quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Superliga_24

Pois bem, mais uma semana, novas movimentações na frente.
Sexta-feira o FC Porto, veio a Lisboa «roubar» 3 pontos em belém. Apresentou-se novamente sem algumas figuras de referência (Seitaridis, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Maniche e McCarthy), e o seu futebol tb se apresentou sem qualquer coisinha... Venceu numa partida em que dominou territorialmente, durante grande parte do encontro, mas sem criar qualquer perigo, e denotando uma enorme falta de automatismos. Continua a não convencer este FCP de José Couceiro, e o próximo jogo com o SLB vai dizer-nos alguma coisa quer quanto à vontade de vencer dos jogadores, quer quanto à capacidade do seu técnico tirar o melhor rendimento, dos melhores jogadores. Bosingwa apresenta-se como um oásis no deserto azul, mas é provável que frente ao Benfica fique sentado no banco (a corda parte pelo elo mais fraco). A equipa inicial do FCP foi: Baía, Bosingwa, Valente, Ricardo Costa e Pepe; Costinha, Meireles, Ibson, Diego; Quaresma e Postiga. Dos campeões da europa titulares sobram 3, e dois deles acabaram por fazer a diferença: Baía com uma monumental defesa a livre de Neca, e Costinha com o golo. Os outros, por lá andam, semsaber muito bem como carburar.
Entretanto, já o Sp. Braga havia perdido na Madeira, confirmando que não tem andamento para frente (nos últimos 3 jogos conquistou 1 ponto...). De seguida, o Boavista arrancou um empate a ferros em Vila do Conde - resultado mais previsível da semana, embora sem golos fosse o que todos pensavam que ia acontecer.
Entra em campo o segundo candidato ao título: O SCP. Li esta semana, que é a equipa que às vezes melhor futebol pratica. Concordo totalmente. E desta vez, não foi. O cansaço não serve de desculpa para a paupérrima exibição dos jogadores do SCP na primeira parte. Não houve atitude e lia-se claramente nos seus movimentos que pensavam que a qualquer momento tirariam um coelho da cartola e venceriam o jogo. O SCP limitou-se a fazer uma boa jogada o jogo todo, e essa foi travada pelo olho de lince do fiscal de linha. Castigo justíssimo para quem não se lembrou que os jogos têm 90 minutos, e o mesmo vale para o Leiria - quem joga daquela maneira em 45 minutos, não pode alinhavar uma segunda parte tão remetido à defesa. Com o adversário nas cordas, o Leiria virou-lhe as costas. É claro que José Peseiro meteu a cassete do empenho dos jogadores na segunda parte, mas deveria ter virado a cassete e se calhar tocar outro tema: "Mas que porcaria de primeira parte foi esta!?!?!?!?!?!?". Já agora, deixo uma pergunta ao treinador do SCP: O que é que o SCP já ganhou este ano, para andar por aí a exibir alardes de vencedor? Que tal penalizar os jogadores pela falta de resultados, dado que me parece que o sistema táctico é de longe o mais evolúido de Portugal? Se calhar não dá, porque a atitude dos jogadores é o reflexo de uma liderança fraca... Tudo ses, mas se o SCP vencesse regularmente, eram ses que não se colocavam.
Por fim o Benfica. Estava à espera de uma surpresa neste jogo. Sentei-me para o ver com toda a atenção do mundo. O Guimarães parecia-me a equipa ideal para incomodar o Benfica. E o início do jogo, deu-me razão. Vitória pressionante, Peixoto em grande (que brilhante jogador Sr. Pinto da Costa), e de repente o benfica tem uma jogada bem conseguida (a segunda do encontro, teve uma oportunidade logo a abrir) e faz um golo contra a corrente do jogo. O Vitória atordoou-se, mas recompôs-se, e teve algumas oportunidades para empatar. Mas o Benfica (2 assistências de Nuno Gomes- se o papel do ponta de lança é conseguir golos, ele conseguiu-os para os outros) faz um segundo golo à beira do intervalo e vai para o intervalo a pensar nos três pontos. Manuel Macado achava que merecia mais e num misto de genialidade (não tem assim tanta) com loucura (tem de sobra) lança dois atacantes para dentro do campo e abdica do meio campo (embora tenha dito a Rafael para ir distribuir pancada sempre que pudesse). Nessa altura pensei: "Vai ser goleado! É maluco. Então, o homem a jogar com 4 avançados e um número 10, está à espera que o meio campo do Benfica recue e o deixe criar perigo?". Dito e feito. O benfica tremeu, tremeu, tremeu (até porque o vitória fez um golo logo a abrir - César Peixoto, que é um grande jogador Sr. Pinto da Costa), mas aguentou até ao fim. Ilações?? O Benfica não aguenta a pressão; O meio campo do Benfica é altamente sobrevalorizado (Moreno gigante, mas as manchetes foram para Petit e Manuel Fernandes, que desta vez nem se podem escudar na inferioridade numérica); Giovanni está em grande forma; Simão tanto evitou o amarelo que levou com um sumaríssimo; Nuno Assis é um reforço e Nuno Gomes decide. Ah, e o Miguel não está em condições. Mas o Benfica venceu e bem (feitas as contas). Apesar de ter tremido, tb teve várias oportunidades para conseguir o 3-1 , e francamente, dadas as circunstâncias deveria ter goleado o Guimarães (uma boa equipa, a jogar contra um Guimarães com aquele esquema táctico goleia! Até o Real Madrid a jogar com grandes vedetas foi goleado quando ousou jogar desta forma...).
Equipa da Semana: Equipa de Arbitragem de Carlos Xistra
Jogador da SEmana: Costinha
Golo da semana: não vi todos, voto no do Zé Manel (piu...)

Comentários:
Pequenas Notas de Rodapé:

Relativament ao FC Porto, penso que o melhor FC Porto da época vem agora. Muitos jogadores importantes estão a voltar e Couceiro vai começar a impor os seus métodos. Esta é a altura das decisões, e mesmo os sintomas de vedetismo de alguns jogadores e algumas divisões internas vão passar para 2º plano, e agora sim , vem ai verdadeiro perigo. Isto independentemente do resultado contra o Benfica. Ganhe ou perca, teremos sempre um candidato fortissimo. A vitória em Belém foi um tónico decisivo.
No que diz respeito, ao Braga, tenha-se em conta que mesmo não tendo vencido, repare-se que perde com o Nacional (onde nenhum candidato ganhou) empata em casa com Benfica (acho que não tem nada de anormal ou surpreendente) e só não me recordo do 3º jogo. Mas se não tou enganado até foi uma vitória no Dragão. Continuo a dizer que é um outsider.
Falando do Benfica, há que reconhecer que teve alguma sorte. Até jogou bem na 1º parte, mas teve alguma sorte por não ter sofrido o golo do empate. Tenha-se em conta que Petit, Simão e Miguel, jogam presos por arames. Petit, tem feito jogos atrás de jogos. Não esquecamos por exemplo que na semana passada fez 90 minutos pela selecção contra a Irlanda! 90 Minutos!! Nesta altura da época! O meio campo não ta sobrevalorizado. Não concordo nada com essa ideia! o desgaste fisico é brutal! Ir jogar á Russia, num relvado daqueles, fazer na madrugada mais 700 km de autocarro, para chegar a Moscovo, e que associado ao deagaste acumulado, não mata mas moe!!
Claro que tendo um treinador como Trappatonni não ajuda! Petit e Simão enquanto se aguentarem em pé nao saem! Até podem não andar, mas se se conseguirem manter em pé, então para Trappatonni, tá tudo bem! Lembras-te Miguel????
E o Sporting??!!
Bem de facto, são muitos se.....!!
O Leiria é por norma uma equipa complicada, disciplinada tacticamente, troca bem a bola, veloz no contra-ataque, etc, mas de facto nada justifica tão pobre exibição do Sporting na 1º parte. Porventura também o cansaço fisico atenue.
Acho que nunca ninguém pensou que Custódio fosse tão preponderante.
E quando Liedson não resolve.....

Equipa da Semana: FC Porto
Jogador da Semana: Ricardo / Costinha
 
1- O Sporting não empatou pelo árbitro. O resultado é bem melhor que a exibição. E não me lembro de ter podido marcar um ou 2 golos... Francamente acho que não teve nenhuma ocasião de verdadeiro perigo...

Os três jogos foram: Derrota com o Guimarães (1-0 , golo de cléber); Empate com o Benfica; Derrota com o Nacional . Independemente do que fizeram os candidatos nestes campos, isto não são resultados de candidato. São resultados de quem luta para não descer...

Concordo com o que disseste sobre o FCP Carlitos... Bem feitas as contas têm tido sempre 4 ou 5 jogadores titulares de fora.
 
Fica feita a "mea culpa" pela falta de memória no que ao terceiro jogo do Braga diz respeito.
Foi de facto o jogo com o Guimarães. Não me lembrava!

Mas continuo a dizer que nenhum destes 3 resultados, tem nada de anormal! Nada.
Apenas se destacam mais por ter sido uma sequência complicadissima no calendário!
Se fossem espaçados, não haveria tanto péssimismo.

Mas veremos como se comportam agora contra o Gil Vicente. Se de facto, não vencerem, então ai deixa por completo de ser out-sider´s.

No que ao Sporting diz respeito, não me alonguei muito nos comentários, uma vez que apenas vi (ainda que intervaladamente) a parte do jogo. Não vi a segunda. È o que dá tar doente!
 
Santini amigão, só lancei a carapuça para o ar a ver quem lhe pegava para a experimentar ;)
Não disse que tu tinhas dito isso, simplesmente achei importante reforçar naquele momento que o SCP não se podia escudar no trabalho do árbitro para justificar a sua paupérrima exibição... Não me referi a ti. Eu posso aprender a ler, mas tu tens que ler com mais calma (porque ler, já eu sei que tu sabes) - embrulha!!!
 
Ahaahahahaahhaahahahaahhahahha!!!!

Já agora aproveito para dar os meus parabéns ao Sporting.
Grande exibição!
Nisto de competições europeias, sou 100% portuga!
Gosto de ver os estrangeiros embuxarem! Por norma vêm sempre com ar de superioridade relativamente não só no que ao futebol diz respeito, mas também em relacao ao resto enquanto país.
Gostei!

Neste patriotismo, apenas abro uma excepção. Sempre que qualquer equipa portuguesa defronte o Newcastle (exceptuando o Benfica), torço sempre pelos Magpies!
Shearer, allez!!!!
Mas caso não se defrontem, então que o Sporting conquista a UEFA.
E o FC Porto que elimine os cagões dos italianos.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!