quarta-feira, agosto 31, 2005

Mercado_2

Fechou? Podem confirmar? Bom, os ultimos 2 dias de "mercado aberto" foram de um grande corropio. Veiga e LFV abriram as hostilidades com a chegada de Karagounis, "amante" da dupla há já 7 meses. Traz algo que o Benfica ainda não tinha (talvez só Karyaka o tem mas falta-lhe velocidade de processos), para uma zona do terreno vazia. Poderá ser o médio mais completo do plantel, a confirmar. Mas parece que esta chegada acordou os adormecidos rivais que pareciam pouco fazer para se reforçarem. Já se sabia que talvez o Porto quisesse um defesa esquerdo para suprimir a saída de Nuno Valente (e, possivelmente, de Leandro), lá se falou num sueco, acabou por vir um...eslovaco. Marak Cech é jovem e tem uma característica única em quase todo o mundo: pertence a um clube que, em ano e meio, contratou 4 defesas esquerdos (Areias, Leandro, Rossato e Cech). Vamos ver se ganhará o seu espaço. À ultima da hora o West Ham ofereceu os 9 milhões pedidos pelo Porto por McCarthy. Pinto da Costa disse não a pedido de Co Adriaanse.
O Sporting também tinha um namoro antigo: Wender! Peseiro já o tinha afirmado que era o preferido. E o Sporting conseguiu-o. Certamente, cedendo relativamente às exigências financeiras do Braga (fala-se em 2,5 milhões). Mas, entretanto aparece o Boro com uma proposta para Roca (já que não levamos o levezinho - Douala - levamos o gordo!). O Sporting piscou o olho ao Braga (Ó Salvador, traz lá outro!!) e fechou negócio. Conclui-se que o dinheiro de Enak e Roca (5+4 milhões?) chegou para Deivid, Tonel, João Alves e Wender (3+1+2,5+2,5). 9=9. Contas por alto.
Por fim, chegou o pequenino. Aliás, ele foi dos primeiros a chegar, mas ninguém o viu. Miccoli é avançado. Marca alguns golos mas não é finalizador. Pode jogar nas costas do ponta-de-lança mas não torna o meio campo um trio, pode jogar na ala, mas não é de ir à linha cruzar. Ou seja, o Benfica comprou 2 jogadores para fazer o mesmo mas de modo diferente. De qualquer forma, faz sentido porque só havia Nuno Assis para o fazer e fazia-o...mal!
Houve ainda a novela Simão. O Liverpool veio em força mas a fasquia era alta: faz sentido, não havia tempo para arranjar um substituto.
Contas finais: o Porto suprimiu uma lacuna no plantel, o Sporting gestionou o plantel pensando em dinheiro (daí o nome gestão...ahahaha), adquiriu bons jogadores do nosso campeonato (pensou a nivel interno) mas perdeu um jogador influente. Por outro lado, o Benfica reforçou-se mais a nível externo. 2 internacionais, motivados com a possibilidade (longínqua) de ida ao Mundial, a um custo acessível e comportável (salários altos mas certamente dentro dos parâmetros do plantel). Enriqueceu o plantel e não deixou escapar Simão resistindo à tentação dos milhões ingleses (15 milhões não se deitam fora).

P.S. - A diferença entre deixar sair Roca (se bem que compensada com João Alves) e manter Simão e McCarthy pode ser significativa. Mas as três operações justificavam-se pelo encaixe financeiro. Resta saber quem tem razão: o coração ou a cabeça?

terça-feira, agosto 30, 2005

Humor_36

Será que José Veiga pensa que o fecho de inscrições é dia 30 de...Setembro??

segunda-feira, agosto 29, 2005

Árbitros_22

Comecemos por Lucilio Baptista na Naval-Porto: não vi o jogo todo, do que vi espanta-me como é possivel Nélson Veiga não ter sido expulso...já o árbitro auxiliar do lado do ataque do Naval cometeu 2 ou 3 erros mas esteve bem em muitos mais lances. You can't win it all..
Passemos ao jogo que vi com mais atenção...no estádio. Benfica-Gil Vicente apitado por Rui Costa (segundo fontes não oficiais, irmão de Paulo Costa). Bom, ao menos o problema tá localizado: é de familia. Rui Costa (o árbitro) foi tudo menos competente. Não acertou uma em condições (chegou-se a dizer que foi pior que...Koeman!), aos 3 minutos penalty sobre Simão. Ele estava lá ao pé mas considerou que o defesa jogou bola. No lance da lesão de Ricardo Rocha não tenho opinião formada: só vi no estádio e o que vi foi pouco pois foi do lado oposto.O penalty sobre Nuno Gomes é discutivel. Aliás, não há impedimento por parte do defesa em deixar Nuno Gomes jogar. Mas a camisola puxada está lá e o árbitro não mede intensidades. Aceita-se a decisão, burrice do defesa. Lance de Geovanni: o toque está lá, mas aceita-se a decisão. Geovanni cai tarde (imediatamente antes de caír o Iaquinta!) por isso é compreensivel que o árbitro ache fita. Ultimo lance de penalty: Nuno Gomes é empurrado pelo defesa. Se eu tou na outra baliza e vejo, porque é que Rui Costa não viu?? Péssima exibição do árbitro que permitiu todo o tipo de anti-jogo do Gil Vicente (apenas 1 amarelo por esse tipo de comportamento).
No Maritimo-Sporting, não vi o jogo com muita atenção (nem sei quem apitou) mas gostei dos árbitros auxiliares, penso que erraram muito pouco, mas corrijam-me se estiver errado.

Superliga_38

A expectativa era alta para esta 2ª jornada. Seria a primeira vez de Porto e Sporting fora de portas e o 1º jogo do campeão nacional na Luz. Comecemos por aí:
Koeman inovou. Inovou tanto que até deve ter surpreendido os jogadores. Um sistema de 3 centrais, 2 laterais que eram médios, 3 avançados, com 2 deles (Simão e Nuno Assis) a trocarem constantemente de posições. Durante 25 minutos o Benfica surpreendeu o Gil Vicente que não acertou as marcações: Ulisses passou a um 4*4*2, fazendo recuar um pouco Carlitos. A surpresa proveniente da táctica do Benfica viu-se limitada por si mesma, ou seja, não pondo em causa o modelo táctico, a escolha dos jogadores foi muito fraca. Beto na direita (sacrificado), Nélson na esquerda (uma semana a sonhar com a lateral direita e acaba a médio esquerdo) e Geovanni (para quem diz que tem poucas opções ofensivas, não pode dar banco ao brasileiro). Com a lesão de Ricardo Rocha, entra o 2º erro de Koeman: ao fazer entrar Dos Santos, Koeman tinha que optar por mudar a táctica. Era o momento ideal para tal. Ao fazê-lo apenas com a entrada de Geovanni, Koeman comete duplo erro. Tira Beto e não Manuel Fernandes (perde a bola no segundo golo, jogou estático) e ainda esqueceu-se que o problema da táctica inicial deu-se pela falta de iniciativa de Beto. E aí Geovanni poderia revelar-se incisivo! Nélson compensaria mais o flanco, Beto deambularia no meio campo e faltaria só tirar o habitual apagado Nuno Assis para lançar o habitual energético Mantorras. No meio deste mundo de "ses", não esquecer a forma como o Benfica sofreu o 1º golo...Fico por aqui, não bato mais esta semana.
No dia anterior, Co Adriaanse viu o poder de reacção da sua equipa a "contrariedades fortuitas". Sim, o Porto assim que sofreu um golo, reagiu e não deu chances. A defesa é fraca, não fosse o entusiasmo excessivo de Fogaça (sempre offside), e causaria mais dissabores. César Peixoto marcou dois, é um facto masnos 2 sofridos, está lá envolvido. Se o Porto jogar assim na Champions...terá dificuldades. No nosso campeonato, torna-se menos perigoso...mas muita atenção àquelas 6 unidades do meio campo para a frente. E se, cada vez que alguém saltar do banco, for para provocar danos...
O ultimo dos grandes a entrar em acção foi o Sporting frente a um Maritimo renovado mas não com muito boa cara. O Sporting criou muitas chances de golo, mexeu-se bem mas quando não marca parece ficar nervoso (como Peseiro no banco) e desconcentra-se. O Marítimo subiu e falhou a sua chance. Por isso Liedson resolveu. Bem Peseiro ao trocar Sá Pinto por Roca (muito abaixo do que pode e deve). Loureiro não é o tapa-buracos que a equipa necessita e os laterais têm que...d-e-f-e-n-d-e-r! Edson ganha espaço e importância mas é semelhante a Rogério e deveria haver mais equilibrio naquela zona. Vitória justa e importante antecedendo a recepção ao rival Benfica.
No resto da jornada, destaque para o Rio Ave e o Braga que continuam no topo da Superliga enquanto que Guimarães e Leiria continuam a desiludir.

Equipa da semana: Gil Vicente
Jogador da semana: César Peixoto (por tudo e mais alguma coisa)
Golo da semana: Marcel, o segundo
Treinador da semana: Nelo Vingada

sexta-feira, agosto 26, 2005

Desafio_3

José Veiga gosta de desafios. Está provado! Se havia dúvidas, hoje mesmo dissipou-as. Aquando da apresentação de Nélson, prometeu 1 ou 2 reforços ainda antes do que as pessoas pensam (tem 6 dias para o fazer, se calhar nem o McGyver conseguia!). Claro que nessa lista de pessoas não aparecem o nome de Koeman que esperava tê-los no dia do jogo com a Juventus nem metade dos associados benfiquistas que já não têm a ilusão de ver o plantel reforçado com algum craque internacional. Bom, é sempre possível que José Veiga esteja a falar de um reforço à mesma medida do que foi apresentado, faz agora um ano: Everson. Esse nome-sensação que acabou por jogar 20 minutos e...ser campeão! Se Veiga falhar os reforços, não só se ridiculariza, como perde na imagem dentro da Luz. Se acertar (em cheio), poderá passar incólume (a muitos mas não a todos) e manter-se o lider do futebol do Benfica sem discussão.

P.S. - Veiga pode apresentar grandes reforços, só dia 31 de Agosto é que se saberá com quem é que o Benfica pode contar para a época, mas de qualquer forma ficam apenas 3 notas que, independentemente de quem venha, não serão esquecidas: LFV mentiu, a organização inicial da época esteve longe de ser a melhor e o mais que possivel falhanço dos kits está associado a essa mesma má planificação.

UEFA_3

As 4 equipas portuguesas na UEFA também já conhecem os seus adversários. O sorteio da UEFA estava dividido por potes por isso já se tinha uma ideia de quem podia calhar a quem. O pote do Setúbal era o mais dificil: Feyenoord, Sevilha, Dniepr, Basileia e SAMPDÓRIA. De 5 favas saíu talvez a mais rija de todas. Se o Sporting não conseguiu fazer frente à Udinese, dificilmente o Setubal fará frente a uma Sampdória 5ª classificada do Calcio. Probabilidades de passagem: 15%
Antes do Setubal, o Braga ficou a conhecer o seu adversário: As hipóteses Leverkusen, CSKA Moscovo, Marselha (todos a evitar!) e Grassophers não passaram disso mesmo tendo calhado um Estrela Vermelha que deixou de ser nos ultimos anos o conjunto mais forte da Sérvia (ultrapassado por Partizan). Se a experiência do ano passado com o Hearts não correu bem, também serviu de lição e esperemos que o forte Braga que hoje existe possa materializar o seu potencial na Europa. Probabilidades de passagem: 60%
Já o Guimarães tinha também "tubarões" a evitar como o Estugarda ou o Osasuna e ainda o AZ Alkmaar de Van Gaal. Ficavam o Steaua Bucareste e o Wisla Cracovia. Calharam os polacos que só cederam para o Panathinaikos a entrada na Champions no prolongamento, portanto não será pera doce. Mas Jaime Pacheco já levou o Boavista às meias finais da competição...Probabilidades de passagem: 40%
Por fim, o único cabeça de série, o Sporting. Tinha a evitar o Estrasburgo. Calhou-lhe o Halmstads, equipa que defrontou há 4 anos e que eliminou sem dificuldades. Não deverá sentir problemas para alcançar a fase de grupos. Podia ter-lhe calhado ainda o Xanthi, o Anorthosis Famagusta ou o Brann.Probabilidades de passagem: 90%

Concluíndo, Sporting tem um pé nos grupos da UEFA, Braga tem nas mãos chance de ouro, Guimarães terá que trabalhar muito para alcançar sucesso e ao Setubal parece muito complicado o desafio. O sorteio acabou por não ser tão negativo assim quando nomes como Leverkusen, Feyenoord, Sevilha, Estugarda e Estrasburgo estiveram em cima da mesa...

Liga dos Campeões_5

Saíu o sorteio da Liga dos Campeões com sortes um pouco distintas para Benfica e Porto. O grupo D inclui ao lado dos campeões nacionais o Man Utd, o Villarreal e o Lille. Nenhum deles campeão do seu país na época transacta. Apesar disso, o Benfica sentirá enormes dificuldades até porque o calendário em si não lhe foi favorável: começa com o Lille em casa e depois visita Man Utd e Villarreal. Um mau resultado no primeiro jogo poderá fazer com que, à 3ª jornada, o Benfica esteja já fora da luta pelo apuramento. Apuramento esse que será muito dificil dado o valor de, principalmente, Man Utd e Villarreal. Se os ingleses têm quase reservado um lugar de apuramento, o seu acompanhante será mais dificil de encontrar. O Villarreal é, sem dúvida, o favorito.
Já o Porto encontra o Inter (que o eliminou o ano passado), o Rangers e o Artmedia, um perfeito desconhecido mas capaz de eliminar o Celtic e o Partizan. De qualquer forma, parece carta fora do baralho para o apuramento para a próxima fase da Champions (não digo da UEFA). Assim, dá ideia que o Porto discutirá o apuramento directamente com o Glasgow Rangers, sendo, quanto a mim, mais forte que os escoceses. E a vaga "reservada" ao Inter não está tão segura quanto a do Man Utd. O facto de começar em Glasgow pode ser prejudicial (se o resultado for negativo) mas logo a seguir tem 2 jogos seguidos em casa (Artmedia primeiro). É um calendário com mais "soluções".
Boas perspectivas para o Porto de, pelo menos, continuar via UEFA, menos boas para o Benfica que terá no Lille o seu adversário mais directo. Tudo depende de como correr o primeiro jogo da equipa da Luz.

quarta-feira, agosto 24, 2005

Reflexão_13

A eliminação do Sporting da Liga dos Campeões deve servir de período para reflectir. Não vi o jogo da segunda mão (só o resumo). Ouvi o relato até ao 1-0 e depois do jogo a opinião de comentadores e adeptos. Para a reflexão principal, não é necessário saber se foi ou não penalty, se Ricardo foi ou não infeliz no lance do golo. A questão que está aqui em causa é a postura assumida por 2 pessoas do Sporting: Dias da Cunha e Peseiro.
O presidente teve (e tem) um discurso de adepto. Ainda no aeroporto disse "o Sporting foi muito superior na 1ª mão" e que "a ver se a Udinese em casa joga melhor, porque cá foi muito pobre"(o que, para mim, não é verdade). Dias da Cunha falou como se o Sporting tivesse a obrigação de vencer em Udine! Se não foi capaz de marcar sequer um golo em casa porque razão haveria de marcar 2 (e não sofrer mais do que um) fora?
Se bem me lembro, o Benfica frente à Lazio e ao Inter foi superior, segundo a opinião de muita gente. Eu sempre defendi o contrário. Se com a Lazio na 1ª mão perdeu por 3-1 contra uma equipa que não correu, já com o Inter sofreu 4 golos (quase todos) infantis na 2ª mão. Não foi por acaso. As equipas italianas jogam diferente das portuguesas. Sabem estar para ganhar. Nós, portugueses, pensamos que só porque fazemos dribles e toques bonitos temos uma grande equipa. A Udinese é superior ao Sporting, disso não tenho duvidas. Mas Dias da Cunha não soube ser humilde a meio da eliminatória, imagine-se o que irá dizer no final dela...
Em relação a Peseiro, o treinador tem um problema de optimismo. O optimismo não é um problema, apenas o é se, consecutivamente, o resultado não é tão bom como se esperava. Isto porque Peseiro dá conferências de imprensa e a meio dela sai-lhe sempre o: "vamos ganhar" (nem é o "vamos tentar ganhar"). É lógico que essa é a vontade e a determinação de todos os envolvidos no jogo. Mas Peseiro diz aquilo de uma forma como se meio caminho já estivesse andado. Disse-o antes do jogo da Luz, disse-o antes da final da UEFA (justificado nos 2 casos), mas continua a dizê-lo (não aprendeu a lição). Esse é um discurso de balneário, não um de conferência de imprensa.

P.S. - Perdendo ou ganhando, acho que o que ponho em causa é a forma de estar de presidente e treinador do Sporting que, quanto a mim, não beneficia a equipa nem os adeptos. Estes acreditam no treinador e quando vêem que Peseiro não tinha razão, atiram-se às culpas lançadas por Dias da Cunha.

Totobola__3

Finalmente Benfica e Sporting!!

1 Benfica-Gil Vicente = 1
2 Braga-Penafiel = 1
3 Rio Ave-Guimarães = x2
4 Belenenses-U. Leiria = 1
5 Setúbal-P. Ferreira = 1
6 Nacional-Académica = 1x
7 Moreirense-Marco = 1
8 Varzim-Sp.Covilhã = 1
9 Portimon.-Leixões = 1
10 Beira-Mar-Feirense = 1
11 Barreirense-Vizela = 1
12 Newcastle-Manch. UTD = x2
13 Tottenham-Chelsea = 2
Super 14 Maritimo - Sporting = M / 1

terça-feira, agosto 23, 2005

Humor_35

Maradona sobre o golo com a "mão de Deus" frente à Inglaterra:
"Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão!"

...e sobre o facto de Shilton não o ter convidado para ir ao seu jogo de despedida:
"E eu lá ia a um jogo de despedida de um...guarda-redes???"


Génio no pé esquerdo...e na goela!

Para mais tarde recordar..._4

"Se o clube continuar na Liga dos Campeões deverá continuar em Alvalade mas se o Sporting passar para a Taça UEFA, é certo que o internacional camaronês viajará mesmo para Inglaterra."

Citação de Abel Xavier em "A Bola" em relação ao facto do futuro de Douala poder passar pelo Middlesborough.

segunda-feira, agosto 22, 2005

Árbitros_21

Pedro Proença (como árbitro do ano 2004/05?) teve as honras de iniciar o campeonato. Uma exibição positiva com um defeito que ateima em fazer: Proença apita a falta 2 ou 3 segundos dela acontecer. Mesmo em situações em que a lei da vantagem não é possivel. Enfim, um pequeno detalhe. De resto, lance de Tello na área bem julgado. Apenas alguns erros de pormenor mas nada de grave.
Bruno Paixão no Académica-Benfica também esteve a um nível técnico positivo mas com alguns erros no capítulo disciplinar, um deles a expulsão de João Pereira. Há falta mas não foi puxão, conforma Bruno Paixão indicou a João Pereira. Não encontro motivos para o lateral ver amarelo nesse lance. Perdoou também um amarelo a Dionattan (viu-o minutos depois) e num remate de Dionattan, Anderson joga a bola com a mão fora do campo de actuação do seu corpo. Falta por marcar. Actuação positiva...mas pouco.
Já o Dragão teve direito à primeira cotovelada da temporada: Emerson agrediu Lucho, o árbitro viu e mostrou...amarelo. Para quê a profissionalização, para quê as conferências, para quê gastarmos tempo com pessoas sem pulso? Se viu a agressão porque será que não expulsou? Começa bem a Liga e a Comissão Disciplinar é já posta à prova: castiga ou não castiga Emerson? Esse sim ou não vai influenciar toda a sua manobra ao longo do campeonato. A não ser que faça como no ano passado e comece a castigar a partir de uma certa altura.
Nota negativa para Hélio Santos e os seus árbitros auxiliares no Leiria-Braga. Mau no capitulo técnico, péssimo na lei da vantagem, mal posicionado (má forma fisica?).

Superliga_37

O início da Superliga deu-se em Alvalade onde o jogo foi bom no 1º tempo mas muito fraco no 2º, curiosamente o período onde aconteceram os golos, qual deles com mais responsabilidades para o guarda-redes. O Sporting não apareceu tão pressionante conforme Peseiro prometeu. O Belenenses de Carvalhal pareceu uma equipa bem organizada, boa tecnicamente mas terá uma lacuna importante: a concretização. Meyong e Romeu não são matadores e os alas Ahamada e Djurdjevic também não têm perfil de finalização. Surpreendeu a ausência de P.Sérgio e a falta de risco no 2º tempo. O Belenenses teve 2 chances de golo claras (Meyong e F.Januário) desperdiçadas infantilmente. O Sporting está um pouco mais seguro que o ano passado mas continua a deixar muitos espaços na defensiva que, a serem aproveitados com eficácia pelos seus adversários, poderão causar graves problemas à equipa de Peseiro. Destaque para Moutinho que encheu o campo.
O campeão Benfica entrou em campo de forma oposta ao Sporting. A arriscar pouco o ataque e a apostar numa defesa sólida. O Benfica defende bem mas ataca pouco e mal. Koeman também pareceu não querer arriscar muito já que Nelo Vingada possui uma equipa que pressiona muito bem, um meio campo trabalhador (Roberto Brum é muito bom jogador) e um avançado de grande potencial, Marcel. Foi um Benfica como foi o ano passado: cauteloso, seguro na defesa e com poucas oportunidades de golo.
Para Domingo estava reservada a estreia do Porto frente a um Estrela Amadora desfalcado e com muitos desconhecidos. O Porto entrou bem, mas foram do Estrela as melhores situações para marcar. A defesa portista é o elo mais fraco do conjunto de Co Adriaanse. Sonkaya não parece muito bom, César Peixoto é ala e os centrais tremem pensando em Jorge Costa na bancada...De qualquer forma, de realçar a boa exibição de Raul Meireles (muito bem nas compensações), Lucho (a rivalizar com Roca no médio mais completo da Liga, a rever...) e Lisandro (um novo Derlei: joga muito, é esforçado, corre todo o ataque, resta saber se também dispara forte à baliza). Uma vitória com um golo de bola parada soube a pouco porque o adversário também não era por aí além. Falta pôr este Porto à prova, talvez Cajuda o possa fazer já para a semana.
Uma palavra especial também para o Braga que deu um recital de futebol em Leiria. Extremamente bem organizado, apresentou-se ainda mais forte que no final da época passada. Apesar da ausência de Wender, os reforços Luis Filipe, Hugo Leal (será desta?) e Deivid portaram-se bem. No lado oposto, José Gomes demonstrou total descoordenação entre sectores e aquela de acabar com Lourenço a médio defensivo...parece que Luis Campos vai ter sucessor...
No restante da jornada, destaque para o bom começo de Manuel Cajuda e António Sousa à frente de Naval e Rio Ave, equipas que prometem utilizar do contra-ataque a arma principal.
Destaque pela negativa para a falta de qualidade individual (não há jogadores de relevo nas equipas mais pequenas!), no excesso de estrangeiros (só o Marítimo jogou com 10 e o Setubal com 7) e na falta de golos (11) algo que parece que será habitual dado não haver grandes diferenças entre os sistemas ofensivos das equipas o que os torna facilmente anuláveis.

Equipa da semana: Naval
Jogador da semana: João Moutinho
Golo da semana: Rogério
Treinador da semana: Manuel Cajuda

Humor_34

Armando Sá, aquando da saída por empréstimo do Villarreal ao Espanhol:

"Sou uma pessoa que nunca está satisfeita com aquilo que faz."

Pois, não costumas ser o único...

Apostas_4 - 2005/2006

Pois bem, é o regresso dos campeonatos! Temos que admitir que já todos tinhamos saudades de chegar às sextas-feiras com água na boca com os jogos de sábado e domingo.
Por isso aqui vai mais um desafio. É só apostar nos campeões e melhores marcadores dos mais importantes campeonatos:
Campeão, 2º, 3º, Melhor Marcador e 4 equipas que descem em Portugal.
Campeão e Melhor Marcador - Espanha, Inglaterra, Alemanha, França e Itália.
Vencedor e Finalista da Liga dos Campeões
Vencedor da Taça UEFA

A pontuação mantém-se a mesma do ano passado.

Aqui vão as minhas apostas (para dar o exemplo):
Portugal - Porto (campeão) 2º Sporting 3º Benfica Liedson (M.M.)
Descem Portugal: E. Amadora, Naval, Setúbal e Gil Vicente
Espanha - Barcelona (campeão) Ronaldo (M.M.)
França - Lyon (campeão) Pauleta (M.M.)
Inglaterra - Chelsea (campeão) Henry (M.M.)
Alemanha - Bayern (campeão) Makaay (M.M.)
Itália - Milan (campeão) Adriano (M.M.)
Liga dos Campeões - Juventus vence Chelsea
Taça UEFA - Bayern

Boa sorte!

P.S. - Não vale esperar pelos palpites do grande vencedor do ano passado, Gamarrita (vulgo Pato com Laranja)!!!

Totobola__2

Grande Vantunes!! (Grande pq foi o meno mau!!)
Santini!!!?? Acontece aos melhores!

Parece mais que visto que se dependessemos do Totobola para ganhar uns trocos não nos safavamos!!

Uma grande (e para mim excelente) surpresa, a derrota do Guimarães!Bem feito!
Detesto J.Pacheco!
Outro resultado que me deu grande satisfação, foi a derrota do Maritimo!! Jogou com 10 jogadores estrangeiros, 9 deles brasileiros!Vergonha!!
Já o disse e reafirmo vai ser uma das grandes decepções do campeonato a par do ... Guimarães! Apesar disso contava que Guimaraes vencesse a Naval. Grande Cajuda!
P.Ferreira - Nacional era jogo de tripla. Não gosto de nenhuma das equipas.

Lá por fora, Grande Chelsea!!
Ah! E tb ninguem esperava a vitória do Rio Ave em Penafiel.Aposto que esta semana há jackpot!

Para a semana há mais!
Santini, se calhar é mesmo melhor esqueceres as duplas!
Ah e Vantunes!! Venceste e assim não perdi o meu carro!! Hiihhiihhi.

sexta-feira, agosto 19, 2005

Miguel_4

Sem dúvida foi o caso do defeso. O homem já mereceu tantos posts como o Chelsea de Mourinho!
Bem, na realidade Miguel merece muito menos. Pensei mesmo em não escrever mais sobre este assunto mas o blog não poderia passar sem o fechar desta página negra do futebol em termos de transferências de jogadores. Vamos a factos que é aquilo que interessa:
- Miguel quis saír do Benfica para ir para um clube estrangeiro. Rescindiu o contrato e ficou sentado à espera. FACTO - Miguel conseguiu o que queria
- LFV não queria vender Miguel mesmo depois da rescisão (chegou mesmo a dizer que Miguel podia voltar). Depois de uma troca de palavras, decidiu vendê-lo mas, para tal, Miguel necessitava de pedir desculpas ao Benfica. FACTO - LFV teve mesmo de o vender contra sua vontade mas conseguiu o pedido de desculpas
- Ao haver negócio entre Miguel, Benfica e Valência percebeu-se que o contrato de Miguel era válido, ou seja, sem motivo para rescisão. FACTO - O contrato foi "rasgado" sem razão.
- Miguel pediu desculpas à nação benfiquista, admitiu não ter escolhido o melhor caminho para saír e disse-se mal influenciado por pessoas de mal. Instantes depois da conferência de imprensa, percebeu-se que Paulo Barbosa é pessoa de bem (para Miguel) e que Miguel só leu o comunicado porque o Benfica e o Valência o entenderam. FACTO - Miguel não tem palavra, nem carácter. Disse para desmentir minutos depois.

Para mim são os 4 factos marcantes: o jogador agiu mal mas conseguiu o que queria, o clube ficou com a "moral" em alta com o pedido de desculpas e Miguel confirmou que tudo não passou de uma fachada (mal) encenada.

A reflexão que se tira desta cena toda é que os jogadores continuam a ter tudo o que querem, os empresários continuam a ser tão ou mais escumalha que os dirigentes e que validade de contratos é vocabulário que não entra no dicionário desta gente.

quinta-feira, agosto 18, 2005

Chelsea_4

Volvido um ano, o plantel do Chelsea já sofreu uma mini-revolução para além de ter conseguido ser campeão, algo histórico para uma equipa que não ganhava a Premiership há 50 anos.
Mas, se recuarmos um ano atrás, víamos outra organização no plantel. Se bem me recordo quando escrevi sobre o Chelsea, haviam 2 variantes de jogo (4*3*3 e 4*4*2) e as dúvidas estariam entre Tiago ou Joe Cole e Kezman ou Gudjohnsen (depois apareceu ainda Bridge-Gallas). O plantel era bom mas não tinha o nivel individual de, por exemplo, o do Manchester United.
Este ano as variantes tácticas não diferem muito, apesar do 4*4*2 não parecer favorável. Assim sendo o 4*3*3 (variante 4*2*3*1) será, possivelmente, a mais utilizada. Este ano o plantel conta também com algumas novidades. Mourinho tinha dito que a equipa precisava de um defesa esquerdo, um médio centro e um médio-ala. Assim foi: Del Horno, Essien e Shaun Wright-Phillips chegaram para reforçar. Crespo trocou com Kezman e o plantel fechou depois da novela Essien. Resta agora saber o que fazer com Jarosik, contratado há pouco mais de 6 meses.
O Chelsea possui assim um dos 4-5 planteis mais fortes da Europa (ultrapassado por Milan e Juve e a par de Inter, Barcelona e Man Utd) o que poderá vir a ser um problema (dificil mas possivel), segundo a filosofia de Mourinho: a motivação de conquistar algo que nunca tinham conseguido e o estatuto já alcançado por alguns jogadores pode resultar em conflitos. Assim foi com Ricardo Carvalho, como assim poderá ser com outros jogadores. Não esquecendo que todos os jogadores (excepto Cudicini) são internacionais e têm aspirações a chegar ao Mundial (tirando Duff e Gudjohnsen). Resta saber se Mourinho segurará as pontas. Presume-se que sim, sem qualquer problema.
As contratações realizadas deixam antever uma aposta séria em ganhar tudo. Sangue novo mas sem vitórias significativas é a máxima de Mourinho. Com Del Horno, Essien, Wright-Phillips e Crespo a equipa ganha soluções que o ano passado não tinha. Mas estes vêm roubar algum espaço aos que já lá estavam, resta saber a reacção desses.
Equipa-tipo: Cech, P. Ferreira, Terry, Gallas (R. Carvalho), Del Horno (Gallas), Makelele, Lampard, Wright-Phillips (Duff), Gudjohnsen (Joe Cole), Robben, Drogba (Crespo).

Glen Johnson, Wayne Bridge, Geremi, Diarra, Jarosik e Carlton Cole são os elos mais fracos.

P.S. - A grande questão aqui é que Mourinho elogia tanto os seus jogadores que, ao fim de algum tempo, eles sentem que atingiram o seu top e sentem necessidade de o demonstrar. E por isso não compreendem porque é que não são titulares. O primeiro deste ano a queixar-se foi Ricardo Carvalho. Outros se seguirão. A resposta de Mourinho foi curta e dura, mas ele que não pense que o poderá fazer com todas as personalidades do plantel que não será pera doce. Mas atenção, Mourinho não deixou de ser o nº1 só porque Ricardo Carvalho se interrogou sobre o porquê de não jogar de início. Aliás, Mourinho já explicou isso o ano passado: a dupla Terry-Gallas não sofre golos e neste momento Mourinho já tem uma alternativa credível (para ele) a Gallas na esquerda-Del Horno. Logo, o elo mais fraco é Ricardo Carvalho.

Humor_33

Mourinho sobre o facto de Ricardo Carvalho não compreender o porquê de não começar a época a titular:
"Se não me percebe depois de 4 anos de trabalho em comum, provavelmente será necessário fazer um teste ao seu QI."

quarta-feira, agosto 17, 2005

Calcio_3

Pode já não ser, para muitos, o melhor campeonato da Europa mas é sem dúvida o mais "sui generis". Desde à despromoção do Génova e Torino por irregularidades (e consequente promoção do Ascoli e Treviso) decidida ontem ao possivel empréstimo de Abbiati à Juventus por parte do Milan (isto porque Buffon se lesionou e tem para 3 meses), este não é um campeonato normal.
Este ano tem um grande atractivo: Figo. Sim, apesar da recambolesca transferência e de ter estado durante um mês num vai-não vai entre Liverpool e Inter, o internacional português vai reforçar uma equipa que ainda não sabe muito bem como pode encaixá-lo. O 4*4*2 de Mancini contempla 4 médios pouco ofensivos, o que significa que Figo terá que recuar um pouco mais do que o habitual. Mas quando formar a ala direita com Zanetti (ou Zé Maria) tornará o Inter mais forte, inclusivamente, verdadeiro candidato ao título (se bem que partindo em ultimo na grelha). Isto porque possui um 11 de inegável qualidade: (Toldo, Zanetti, Cordoba, Samuel, Favalli, Cambiasso, Stankovic, Figo, Solari, Adriano, Martins) e óptimas soluções no banco como Mihajlovic, Zé Maria, Verón, Recoba ou Julio Cruz. Soluções para todos os gostos, resta saber se Mancini tem unhas para tocar guitarra...
Forte opositor do Inter é o seu vizinho Milan que mantém um plantel fantástico. Cada saída foi compensada com uma melhor entrada (Pancaro-Jankulowski, Crespo-Vieri, Tomasson-Gilardino, Dhorasoo-Vogel) . Ancelotti não tem espaço de manobra depois de ter falhado tudo o ano passado. E a idade também já pesa a Maldini, Costacurta, Vieri, Inzaghi, Stam ou Cafu.
Quanto à campeã em título, a Juventus parte para o novo ano com uma cara nova que pode ser de grande utilidade: Vieira. Com Emerson a seu lado, estamos perante um dos miolos mais fortes da actualidade e poderá significar maior vitalidade ao meio campo da Juve. Com Trezeguet recuperado e Ibrahimovic adaptado ao calcio, restará pouco espaço para Del Piero. O leque de soluções de Fabio Capello é amplo.
Apesar da elevada qualidade dos plantéis, poderá estar a decisão do campeonato nas duplas Figo+Adriano, Káká+Shevchenko ou Nedved+Trezeguet?
Na luta pela UEFA, espera-se ver a Udinese, a Sampdoria e a Roma como candidatos mais fortes. Curiosidade ainda para ver os desempenhos da rejuvenescida Fiorentina, dos desprevenidos Ascoli e Treviso e ainda dos endividados Lazio e Parma.

Desempenhos a seguir: Gilardino e Jankulowski (Milan), Figo, Samuel e Solari (Inter), Vieira (Juventus), Toni (Fiorentina), Nonda e Kuffour (Roma) e Corradi (Parma)

Regras_1

Já são conhecidas as inovações arbitrais para a nova época. Aqui fica uma lista:
- O árbitro passa a ter que esperar que o jogador toque na bola para ajuizar a sua posição de fora-de-jogo ou se este interfere no lance, por exemplo, obstruindo o campo visual ou os movimentos do guarda-redes
- A substituição ao intervalo, com o jogador a ter que esperar a autorização do árbitro junto à linha
- a penalização com um livre directo, ao contrário da actual bola ao solo, das interferências causadas por jogadores que se encontrem fora
- Durante a marcação de uma grande penalidade, a violação da área por parte de um colega do executante será punida com a repetição do castigo máximo se a bola entrar e, se não entrar, com um pontapé livre a favor da equipa defensora
- os jogadores estão proibidos de usar qualquer jóia de adorno, quer sejam brincos, pulseiras ou fios, mesmo protegidos por adesivo
- No tocante ao lançamento da linha lateral, deve ser respeitada uma distância mínima de dois metros ao elemento que está a repor a bola em jogo
- O processo de aquecimento dos jogadores durante os jogos mereceu também uma ligeira correcção, tendo o número de elementos a aquecer sido reduzido a três e a área a utilizar a situada atrás do primeiro árbitro assistente

Algumas das inovações já víamos acontecer o ano passado. Só como nota de rodapé, aqui ficam alguns julgamentos dos árbitros pós-análise das jogadas sobre alguns lances polémicos do ano passado:

Caso 1 Sporting-F.C. Porto. Seitaridis é expulso aos 61 minutos, por ter jogado a bola com a mão num lance junto à sua área. A análise das imagens permitiu concluir que o defesa grego não deveria ter visto cartão vermelho, uma vez que «não estavam criadas as condições necessárias para uma oportunidade clara de golo»; houve apenas «um corte a um ataque prometedor».

Caso 2 Sporting-Nacional. Os golos dos madeirenses foram marcados em fora-de-jogo? No primeiro, concluiu-se que o jogador do Nacional tirou vantagem de uma situação de fora-de-jogo, o que não se veio a verificar nos outros dois tentos em causa.

Caso 3 Sporting-Benfica. Luisão salta com Ricardo. Não existe qualquer falta, logo o golo foi bem validado. Aliás, nas imagens pode ver-se que o guarda-redes do Sporting não reclama uma suposta carga do adversário, mas sim uma mão na bola, que não se verificou.

terça-feira, agosto 16, 2005

Totobola__2

Miudos, com um cheirinho a Superliga, ai está a 2ª semana do Totobola!
Bons jogos, e 2 bons jogos de fora (Sporting-Belenenses e Academica-Benfica).
O (agora) meu Portimonense não pode me deixar ficar mal!
Fica novo desafio.

Porto-E.Amadora = 1
Guimarães-Naval = 1
Penafiel-Rio Ave = 1
Gil Vicente-Marítimo = 12
P. Ferreira-Nacional = x
Boavista-Setúbal = 1
Estoril-Portimonense = x
Maia-Varzim = 1
Santa Clara-Beira-Mar = 1x
Felgueiras-Barreirense = 1
Leixões-D. Aves = 1
Chelsea-Arsenal = 1
Bordeus-Mónaco = 12

Superliga_36

Uma das ligas mais expectantes dos últimos anos: não pelas sonantes contratações, mas por aquilo que os 3 grandes (não) fizeram a época passada. O Benfica parte como campeão mas nem por isso como favorito: viu saír Trappatoni, Karadas e Miguel, chegaram Koeman, Alex, Anderson, Beto e Karyaka. A dupla LFV-Veiga prometeu muito na pré-época mas, mais uma vez, não deu "doces" aos adeptos. Koeman também não parece acrescentar muito a este Benfica: um modelo parecido com o de Trappatoni, um pouco menos conservador e com mais bola no pé do que o italiano. Continuam a faltar soluções ao 11-tipo da equipa campeã e com a responsabilidade da Liga dos Campeões deixa a equipa muito limitada em termos de opções. E este ano os seus rivais não deverão facilitar como no ano passado.
O vice-campeão mudou (quase) tudo: Chegou Co Adriaanse com novos métodos e disciplina fortissima. Pinto da Costa procura assim reviver tempos antigos onde o jogador portista jogava mais do que falava (como aconteceu o ano passado). Os reforços são muitos e bons: Lucho Gonzalez à cabeça (muito bom jogador) com Lisandro e Jorginho logo atrás. Muitas e boas opções (talvez até demais na frente de ataque) mas com 2 possiveis problemas: um plantel sem referências de peso caso Jorge Costa e Nuno Valente não façam mesmo parte dos planos do treinador. É, de longe, o melhor plantel da Superliga com o mais variado tipo de soluções mas ainda há algo que falta ao dragão: consistência. Resta saber se Co Adriaanse a vai atingir. O plantel rico não deverá sofrer com a participação na Liga dos Campeões.
Curiosamente, o 3º classificado parte em 1º na rampa dos favoritos. O Sporting de Peseiro é o único que mantém a estrutura da equipa. Perdeu Rui Jorge, Enakharire e Pedro Barbosa, mas reforçou-se com Tonel, Edson, Luis Loureiro e Deivid e ainda tem jovens da Academia prontos a lançar (Varela e Nani). Se Peseiro cumprir com a ideia de deixar de atacar com 7 e defender com 3, criando assim maiores equilibrios na equipa, poderá fazer uma época muito positiva mas a pré-época não aponta nesse sentido.
Na luta pela UEFA, o Braga parte na poule, reforçado com Delibasic e sem perder Wender e João Alves depois da novela com o Sporting será mesmo uma forte possibilidade de fazer uma boa campanha europeia. Logo atrás surge o Boavista de Carlos Brito (será desta que voltamos o Boavista a jogar bom futebol?). Incógnitas mas possiveis revelações poderão ser as participações do Belenenses de Carvalhal (óptimos reforços com Meyong, Romeu, Pinheiro, Vasco Faísca) e do Guimarães de Jaime Pacheco (plantel totalmente remodelado).
Curiosidade também para ver os desempenhos de Rio Ave sem Carlos Brito, de Setubal com Norton de Matos e Leiria com José Gomes (a perspectiva dos 3 não é muito boa...).
Nos postos de descida, espera-se ver habitualmente os 3 recém-promovidos Paços Ferreira, Estrela Amadora e Naval, acompanhados do Gil Vicente, Académica e Penafiel e de algum dos 3 imediatamente acima referidos.

Desempenhos a seguir: Lucho e Lisandro (Porto), Deivid e Edson (Sporting), Beto (Benfica), Delibasic (Braga), William Souza e Manuel José (Boavista), Filipe Oliveira e Komac (Maritimo), Ahamada e Silas (Belenenses), Svard, Clayton e Benachour (Guimarães)

Totobola__1

Pois é!
Não foram muitos (que tiveram a coragem) a apostar, mas neste caso até nem se pode dizer que foram poucos mas bons!! Ahahahaha
Um desastre!!
4 foram os que tentaram prever os resultados do fim de semana, previsões essas de acordo com os conhecimentos e feelings de cada um (clubes nacionais não entraram no concurso deste fim de semana pelo que por certo a cor clubistica não falou mais alto), e o menos mau foi Kramer!!
Kramer acertou em 9 das suas previsões!
Os restantes (eu, Pato Laranja e Santini) apenas 7. É de realçar contudo que Santini não recorreu a duplas!
A "jornada" em si, teve várias surpresas, nomeadamente as derrotas de Lille, Nantes e Estugarda em casa contra Troyes, Ajaccio e Colonia respectivamente.
Claro que a do Estugarda deu me particular gozo!! E o traidor do Tomasson vai ser um Jankauskas!!

Mas tudo muito fraco!!
9 resultados é fraco!
Kramer leva a Medalha de Ouro (podes junta-la com a Supertaça!)

Esta semana irá haver mais! E esperemos que melhor!
Santini, começa a por 3 duplas!

sexta-feira, agosto 12, 2005

La Liga_5

O campeão espanhol parte para a nova temporada numa situação parecida ao campeão inglês. Não perdeu nenhuma pedra-base da equipa (apenas saiu Gerard, sinal do bem estar dos seus jogadores) e ainda se reforçou com jogadores importantes: Para a equipa de Rijkaard chegaram Van Bommel (fará com Xavi e Deco um meio campo de luxo) e Ezquerro. Realmente, do meio campo para a frente eram as duas lacunas do plantel de Rijkaard: um médio imponente pelo físico e um ala esquerdo. Com Edmilson recuperado e Marquez de regresso à defesa, esta parece estar agora mais equilibrada.
Quanto ao seu rival de sempre, assemelha-se neste caso ao Arsenal: em vez de reforçar a equipa, enfraqueceu-a! Perdeu Figo e Solari (os dois menos maus do ano passado) e foi buscar 4 sul-americanos. Curiosidade para ver como podem encaixar na mesma equipa Zidane, Baptista e Robinho, sendo que Raul e Ronaldo são indiscutiveis. É um Real diferente daquele que conhecemos desde que Figo assinou pelos merengues: à imagem de Vanderlei Luxemburgo, vocacionado para o contra-ataque, sem extremos e...sem centrais. Chegará para fazer frente ao Barcelona? Creio que não.
A esta luta não há grandes hipóteses de adicionar outro clube. O ano passado deixou bem vincado o fosso entre o grosso do pelotão (15 pontos entre 2º Real Madrid e 3º Villarreal)
mas há algum interesse em acompanhar o Valencia (com Edu e Kluivert), o Villarreal (com a mesma-base do ano passado + Tacchinardi) e o Deportivo com o novo técnico Caparrós (apesar de possuir um plantel demasiado curto).
Outro objecto de interesse é ver como se comportam os recém-promovidos Celta e Alavés e o eterno Atlético Madrid que muito se reforçaram.

Desempenhos a seguir: Messi e van Bommel (Barcelona), Robinho e Baptista (Real Madrid), Kezman, Petrov e Galletti (Atl. Madrid), Wesley e Aloisi (Alavés), Ewerthon (Saragoça)

Para mais tarde recordar..._3

Pinto da Costa escolheu Co Adriaanse para ser o treinador do Porto por ser um técnico metódico, experiente e, acima de tudo, disciplinador. Mas Co Adriaanse também é muito directo e não é de meias palavras: o que pensa, diz.
Num clube como o Porto em que se fala muito pouco e alguns assuntos são mesmo tabu (até para os jornalistas questionarem), será que essa frontalidade de Co Adriaanse não irá causar, no futuro, amargos de boca ao presidente Pinto da Costa? O assunto Nuno Valente foi uma primeira achega, depois do ataque profissional a Leo Lima.

quarta-feira, agosto 10, 2005

Totobola__1

Pois é pessoal, aproveitando a maré dos prognósticos, achei que poderia ser engraçado todos nós emitirmos semanalmente os nosso bitaites sobres os jogos do fim de semana. E ver o iluminado da semana! Ah e o apagado da semana! Para dar gozo!
Sugiro que cada um de nós possa jogar com 3 duplas. Critério uniforme e constante.
E qd começar o nosso campeonato então vai ser a bombar!!!

1 Auxerre-Bordeus = 1
2 Le Mans-Rennes = x
3 Lille-Troyes Ac. = 1
4 Nantes-Ajaccio = 1
5 Nice-Souchaux = 1
6 P.S.Germain-Toulouse = 1
7 St.Etiénne-Metz = 1
8 Estrasburgo-Mónaco = x2
9 Fsv Mainz 05-W.Bremen = 2
10 Estugarda-Fc Colonia = 1
11 B.Dortmund-Schalke 04 = 1x
12 B.Leverk.-B.Munique = x2
13 Kaiserslaut.-Duisburg = 1

O desafio está lançado!

Humor_32

LFV convocou Koeman e Veiga para uma reunião na 2ª feira passada. Ao contrário do que foi noticiado, a reunião não tinha o intuito de saber como evoluía a situação de Kalou ou de outros reforços. LFV apenas queria saber quantos jogos da Superliga tem de adiar para que possa apresentar reforços no 1º jogo do Benfica no campeonato...

terça-feira, agosto 09, 2005

Premiership_7

Este será um ano muito especial na Premier League. O Chelsea parte como campeão e como aquele que se reforçou mais e melhor: Com um plantel rico em soluções, ainda houve espaço para trazer Del Horno (para suprimir a lacuna da ala esquerda), Shaun Wright-Phillips (para rivalizar com Joe Cole a ala direita), Crespo (substitui Kezman), Carlton Cole (o elo mais fraco?) e Diarra (um mini-Makelele). Para chegar está ainda Essien. Se tal acontecer, há alguém a sobrar num dos planteis mais equilibrados do Mundo (a par de Milan e Juventus).
Os seus rivais, estranhamente, pouco ou nada investiram. Aliás, a perda de Vieira irá, certamente, revelar-se fundamental na perda de qualidade da equipa de Wenger. Agora, há 11 jogadores de alta qualidade e...já não é mau. Como maior rival do Chelsea aparece o Man Utd. Apenas comprou Van der Sar e Ji-Sung Park e manteve a restante equipa. Mas já se sabe que não é hábito de Ferguson estar 2 anos consecutivos sem ganhar títulos de registo...Luta interessante com Chelsea no topo das apostas, mas com o Man Utd muito perto.
Quem poderá entrar nesta guerra é mesmo o Liverpool. Reforçou-se pouco mas com qualidade (Zenden, Crouch, Sissoko e Reina). Maior competitividade interna poderá resultar em melhores resultados.
Destaque ainda para a habitual curiosidade em equipas como o Newcastle (sem Kluivert nem Bellamy mas com Emre e Scott Parker e com o mais que provável sonho Owen) e Tottenham (perdeu Simon Davies mas ganhou Davids). A par destes dois clubes (habituais incógnitas a nível de desempenho), Everton, Bolton e Middlesbrough lutarão, certamente, por um lugar europeu.


Desempenhos a seguir: Yakubu (Middlesborough), Borgetti (Bolton), Emre (Newcastle), Robert (Portsmouth), Davids (Tottenham), Benayoun (West Ham), Ji Sung-Park (Man Utd), Crespo e Wright-Phillips (Chelsea)

segunda-feira, agosto 08, 2005

Scp vs Udinese

Faltam dois dias, e os dados estão lançados.

O Sporting aborda uma sempre importante eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, na qual lhe terá calhado em sorteio uma das favas disponíveis.
À primeira vista a Udinese é um adversário temível, por uma simples razão: Foi quarto classificado do campeonato italiano. Melhor que eles, só Juve, Milan e Inter...
Por outro lado, a equipa trocou de treinador, perdeu algumas peças importantes, terá trocado de esquema táctico e é uma equipa pouco habituada a estas andanças da Liga dos Campeões (à semelhança do SCP).

O Sporting, é uma equipa com mais tradição na Europa, manteve as suas bases do ano anterior, e surgiu em muito bom plano nesta pré-época (das melhores que me recordo do clube a todos os níveis: Lesões, qualidade futebolística e mesmo resultados). O Sporting tem que assumir: É favorito, e tudo o que não seja uma vitória clara deixará a desejar. Tem melhores intérpretes e tem uma equipa mais consolidada.
Provavelmente entra em campo com duas novidades no máximo: Edson e talvez Deivid (as palavras de Peseiro deixam ainda espaço a Sá Pinto). O Sporting tem-se apresentado esta pré-época com um futebol agradável e até mais consistente do ponto de vista defensivo. Mas não pode permitir que esse favoritismo lhe tome conta da cabeça. Os italianos são matreiros: esperam, esperam, esperam até levar a oposição ao... desespero, e quando se pensa que estão a dormir, constroem uma jogada de ataque com 4 ou 5 toques, a partir do Guarda Redes. Para fazer face a isto é preciso concentração e muita, muita atenção.
Para a Udinese, qualquer benesse (daquelas em que são pródigos Beto, Polga e Custódio) pode resultar em golo, e se os italianos marcam primeiro, tudo o que foi dito perde significado, passando a ser o Sporting a ter uma montanha para escalar.

sexta-feira, agosto 05, 2005

Forum_14

Jorge Costa voltou a ficar de fora dos convocados (tal como Nuno Valente). Deixou de ser coincidência, eu creio. Por isso a dúvida é:
Ou Pinto da Costa cortou o nome do capitão da lista de dispensados e obrigou Co Adriaanse (que agora faz pirraça) a ficar com ele ou então Co Adriaanse é um dos técnicos mais intransigentes da história do futebol moderno (seguindo a escola de Van Gaal) e segue à risca o ideal: jogam os melhores em termos físicos.
Qual será a verdade?

Humor_31

Essien disse ontem que não joga mais no Lyon. Ou vai para o Chelsea (nem Real, nem Milan, nem nada!) ou só joga pelos juniores do Lyon.
Realmente, o comportamento é digno de figurar nesse escalão...

quinta-feira, agosto 04, 2005

Abismo_1

Tem 4 jogadores para começar a época. Todos eles com ordenados em atraso. No fundo, são os “sortudos azarados” que assinaram por mais de uma época. Os outros já fizeram as malas e seguiram para outro desafio. Estes 4 não. Esperam uma solução que não se encontra em lado nenhum. E os principais accionistas também não a procuram… É o caso do Alverca, clube ribatejano que alcançou algumas boas supresas quando chegou à Superliga mas sempre se caracterizou por andar na sombra dos grandes e ser muito pouco apoiado. Os seus jogos tinham, em média, 1.500 espectadores. Uma pobreza para um clube que chegou a aspirar voos maiores.
A história do Alverca, penso que não é difícil de descrever. É um modelo habitual no nosso campeonato: clube pequeno, homens ricos no poder, negócios imobiliários por detrás, amizades com os grandes, montra para jovens talentos, etc. Por ali passaram Bruno Aguiar, Maniche, Deco, Ramirez, Vargas ou os consagrados Ovchinnikov e Peixe.
Se bem me lembro, o Alverca começou por ser clube satélite do Sporting. Os leões viam ali um bom sitio (bem localizado dada a proximidade) para colocar os seus jovens jogadores. O projecto não resultou, e o Sporting virou-se para o Lourinhanense (clube que ainda recentemente foi clube satélite do…Alverca!).
Em seguida, veio uma aliança não declarada com Porto e Benfica. Luís Filipe Vieira era benfiquista mas também amigo de Pinto da Costa. Com ele, diz o presidente portista (que entretanto já disse que não se conhecem…a história do costume), festejou vitórias do Porto sobre o Benfica, sinal da forte aliança que o Alverca tinha com o Porto. O clube do Ribatejo serviu de ponte para Deco, Ovchinnikov, Caju, entre outros. Ricardo Carvalho, o próprio Caju foram emprestados pelos dragões. Também deu bronca esta relação, principalmente quando Mantorras assinou pelo Benfica num negócio que até hoje é a maior incógnita da história deste clube. O Benfica teria pago 1 milhão de contos por metade do passe do jogador. Um valor altíssimo para o verdadeiro valor do atleta mas uma verba que, pelos vistos, nunca deu entrada nos cofres do Alverca. Entretanto, LFV sai do Alverca e ruma a Luz. Manuel Bugarim assume a presidência, apostado em manter a rota de gestão da antiga direcção. Nos anos que se seguiram, vários foram os jogadores negociados entre os dois clubes, sempre sem se perceber muito bem os contornos do negócio. Hoje o clube está à beira de fechar as portas por incumprimento no pagamento a fornecedores. Ao que sei, o Alverca sempre tentou cumprir ao máximo com o pagamento das dívidas ao Estado e aos atletas. Fica a dúvida: má gestão ou destino normal para os clubes que tentam regularizar as suas dívidas de impostos?

Nota: O Campomaiorense quando fechou portas, o seu presidente foi claro: O clube não dá dinheiro, é um prejuízo mantê-lo. Mas as dívidas ao estado também estavam saldadas…

quarta-feira, agosto 03, 2005

Prazo_1

Koeman aguentou bem menos tempo que Camacho (já nem falo de Trappatoni que nunca veio dizer que queria um jogador). Depois de ver o Benfica frente ao Estoril, Koeman "explodiu" e colocou um prazo limite para Veiga: até Sábado têm de chegar dois reforços PROMETIDOS. Sim, porque Veiga prometeu 4 jogadores e ainda só chegou Leo. Falhou Tomasson e prometeu mais ainda do que já tinha prometido. Até pediu ajuda a LFV que também fez umas promessazitas!
Koeman encarnou a pele de adepto e...queixou-se.

Nota: O prazo dos kit's também expira este sábado...

Segredos_1

Costuma-se dizer que "o segredo é a alma do negócio". Neste defeso já tivémos oportunidade para perceber isso mesmo.
Recentemente, voltou à baila o tema-Wender. Depois de gorada a transferência de João Alves (falava-se ainda em Jorge Luiz, Nunes e Wender), o Sporting e o Sp. Braga chatearam-se. Trocaram acusações, mimos e palavras menos bonitas. na altura disse-se que o Braga precisava/queria vender jogadores e o Sporting tinha outras soluções. Aliás, é bem claro pelo discurso de Peseiro, que ainda tem essas mesmas soluções, até para fazer face às saídas de Liedson ou Douala. Mas ele quer Wender. Ou seja, este é a opção nº1 para reforçar a equipa neste momento. E Peseiro assume-o frontalmente (esquecendo-se que o segredo é a alma do negócio e do mal que pode causar à sua equipa). Aliás, Peseiro até assume que falou com o jogador. E aí está o busilis da questão: Pode-se ou não se pode falar com o jogador? A FIFA diz que não. Efectivamente, essas conversas fizeram mal à cabeça de Wender (já cantava o "Só eu sei..."), mas ao menos soubémos por Peseiro como se estão a desenrolar as coisas: colocando pressão (saudável) no jogador porque o clube já não a aceita.
Não defendo Peseiro mas também não acho assim tão grave o que fez (ao menos assumiu-o enquanto outros o fazem pela calada). Pelas regras da FIFA é grave e deverá ser punido. O único problema é que, quando vejo casos como o de Miguel, percebo porque é que a FIFA não quer que se fale com os jogadores: é que eles podem não entender bem as coisas e tomar medidas precipitadas.


P.S. - Imagine-se que Wender rescinde hoje com o Braga...não daria pano para mangas?

terça-feira, agosto 02, 2005

Divida_1

O Benfica como todos os clubes tem passivo. Tem dívidas, de curto e de longo prazo, e como tal precisa de arranjar maneira de fazer frente às responsabilidades que tem. Como aparentemente deve 19 milhões de Euros a uma das empresas fornecedoras na construção do Estádio da Luz (neste caso, a própria construtora), o clube necessitou de apresentar garantias.
Normalmente, todas os clubes e empresas recorrem a garantias bancárias para fazer face a estas dívidas. O Benfica não o fez, quanto a mim porque não tem esse espaço de manobra junto da banca - É a única conclusão lógica, ou então fico à espera que me apresentem outra. Como não o conseguiu, deu como garantia, o passe de cinco jogadores: Petit, Geovanni, Dos Santos, Fyssas e Carlitos.
O Que quer dizer uma garantia? Como o próprio nome sugere, visa assegurar o cumprimento de uma dívida, e na eventualidade disso não acontecer, o benficiário da garantia reclama o bem para si, ou executa-o : Vende e cobre as suas perdas.
Estes jogadores estão assim, presos ao Benfica. Porque caso saiam, o contrato estipula que a Somague possa substituir os seus passes pelos de outros jogadores (?!!?!?!) ou até mesmo apoderar-se de valores como os contratos televisivos de 2011 e 2012 (!?!?!?)... A fonte é o Jornal de Negócios.

Ponto assente: Financeiramente, o Benfica está todo esmifradinho e a única garantia que consegue dar aos seus credores é a dos passes do seus atletas e as suas receitas planeadas...
Outra coisa que salta à vista é que para a Somague aceitar estes contratos das transmissões televisivas obviamente tem que ter acesso aos mesmos... Não vai simplesmente acreditar de uma empresa falida, que vai receber uns dinheiros em 2011... Preocupante.

Por fim concluo dizendo: Como o Benfica gostava de poder contrair um empréstimozinho obrigacionista...

segunda-feira, agosto 01, 2005

Miguel_3

Esta história tem tantas sequelas que em vez de ser a história do Miguel, já parece a do Rambo, ou do Rocky.
Pelos vistos, o próprio Miguel também pensou nisto, e na noite de sábado lembrou-se de recriar cenas de pugilato do filme, lembrando os célebres combates de Apollo Green com Rocky Balboa. Delicioso!

Bem, Miguel está quase a partir para a falta de condições psicológicas, e em vez de dar uma conferência de imprensa choroso, vai espancar tudo o que lhe aparecer à frente.

O Plano B passa por arranjar cadastro em Portugal e ter que ir trabalhar para outro país fora da comunidade, por problemas com a justiça. Estou ansioso pelo momento em que Miguel comece a assaltar bancos, galerias de arte ou ourivesarias.

P.S.: Miguel continua bem vindo no Benfica? É que os jogadores do Benfica, costumam ser fotografados muitas vezes durante os noventa minutos de cada partida...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!