Madeira ao sentar/deitar (chamem-lhe o que quiserem) Polga. Quase ao nivél do que Liedson fez Nuno Morais (tb na Madeira).
O campeonato está ao rubro! O equilibrio reina e (exceptuando para os Sportinguistas que já se proclamam de "futuros campeões") a incerteza sobre o vencedor é enorme.
De resto as minhas 2 equipas de ódio de estimação não venceram! Jaime Pacheco (eu até simpatizava com o Guimarães) voltou a perder e o Maritimo (no 11 inicial não havia um unico português!! e dos 3 suplentes que entraram apenas um o era!) empatou!


Equipa da Semana: Nacional da Madeira
Jogador da Semana: Filipe Oliveira ( o único Português do Maritimo)
Defesa do Século XXI: Nélson !

sexta-feira, setembro 16, 2005

Escola_1

É uma escola famosa. Em Portugal é a melhor (para quase todos) e na Europa rivaliza com outras como a do Auxerre, Man Utd ou Ajax. Nos escalões jovens muitos são os jogadores que se destacam tendo tido a formação em Alvalade / Alcochete. Foi assim com Peixe, Figo, Porfirio, Filipe Cândido, Quaresma, Simão Sabrosa, Caneira, Nuno Assis, Vargas, Cristiano Ronaldo, Hugo Viana, Paíto, Carlos Martins, Paulo Costa, Santamaria, Beto, Nuno Santos e muitos outros. Referi alguns que, na idade de junior, eram grandes craques e prometiam imenso. Faltam outros que agora não me lembro mas alguns de vocês poderão fazer questão de referir.
A questão que levanto aqui é o que é feito dos jovens-promessa que não vingaram. Será que o seu valor estava sobrevalorizado? Será que a formação dos atletas não foi a melhor para dar o passo definitivo para o estrelato? Será que é o destino? Será que foi o empresário? A situação pode ser vista caso a caso. Eu já o tentei e arrisquei uma só resposta: não é fácil, aliás, é impossivel obter uma só resposta para tantos casos distintos (desde a loucura de Porfirio à azelhice de Peixe, ao empresário de Paulo Costa, ao desaparecimento de Filipe Cândido, etc, etc.).
Sinceramente, de todos os jovens referidos, apenas Figo e Cristiano Ronaldo obtiveram nota máxima na evolução. 2 dos melhores jogadores actuais, indiscutiveis em qualquer equipa do Mundo (menos Figo no Real Madrid de W. Luxemburgo!). Se Simão tem tido uma boa carreira (inegável, levou o Benfica ao título) e Beto sempre se demonstrou forte opção no Sporting onde já conquistou 2 campeonatos, já Quaresma e Hugo Viana demonstram ser intermitentes em demasia. E o dinheiro que um dia valeram não justificam a cada semana que passa.


Nota: Vamos também ser claros e objectivos: quantos jovens da escola do Ajax, Man Utd e Auxerre (entre outras) também fracassaram? Muitos. Não será tudo uma questão de fama de todos e proveito só de alguns?

quinta-feira, setembro 15, 2005

Jornada Europeia - Clubes Portugueses


Decorreu esta semana a 1º jornada europeia da época.
E que grande jornada para os clubes portugueses!!
Finalmente começamos a ganhar algum peso desportivo dentro das competições europeias (Portugal passou para o 5º lugar no Ranking!! Ultapassou a Alemanha!) o que é benéfico para todos. São já 3 os clubes a poderem disputar a Liga dos Campeões. Este ano estão la 2, e com alguma dose de justiça estariam lá 3. Foi tipo Danoninho!Faltou um bocadinho assim!!
Nesta "jornada", 6 jogos, 3 vitórias, 2 empates e derrota. Curiosamente a única equipa a perder foi aquela que mais pontos para o tal ranking e que mais prestigio tem dado a Portugal.
O FC Porto perdeu na Escócia num jogo atípico e que no global merecia pelo menos empate. Uma vez mais foi um jogo de vários golos, algo que é o reflexo do desnivel de qualidade entre o ataque e a defesa.
Ontem, coube ao Benfica representar o páis na L.Campeões. Que saudades que tinha de ver o meu clube naquela competição!!! Sentar no sofá e ouvir a música e relembrar grandes noites europeias!! Koeman não inventou, voltou ao sistema "normal" , fez regressar Geovanni (péssima exibição!) e Nuno Gomes, libertando assim Miccoli. E que jogatana arrancou o italiano! Vitória arrancada mas justa!! E venham de lá mais 375 mil euros!!
Já hoje na Taça UEFA, o primeiro clube e entrar em cena foi o Setúbal. Obrigado a jogar de dia em virtude de a UEFA não considerar a luz artificial do Bonfim suficiente para jogos de alto nível (por falar nisso, e recordando um tema da época passada e o choradinho de Dias da Cunha, o Estádio do AZ foi considerado como capaz de receber jogos da UEFA), o Vitória recebeu uma Sampdoria que é na teoria superior á equipa portuguesa. Acho que um empate de 1-1 não é de todo mau resultado e permite sonhar.
Depois o Braga, que foi jogar contra outro antigo campeão europeu ( o outro é a Sampdoria) , o Estrela Vermelha de Belgrado. Desfalcado de Delibasic, Cesinha e Hugo Leal, a equipa portuguesa foi empatar fora num 0-0 . É um resultado positivo mas traiçoeiro! Abre boas perspectivas!
Depois o Sporting que foi á Suécia defrontar uma equioa acessivel mas também ela traiçoeira. Peseiro foi a meu ver inteligente e deu descanço a Liedson e Douala. Venceu com naturalidade e está mais do que apurado para a fase de Grupos.
A grande surpresa, veio de Guimarães, onde o Vitória bateu por 3-0 o Wisla Cracóvia, uma equipa que tem qualidade. A surpresa não tem tanto a ver pelo vitória em sim , mas pelo expressivo resultado! Jaime Pacheco (se jogar 1º em casa, pq se jogar 1º fora e perder não consegue moldar as suas equipas para ataque continuado) mexe-se nas competições europeias como peixe na água. Parece italiano!!

Ás vezes diz se que o campeonato português não presta, e que o equilibrio por exemplo do utlimo ano é o reflexo da mediocridade do mesmo. Não concordo por inteiro. Cada vez mais as nossas equipas de média dimensão estão melhores!! Braga, Guimarães, Boavista, Maritimo, Belenenses são exemplos de equipas com qualidade e que na europa começam a aparecer.
Recordo que nos ultimos anos, FC Porto venceu a Liga dos Campeões e a Taça UEFA, Sporting foi finalista e Boavista, semi-finalista.

Quase que dá vontade de gritar: Ninguém pára ........... os portugas!!! Ou ou ou ou!!! Ou ! ou!! Ninguém pára os portugas , ninguem pára os portugas!!

quarta-feira, setembro 14, 2005

Fair Play

É caso para dizer..... seja Bem Vindo Sr Adriaanse!!

Na conferência que se seguiu à derrota com o G. Rangers em jogo a contar para Champions League, onde o FC Porto foi derrotado por 3-2 e em que (para além dos centrais), o endeusado (isto faz me lembrar algo!!) Vitor Baia teve claramente em dia não , tendo claras responsabilidades num dos golos, e num lance que poderia ser alvo de polémica (pelo menos para os crentes de fantasmas e de sistemas!), Adriaanse veio a públicar afirmar:

" Parece que Baía podia defender ou socar a bola, mas perdeu o duelo no ar. O Prso é experiente, mas o Baía também o é"

Claro como a água! Frontal, directo, sem desculpas de mau perdedor!

Sr. Adriaanse acabou de ganhar um admirador!! Gostei da postura e da forma de estar no desporto!! Grande nas vitórias e grande nas derrotas!
Que diferença!!

segunda-feira, setembro 12, 2005

Derby_Paulo Costa

Um derby, nunca é muito fácil de apitar, porque raramente existe um jogo em que não existam casos. Paulo Costa teve que tomar algumas decisões neste Derby.

A defesa alta do Sporting, obrigou os seus fiscais a atenção redobrada aos foras de jogo. E estiveram quase sempre bem, exceptuando um lance na segunda parte com Simão a ser lesado.

Luís Loureiro vê um amarelo numa zona idêntica áquela em que surgiu o caso do jogo. Ricardo Rocha fez uma falta com o mesmo propósito e viu vermelho... Diferenças? Loureiro tinha Tello atrás de si, e Rogério ia disparado sozinho. Para além disso, Ricardo Rocha foi muito espalhafatso na abordagem ao lance, já para não falar de muito duro. Posto isto, o amarelo era tb muito aceitável. Era daqueles amarelos alaranjados. Só um desafio... Em todas as fotos em que se vê o momento em que Rocha faz a falta, não se vê a bola. Nem em planos alargados... daí tb se aceitar o vermelho. E sabem quando é que o Rogério apanhava aquela bola? Nunca. Rocha foi vítima da sua própria precipitação.

Nesse mesmo lance Liedson mete uma mãozinha na cara de Ricardo Rocha e passa sem sanção (é impossível ao árbitro ver). E logo a seguir Liedson tem uma provocaçãozinha desnecessária (daquelas em que Ricardo Rocha é pródigo - há dois anos mandou-o encher, neste mesmo jogo pediu calma ao público, porque havia muito barulho . Quem age assim, tem que ter maior poder de encaixe) ao dizer adeus a Rocha e devia ser admoestado por isso.

No lance de Beto com Moutinho, considero que o árbitro procedeu bem. Moutinho embelezou a queda, fez o seu papel. O amarelo foi justo, porque Beto quis parar a sua progressão (bom, progressão lateral... Beto não quis foi jogar a bola).

Bem ou mal o árbitro? Depende da paixão com que se viu o jogo e também se se siu na Lateral a Norte, ou na superior Sul.

Tenho a sensação que me escapa algum lance de difícil juízo. Se assim fôr, estejam à vontade para o referirem.

Derby_Análise 2

Antes demais, importa esclarecer que foi em consonância com o Kramer que surge este segundo post, como não poderia deixar de ser.

Agora, vamos ao que interessa. Sporting e Benfica encontraram-se em Alvalade num jogo muito importante para ambos, e não só para o Benfica. Tinha dito antes da partida que não era jogo para mudanças, o que era como quem dizia - Não valia a pena inventar.

Pois bem, Peseiro apresentou o 11 esperado face às ausências (Beto, Edson e Custódio), e manteve o esquema táctico que transformou o Sporting numa equipa de futebol atractivo (embora pouco eficaz). No Benfica faltava Petit, e apetece dizer que fez muita falta. Mais falta fez ainda ao Benfica um treinador que entendesse os recursos que tinha à sua disposição.

Sporting com Rogério, Tonel, Polga e Tello na defesa. Meio campo com Loureiro na retranca, Sá Pinto descaído para direita (preferencialmente), Moutinho no meio e Douala na esquerda. Ele e Sá Pinto trocariam amiúde de posição. Na frente a receita do costume: Liedson e Deivid. O benfica, era um mar de equívocos... 3 centrais em portugal - Nunca! A não ser que se jogue sem laterais, e aí seriam 3 defesas o que em Portugal - NUNCA!! Pelas próprias características das equipas. Ninguem joga com 2 pontas (é raro, o Sporting até o faz, mas Liedson e Deivid mexem-se muito, abrem espaços, obrigam os laterais a atropelarem-se com os centrais, abrem espaço no meio que nunca é aproveitado). Depois aquele meio campo com Karagounis e Manuel Fernandes no meio... Ui. Não me lembro de uma bola roubada por um deles a João Moutinho ou Sá Pinto. João Pereira na direita... não sabia se marcava Douala, se ia incomodar Tello, se para isso estava lá o Carlitos... Houve excesso de lateralização. Do outro lado a mesma coisa com Nelson e Simão, embora Simão inteligentemente caísse para o meio, abrindo espaço para Nelson. Geovanni faria o mesmo do outro lado. Carlitos... Uiiiiiiiiiiiiiiiiiii. Na frente, Miccoli - tão pouco. O Sporting entrou cauteloso, mas com bola. Via-se que a preocupação era fazer devagar, mas com segurança. A bola circulou e bem, mas Sá Pinto e Moutinho nunca entraram na área do Benfica para aproveitar a movimentação de Liedson e Deivid. Era um Sporting muito seguro, mas francamente insipido.
Era preciso alguem assumir-se e esse alguém começou a ser João Moutinho. Douala não dava para tudo, e Moutinho teve a inteligência para, não descurando o que lhe havia sido pedido, começar a criar perigo do sítio de onde o deixavam ir. De fora da área começou a rematar. O Sporting continuava ganhar a segunda bola, por via do posicionamento de Moutinho e Sá Pinto, ao passo que Karagounis e Manuel Fernandes estavam perdidos... E sem ajuda.
Moreira realizou grande defesa a remate de Moutinho e do canto surge um grande golo de Luís Loureiro. O Sporting estava em vantagem, e podia dizer-se que era merecida, embora se o resultado ao intervalo fosse de 0-0 ninguém pudesse dizer que era injusto.
Para a segunda parte Koeman trouxe Nuno Gomes e tirou João Pereira (tacticamente uma nulidade, nem sabia se atacava, se defendia, se o seu homem era Douala, se era Tello, se Era carlitos que tinha que ir à linha, se era ele - mas tem um penteado engraçado). Não resolveu foi o problema do meio campo. E ainda pediu a Carlitos para ajudar a defender (as hipóeteses disso acontecer eram nulas). O Benfica começou a dizer aos seus laterais para marcarem um dos avançados do SCP, e isso abriu muito espaço nas suas costas. Bola perdida a meio campo, rapidamente colocada para Liedson que estava a ser marcado pelo defesa esquerdo (porque trinco não havia) e sobra para Rogério. Rocha vê duzentos metros nas suas costas e opta pela falta, que foi demasiado espalhafatosa - esse foi o seu pecado. Acabou expulso. E Koeman? Pedia-se que reequilibrasse a equipa. Carlitos realmente tinha que sair, para entrar alguém que pudesse jogar à esquerda na defesa. Nelson podia ser esse homem, mas Koeman esqueceu-se que o Sporting tinha um defesa esquerdo, que por acaso até é um médio... Tello começou a aparecer em jogo e vai daí desata a rematar de longe. Na sequencia de um desses remates, a bola sobra para Liedson que a envia para a baliza, mas luisão salva em cima da linha de golo (depois de Rocha já o ter feito na primeira parte). A Koeman bastava encostar Micolli à direita... Só para pôr Tello em sentido. Da mesma forma que Simão fez com Rogério... Ou então tirar Micolli e lançar Geovanni... Chama-se a isto equilibrio e o Benfica nunca o teve. Porém, chegou ao golo da primeira vez que chegou à baliza do SCP (desde que estava em desvantagem) mas não tratou de corrigir nada... Deixou-se andar. Meteu Alcides para o lugar de Karagounis. Ou seja, Alcides para o lugar de Beto, E Beto para o de Karagounis - Efeito prático zero, para além da maior frescura (frescura estava longe de ser o maior problema do Benfica). O Sporting continuou a pressionar (teve 5 minutos de desnorte) E Nelson tirou pela terceira vez a bola da linha de golo (a remate de Sá Pinto). Pouco depois Liedson fz o 2-1. Tello foi por ali e meteu a bola na cabeça de Liedson. Este fez o que sabe - Resolveu. DEpois disso Wender ainda tentou o 3-1 (grande remate, grande defesa de Moreira) mas o SCP teve a atitude competitiva de sempre - tremeu e o Benfica podia ter empatado por Luisão, que acossado por Nelson falhou incrivelmente. Apesar desse lance raramente se sentiu que a vitória fugiria ao SCP. Porque o Benfica não mostrava capacidade, e porque se sentia que se acelerasse o terceiro golo era possível. O jogo chegou ao fim, com a vitória da melhor equipa em campo (longe, muito longe de ser brilhante). O Benfica precisa de rever processos, o Sporting precisa de se assumir como equipa madura.

Figuras:
Sporting: Tonal (muitíssimo seguro, permitiu à equipa jogar alto), Liedson (resolveu) e... Luís Loureiro (excedeu-se).
Benfica: Moreira (grandes defesas a remates de João Moutinho, Tello (2 vezes) e Wender) e Simão (li em todo o lado que jogou mal - Eu acho que esteve bem. Na primeira parte foi inteligente a procurar o interior do campo, na segunda ainda mais ao fixar-se ao pé de Rogério quando este deu o berro - e fez o golo, embora com muita felicidade).

Notas para o banco:
Peseiro - 6,5 (inflaccionado pela vitória)
Koeman - 0 (um zero rotundo, tem que perceber o que quer fazer, e apostar em dois dos centrais - Chama-se a isso ter coragem).

domingo, setembro 11, 2005

Derby_Análise

Se foi relativamente fácil prever Peseiro, já Koeman voltou a dar-nos que pensar. Bem, realmente já não há muito a pensar em relação à sua posição enquanto treinador. Mas já lá vamos...
O Benfica entrou bem, surpreendeu Peseiro com 3 centrais, Karagounis, Miccoli e...Carlitos! 4 pormenores, 3 erros de Koeman! Espantosa média. Pensei que dava mas não consigo. Vamos lá então entender Koeman: o holandês justificou a entrada de Carlitos na equipa para apostar no contra-ataque e na rapidez do seu trio de avançados. Geovanni é lento? Miccoli (com peso a mais) é rápido? Sá Pinto ganhou-lhe em velocidade um lance...Se Mantorras não estava bem fisicamente para ser convocado (ou até estava?), será que Karagounis (durou 60 minutos) ou Miccoli estavam melhor? E que ideia é essa de trocar a posição de Nelson 3 vezes no mesmo jogo? O jogador chegou a estar confundido com tanta mudança. Entrada de Alcides quando estava a perder? Bom, Koeman deve ter ficado contente ao saber que Wender pouco fez mas os cruzamentos de Tello continuaram a caír na área como bombardeiros (um até deu golo sr. Koeman...). Seria Carlitos o jogador indicado para travar o chileno? E com 10 homens porque é que não houve mais médio direito? E porque é que Beto é utilizado a defesa direito? E porque é que Chalana não alertou Koeman dos pontos fortes (menos visiveis) do Sporting (cruzamentos de Tello e Rogério, Liedson nas costas e...pum)? A marcação nas bolas paradas é um desastre, a disciplina acabou, o balneário está seguro pelas pontas (aquela do Miccoli dizer ao Simão que ia bater o livre do lance do golo diz tudo...). Nuno Gomes nas costas de Miccoli? Credo...Quer apanhar mais sr. Koeman? É melhor não...
Voltando ao jogo...estava eu a dizer que o Benfica entrou bem no jogo, o Sporting sentiu dificuldades no miolo (Loureiro pouco constrói, Roca foi embora) até que o Sporting marca de canto. Loureiro sozinho, sem oposição (nem dá para perceber se é suposto alguém estar a marcá-lo...Luisão?É o unico 100% solto). Um golo para mais tarde recordar porque não haverão muitos mais como aquele. O Benfica até ao intervalo não fez muito. Koeman não gosta de falar durante o jogo (desculpe lá mister, é só mais esta!) e só mexeu ao intervalo: João Pereira por Nuno Gomes. 4*4*2 e o jovem Carlitos ainda em campo para baralhar a defesa leonina no contra-ataque (mas não estavam a perder??)! O Benfica entra bem, pressionante e mexido (2 factores positivos de Koeman. ALELUIA! Algo bom!) mas vê Ricardo Rocha ser expulso aos 55 minutos. Cabeças a ferver, tempo de meter um pouco de água...que tal colocar Beto a defesa direito? Não, espera...vou pôr o Alcides lá. Olha, golo! Fixe, não o ponho!Espera, é melhor, o Karagounis fez uma longa viagem e eu já sabia que ele não durava o jogo inteiro...olha, tá ali o Geovanni no banco...nã, prefiro fechar bem aquele lado direito. Bora Alcides! Acho que é por ali que pode haver perigo...só não sei é como!
Por esta altura, Peseiro pensava já em lançar os seus novos craques: Wender primeiro, para o lugar do apagado Deivid e João Alves para saír Douala. O Benfica tinha 10, Peseiro parecia apostar na contenção mas, como de costume, o Sporting fechou mal e ia permitindo o empate de Luisão já perto do final. Pelo meio 3 bolas salvas em cima da linha de golo por parte de jogadores benfiquistas. Em termos de jogo jogado, o resultado é justo, mas não se pode negar que o Benfica com 10 mereceu o empate pelos riscos que correu e pelas chances que criou para o conseguir.

Árbitro: Paulo Costa

É internacional, ganha 800 euros por jogo e está constantemente na boca do mundo do futebol. Não teve actuação positiva, abusou da dualidade de critérios e os árbitros auxiliares não foram muito melhores. Mas vamos rever alguns lances:
- O lance do jogo: Ricardo Rocha agride, quanto a mim, Rogério. Entrada rispida, às pernas, num lance normal no futebol. Mas RR quis mesmo acertar. Não é o que querem muitos e conseguem? Eu dava expulsão mas, nem Paulo Costa, nem todos os seus colegas, o costumam fazer.
- E isso o mesmo Paulo Costa comprovou quando não expulsou Beto por agredir João Moutinho a escassos minutos do fim. Porque não expulsou? Estranho não...
- Ah, e aquele lance do Luisão em que Nélson agride-o com um pontapé no estomago? A bola foi por cima mas a agressão (e o penalty) está lá. Aceito a não marcação do penalty mas Nelson agrediu Luisão da mesma forma que Ricardo Rocha agrediu Rogério.
- Se Paulo Costa foi rigoroso em dar vermelho a Ricardo Rocha, porque não foi rigoroso, conforme a lei, em dar amarelos a mãos na bola (Tello, Karagounis, Sá Pinto).


- Outra nota: Liedson continua a ser supostamente puxado e continua a caír para o lado oposto. Porquê? Qual o fenómeno da física que permite isto??


P.S: Este meu post substitui a minha análise à jornada (Superliga + Árbitros) que não poderei fazer visto que estarei de férias e ausente dos meios informáticos mais avançados!

quarta-feira, setembro 07, 2005

Liga Fantástica

Uma vez mais este ano vai-se realizar nova edição do concurso do jornal "Record" , a LIGA FANTÁSTICA.

Aqui no Blog, todos nós temos um bocado a mania que percebemos de futebol e somos treinadores de bancada!
Dai, colocar agora um desafio a todos os participantes deste blog.
Uma mini-liga entre nós na Liga Fantástica.
Que tal??
Temos participantes? Ou temos meninos?? Que falam, falam .... mas depois........!!

terça-feira, setembro 06, 2005

O Grande Derby: Sporting - Benfica !!

Benfica – Sporting!!
Em Portugal, o Derby dos Derbys!
Ao contrário dos últimos anos, este ano o grande jogo vem muito mais cedo do que tem acontecido em anos anteriores. Mas nem por isso, este apaixonante jogo deixará de poder ser decisivo!
Em Alvalade, quase que os extremos se tocam! Um Sporting mais confiante pelo liderança partilhada que ocupa enfrenta um Benfica na cauda da tabela, e que em 2 jogos não conseguiu marcar um único golo! Uma derrota em Alvalade poderá ser a machadada final nas aspirações. Por seu lado, uma vitória leonina poderá ser o tónico decisivo para um ataque firme, consistente e cheio de confiança para a conquista do titulo.
Contudo, e por contraditório que possa parecer, ambas as equipas partem para este jogo com índices de confiança reduzidos, e passo a explicar!
Começando pela equipa mais fácil de explicar, o Benfica: São campeões, mas são neste momento uns campeões fragilizados, em que a derrota contra o Gil Vicente deixou marcas fortes. O empate frente a Académica não se pode considerar de todo com um muito mau resultado. Mas a derrota em pleno Estádio da Luz frente ao Gil, e sobretudo o facto de em 2 jogos não ter conseguido marcar um único golo é assustador! Jogadores, Treinadores e Dirigentes sabem que uma derrota em Alvalade pode ser o adeus ao titulo. A pressão está nas suas costas, a confiança é reduzida, dos reforços de última hora apenas Miccoli estará em condições de jogar. Karagounis, á semelhança de J.Pereira ( que ainda assim não deverá ser titular), Luisão, M.Fernandes, Simão, Karyaka (tb não deverá ser titular) e Mantorras (que tb não deverá ser titular) têm estado ausentes dos treinos por estarem ao serviço das selecções e para além disso, Petit e R.Rocha têm estado lesionados. É muita gente de fora para preparar um jogo de tamanha importância.
Koeman estará com vários dilemas. Lançar Miccoli no apoio a Nuno Gomes?? R.Rocha novamente na esquerda para apoiar os centrais na luta contra Deivid e Liedson e reforçar o jogo aéreo? Ou meter Léo para o caso de Peseiro lançar Wender na esquerda e Douala na direita, abdicando de Deivid?? É que Douala na direita, com a sua velocidade rasga completamente R.Rocha! Mas tb deixar Luisao e Anderson ou Rocha na luta directa contra uma potencial dupla Liedson & Deivid poderá ser perigosissimo!
E no meio campo?? Juntar a tripla Petit, M.Fernandes, Beto ou abdicar de um deles em favor de Miccoli no apoio a Nuno Gomes? Ou mesmo abdicar de Geovanni em favor do italiano?
Muitas dúvidas! Muita incerteza! O que por certo terá ainda mais reflexo nos jogadores!
E o Sporting??
Sou da opinião que entrará em Alvalade também desprovido de confiança e amedrontado. Com menos jogadores na selecção, dos previsíveis titulares, apenas Tello, Moutinho e Douala estiveram ao serviço das selecções, Pinilla e Varela não certamente titulares e Ricardo á semelhança de Quim, não entra nestas contas e com um factor importante, para mim muito importante será a ausência de Beto e Edson e eventualmente de Custódio / L.Loureiro, a verdade é que o Sporting vai entrar em campo sem um líder. Beto o capitão não irá jogar. Ricardo, como que jogador experiente que é também não irá jogar. Roca saiu. Sobra, Sá Pinto. Que penso que irá jogar.
O Sporting partirá fragilizado na baliza. Jogue quem jogar. Ricardo é o melhor. Claramente. Tem para mim inegável qualidade. Mas tem estado mal. Muito mal. Se jogar irá estar inseguro por tudo o que se tem passado, e o lance com Luisão ainda está na memória de todos. Jogando Nélson, a fragilidade continua lá. Não tem a qualidade de Ricardo. E sabe que todos os olhos estarão em si, e que no fundo está a prazo na baliza! Na Madeira, esteve bem mas uma coisa é defrontar o Maritimo, outra é defrontar o Benfica.
A ausência de Beto é importantíssima. Tonel será lançado. Tonel que quando jogou, fê-lo mal. Muito mal, e jogando com Polga, a intranquilidade penso que poderá ser muito elevada. Na esquerda a ausência de Edson também será sentida. Surge a primeira dúvida de Peseiro. Tello ou Paíto? Pessoalmente aprecio as qualidades de Paíto, mas penso que (e falando como benfiquista, digo “ainda bem!”) será Tello o escolhido.
No meio campo as grandes dúvidas. Roca saiu. João Alves acabado de chegar estará já á altura de ser lançado num desafio desta dimensão?? E Custódio? Terá ritmo de jogo?? Não sei bem em que ponto está a situação de L. Loureiro. Mas o Sporting precisa de um homem mais recuado. Um dilema para Peseiro.
Faltando liderança dentro de campo, um nome é de imediato lembrado. E Sá Pinto? Mas onde encaixar Sá Pinto? Os únicos que estão certos são Moutinho e Douala. E onde jogará Douala?? Na esquerda como tem vindo a jogar e mais recuado? Ou lançar Wender, abdicar de Deivid e lançar na Douala na direita explorando a falta de rotina do lateral esquerdo do Benfica, seja ele quem for?
Parece-me que a forte circulação de bola no meio campo do Sporting começa a ficar seriamente afectada. Ganhará contudo maior profundidade no seu jogo. Mas e defensivamente?? Penso que ficará ainda mais fragilizada. Muito mais. Não existe apoio nem aos centrais do Sporting nem aos laterais. Ninguém faz as dobras, ninguem compensa as subidas dos laterais.
Pondo me no lugar do Peseiro e tendo em conta as diversas condicionantes com que se debate eu jogaria com: Ricardo; Rogerio, Tonel, Polga e Paito; Custódio, Sá Pinto, Moutinho e Douala; Deivid e Liedson.
Mas espero bem que Peseiro não faça isto!
No lugar de Koeman jogaria como: Moreira; Nelson, Luisao, R.Rocha, Leo; Petit, M.Fernandes; Geovanni, Miccoli , Simão; Nuno Gomes.Os dados estão lançados. O meu prognóstico?? Sporting 1 (Deivid) Benfica 2 (Simão, Nuno Gomes)

Para mais tarde recordar..._5

Rui Meireles, dirigente do Sporting, sobre os candidatos ao título este ano:
"Penso que a disputa do Campeonato não vai passar apenas por Sporting, Benfica e FC Porto. O Braga tem uma equipa muito forte, o Guimarães e o Boavista também se reforçaram muito, e podem ser sérios candidatos ao título."

sexta-feira, setembro 02, 2005

Selecção_4

Já sabemos que Scolari é homem de fé, de ideias fixas e de espírito de grupo. É inegável. Não gosta muito de ver jogos ao vivo, prefere o conforto do sofá. Formou o seu grupo de 28-30 jogadores e nele parece não gostar nada de mexer. E quanto mais o põem em causa, mais Scolari faz finca-pé.
Vamos ver o mais-que-provável 11 para os próximos 2 jogos da selecção:
1-Ricardo ou Quim (escolham o actual suplente que quiserem)
2-Paulo Ferreira
3-Nuno Valente (não joga a sério há quantos meses?)
4-Ricardo Carvalho (o amuadinho)
5-Jorge Andrade
6-Costinha (BIOCT - desrotinado em russo, habituado a sintéticos)
7-Maniche (idem idem)
8-Deco
9-Pauleta
10-Figo (fez um jogo a sério no meio do processo da trasnferência)
11-Ronaldo

Não será de espantar que, com o Luxemburgo, não se note falta de andamento destes jogadores, mas com a Russia, certamente, a história será bem diferente...

quinta-feira, setembro 01, 2005

Para AGORA Recordar!

Costuma-se dizer que a vida dá muitas voltas, e uma das fases que fica para a história é aquela que foi proferida por Pimenta Machado: " O que hoje é verdade, amanhã é mentira!"
Sendo nós latinos, acho que se fala muito com a emoção e pouco com a razão. As vezes também se diz que "pela boca morre o peixe".
Estes ultimos dias foram pródigos em acontecimentos que mexeram com o nosso futebol. Factos que foram amplamente discutidos pela malta aqui do Blog, pelo que achei interessante fazer um breve apanhado de alguma afirmações aqui escritas:


que encham papel com m**** do benfica e do porto agora q vai começar a liga pq o defeso todo foi feito a vender o plantel inteiro do Sporting. liedson, douala, ricardo e polga. todos queriam ir embora, todos estão cá. até o enaka qdo saiu disse bem do clube... o miguel e o mccarthy foram os unicos a dizer bem claramente: "quero sair daqui!" -
FANECA


Não acham que ainda é muito cedo para avaliar se o Sporting está mais fraco ou mais forte??!!È que aquele plantel ainda vai levar umas qts voltas!!Vão sair jogadores, porventura alguns de capital importancia e outros irão entrar. Se efectivamente Wender e João Alves entrarem, teremos ali forte candidato!Mas falta saber... quem entra e quem sai!!!Demasiado cedo para fazer conjecturas! Corremos o risco de sermos todos induzidos em rro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!KARLOS

No entanto, parece-me que o plantel do Sporting está feito, e deverá ser com este plantel que o SCP vai atacar o ano.
VANTUNES

Mais uma prova da vulgaridade dos jogadores da equipa que teve mais pontos o ano passado é que conseguiram vender... zero. Os milhões prometidos pelos craques ??!! do benfas foram tostões e até conseguiram manter o desejado pelo real madrid e inter, o cepo luisão!! Com 25% do passe e se esses grandes europeus o quisessem era só estalar os dedos e lá ía ele, bye bye!SANTINI

Quais foram os clubes que apresentaram uma proposta concreta ao Benfica no sentido de comprar qualquer desses jogadores do Benfica:Por cinco de Top entendam-se Simão, Petit, Miguel, Luisão, Manuel Fernandes e vamos juntar por descargo de consciência Nuno Gomes...Respondo eu: Dinamo de Moscovo pelo Miguel, que só é apetecível para os outros grandes europeus a preço razoável e mais consentâneo com o seu real valor.Simão ninguém to compra, Petit ninguém to compra (o empresário pôs aí nos jornais que o Marselha o queria, o clube desmentiu de pronto), Luisão todos to compravam e ninguém se chegou à frente, Nuno Gomes ficas com ele para substituir o Eusébio, Manuel Fernandes niguém to quer por enquanto, acredito que mude no ano que vem. Portanto essa de os colocar sem problema... Só se fôr o Benfica a oferecê-los a preço de saldo. Assim todos os grandes vendem todos os jogadores que quiserem. Neste momento ninguém quer esses jogadores e mais nada.
VANTUNES

ROBINHO FOI PROMETIDO EM DEZEMBRO E NEM VÊ-LO...TOMMASSON IDEM ""... O SADDAM DOS PNEUS E O EX-PRESIDENTE DO fcp LUXEMBURGO VOLTAM À CARGA...VÁ LÁ COMPREM MAIS UNS KITZINHOS PRO PRÓXIMO CRAQUE!!
... VIRTUAL, É CLARO!!
SANTINI


E esta(s) hein???!!!!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!